Anais do 16° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ

Capa | Apresentação | Corpo editorial | Normas para publicação | Normas para inscrição | Contato | Edição atual | Edições anteriores

ISSN 2525-3212


Edição completa

Volume 1 – Educação Musical e Musicologia 📄
Volume 2 – Processos Criativos 📄


Conteúdo

Volume 1 – Educação Musical e Musicologia

Educação Musical

  1. O currículo de música para a educação infantil: o estado do conhecimento em teses e dissertações 🔗
    Sara Paraguassú Santos do Vale

História e Documentação da Música Brasileira e Iberoamericana

  1. Aloysio de Oliveira: do Bando da Lua à gravadora Elenco: pioneirismo no show business e no mercado fonográfico brasileiro 🔗
    Luiz Claudio de Azeredo Coutinho | Marcia Ermelindo Taborda
  2. A cultura estadunidense no pagode de 1990: constatações iniciais 🔗
    João Luís dos Santos Meneses
  3. Pianeiros, um termo e suas proposições 🔗
    Stella Junia Ribeiro | Marcelo Verzoni
  4. Vocabulário banto nos primeiros registros fonoelétricos do Brasil, de 1927 a 1933, de canções, cujos títulos ou estampas de gênero, possuem as palavras batuque, batucada ou macumba 🔗
    Eduardo Fonseca de Brito Lyra | Andréa Albuquerque Adour da Camara

Volume 2 – Processos Criativos

Poéticas da Criação Musical

  1. A Relação H em transformações tetrádicas de estruturas simétricas 🔗
    Carlos de Lemos Almada
  2. Elegia para quarteto de cordas: considerações sobre processo composicional e textura 🔗
    Alexandre de Paula Schubert
  3. Relações neorriemannianas de acordes de sétima na segunda fase composicional de Antônio Carlos Jobim 🔗
    Claudia Usai Gomes | Igor Chagas | João Travassos Penchel | Max Kühn
  4. O processo de criação musical de Ennio Morricone para o cinema: a trilha sonora do filme Os Oito Odiados 🔗
    Tarso de Almeida Ramos | Mário Lima Brasil

Práticas Interpretativas

  1. Adaptações de levadas rítmicas do tamborim para bateria 🔗
    Arthur Teles Leppaus
  2. Análise comparativa de aspectos interpretativos entre três gravações da peça Primeiro Amor, de Patápio Silva 🔗
    Leandro Martins Turano | Marcelo Fagerlande 
  3. O Estudo XII para violão de Francisco Mignone: um ponto de partida para aplicação do Pensamento Divergente 🔗
    Cyro Mauricio Delvizio | Edelton Gloeden
  4. Presto da Fantasia VII para violino desacompanhado de Telemann: conceitos  schenkerianos como auxílio na explicitação da polifonia latente 🔗
    Rafael Gueli Tomaz Silva | Marcos Pupo Nogueira