Capa | Apresentação | Corpo editorial | Normas para publicação | Normas para inscrição | Contato | Edição atual | Edições anteriores
ISSN 2525-3212
Conteúdo
Volume 1 – Educação Musical e Musicologia
Educação Musical
- A música como ferramenta de aprendizagem na roda de conversa na educação infantil 🔗
Thalita Thais Pereira da Silva Barbosa - A educação musical para o idoso com a perspectiva da neurociência 🔗
Alberto Menezes | Thelma Sydenstricker Álvares - Reflexões em Educação Musical: uma breve retrospectiva histórica dos processos de transmissão do conhecimento musical no Ocidente 🔗
Solange Pereira de Abreu | Patrick Ribeiro do Val | Mateus Alencar Nikel | Nilton Soares da Silva Júnior | Sérgio Luiz de Almeida Álvares - Mudanças e crises no mundo e na escola: perspectivas para uma educação musical emancipadora 🔗
Thelma Sydenstricker Álvares - Ensino coletivo na perspectiva da educação musical na diversidade 🔗
André Macri Rodrigues
Etnografia das Práticas Musicais
- Da Guitarra Baiana ao Trio Elétrico 🔗
Eduardo Trindade - A música no metrô do Rio de Janeiro: reflexões sobre a prática etnográfica 🔗
Flora Kuri Milito | José Alberto Salgado
História e Documentação da Música Brasileira e Iberoamericana
- Os metais tenores nas primeiras gravações do Brasil 🔗
Osmário Estevam Júnior | Antônio Augusto - O caso da obra Cânticos de Obaluayê de Francisco Mignone 🔗
Andrea Albuquerque Adour da Camara | Sandro Fatorerá - Falares africanos na música popular brasileira: o caso Macumba Carnavalesca Que Querê, na gravação de 1931 🔗
Eduardo Fonseca de Brito Lyra | Andrea Albuquerque Adour da Camara
Volume 2 – Processos Criativos
Poéticas da Criação Musical
- Relações entre acordes de sétima no cancioneiro de Antônio Carlos Jobim 🔗
Claudia Usai | João Penchel | Igor Chagas | Max Kühn - Blues é tudo igual? 🔗
Amanda Lourenço Jacometi | Fabio Adour - Composição da peça Trópico de Leandro Chrispim a partir da Modelagem Sistêmica do Pórtico do Crepúsculo das Cartas Celestes I de Almeida Prado 🔗
Leandro Chrispim Pires | Liduino Pitombeira - Características tonais compartilhadas segundo as categorias de análise de Tymoczko e Lerdahl & Jackendoff 🔗
Rodrigo Serapião Batalha - Olha Maria de Antônio Carlos Jobim: uma metodologia analítica através da Voice-leading Theory 🔗
Max Kühn - Harmonia e idiomatismo na obra para violão de Guinga 🔗
Fabio Adour - Coplanaridade em Dmitri Tymoczko e Pierre Schaeffer: primeiras observações 🔗
Cláudio Bezz - Aspectos criativos na reelaboração musical: um estudo de caso de Knife-edge de Emerson, Lake & Palmer 🔗
Ricardo de Almeida Gonçalves | Fábio Adour - A poética dodecafônica de Marcos Alan: análise do segundo movimento da Sonatina para dois violões 🔗
Sérgio Vitor de S. Ribeiro | Pauxy Gentil-Nunes - Discussão sobre terminologia e análise rítmica da performance dos instrumentos de percussão no samba 🔗
Arthur Teles Leppaus
Práticas Interpretativas
- Caminhos da pesquisa atual na performance e ensino de música contemporânea para viola no Brasil: uma perspectiva 🔗
Bernardo Gimenes Fantini - O conhecimento inconsciente e a percepção de elementos culturais na Sonata Breve de Lorenzo Fernandez 🔗
Wilson dos Santos Neto | Sara Cohen - O processo de transcrição da obra de Moacir Santos para violão de 7 cordas 🔗
Marcello Gonçalves - A transcrição na produção composicional de Ernani Aguiar 🔗
Danielly de Souza Silva | Maria José Chevitarese de Souza Lima - O ensaio coral e suas idiossincrasias 🔗
Jean Philippe Abreu Molinari | Maria José Chevitarese de Souza Lima - Interpretação musical no canto coral 🔗
Ana Claudia Reis | Maria José Chevitarese de Souza Lima - A preparação de repertório com coros evangélicos: da utilização de kits como método de ensaio 🔗
Pedro Marcos Florencio Pereira | Maria José Chevitarese de Souza Lima - A utilização de estudos consagrados para violão como auxílio para performance do violonista de 7 cordas 🔗
Fábio Alves do Carmo - Considerações sobre a complexidade rítmica e estratégias para o aprendizado de Diário do Trapezista Cego (2006) de Roberto Vitório e Changes (1983) de Elliott Carter 🔗
Marco Antônio C. Correia Lima | Marcia Ermelindo Taborda - Estratégias de estudo relacionadas à contagem no aprendizado de Diário do Trapezista Cego (2006) de Roberto Vitório e Changes (1983) de Elliott Carter 🔗
Marco Antônio C. Correia Lima | Marcia Ermelindo Taborda - A escola do violão de 7 cordas brasileiro: da origem às manifestações atuais 🔗
Marcello Gonçalves - O discurso de ouvintes sobre suas percepções emocionais na comparação entre três interpretações de um prelúdio de Chopin 🔗
Leandro Turano | Gabriel Mendonça | Gabriela Lorenzo Fernandes Koatz | Marcelo Fagerlande