Anais do 17° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ

Capa | Apresentação | Corpo editorial | Normas para publicação | Normas para inscrição | Contato | Edição atual | Edições anteriores

ISSN 2525-3212


Edição completa

Volume 1 – Educação Musical e Musicologia 📄
Volume 2 – Processos Criativos 📄


Conteúdo

Volume 1 – Educação Musical e Musicologia

Educação Musical

  1. A música como ferramenta de aprendizagem na roda de conversa na educação infantil 🔗
    Thalita Thais Pereira da Silva Barbosa
  2. A educação musical para o idoso com a perspectiva da neurociência 🔗
    Alberto Menezes | Thelma Sydenstricker Álvares
  3. Reflexões em Educação Musical: uma breve retrospectiva histórica dos processos de transmissão do conhecimento musical no Ocidente 🔗
    Solange Pereira de Abreu | Patrick Ribeiro do Val | Mateus Alencar Nikel | Nilton Soares da Silva Júnior | Sérgio Luiz de Almeida Álvares
  4. Mudanças e crises no mundo e na escola: perspectivas para uma educação musical emancipadora 🔗
    Thelma Sydenstricker Álvares
  5. Ensino coletivo na perspectiva da educação musical na diversidade 🔗
    André Macri Rodrigues

Etnografia das Práticas Musicais

  1. Da Guitarra Baiana ao Trio Elétrico 🔗
    Eduardo Trindade
  2. A música no metrô do Rio de Janeiro: reflexões sobre a prática etnográfica 🔗
    Flora Kuri Milito | José Alberto Salgado

História e Documentação da Música Brasileira e Iberoamericana

  1. Os metais tenores nas primeiras gravações do Brasil 🔗
    Osmário Estevam Júnior | Antônio Augusto
  2. O caso da obra Cânticos de Obaluayê de Francisco Mignone 🔗
    Andrea Albuquerque Adour da Camara | Sandro Fatorerá
  3. Falares africanos na música popular brasileira: o caso Macumba Carnavalesca Que Querê, na gravação de 1931 🔗
    Eduardo Fonseca de Brito Lyra | Andrea Albuquerque Adour da Camara

Volume 2 – Processos Criativos

Poéticas da Criação Musical

  1. Relações entre acordes de sétima no cancioneiro de Antônio Carlos Jobim 🔗
    Claudia Usai | João Penchel | Igor Chagas | Max Kühn
  2. Blues é tudo igual? 🔗
    Amanda Lourenço Jacometi | Fabio Adour
  3. Composição da peça Trópico de Leandro Chrispim a partir da Modelagem Sistêmica do Pórtico do Crepúsculo das Cartas Celestes I de Almeida Prado 🔗
    Leandro Chrispim Pires | Liduino Pitombeira
  4. Características tonais compartilhadas segundo as categorias de análise de Tymoczko e Lerdahl & Jackendoff 🔗
    Rodrigo Serapião Batalha
  5. Olha Maria de Antônio Carlos Jobim: uma metodologia analítica através da Voice-leading Theory 🔗
    Max Kühn
  6. Harmonia e idiomatismo na obra para violão de Guinga 🔗
    Fabio Adour
  7. Coplanaridade em Dmitri Tymoczko e Pierre Schaeffer: primeiras observações 🔗
    Cláudio Bezz
  8. Aspectos criativos na reelaboração musical: um estudo de caso de Knife-edge de Emerson, Lake & Palmer 🔗
    Ricardo de Almeida Gonçalves | Fábio Adour
  9. A poética dodecafônica de Marcos Alan: análise do segundo movimento da Sonatina para dois violões 🔗
    Sérgio Vitor de S. Ribeiro | Pauxy Gentil-Nunes
  10. Discussão sobre terminologia e análise rítmica da performance dos instrumentos de percussão no samba 🔗
    Arthur Teles Leppaus

Práticas Interpretativas

  1. Caminhos da pesquisa atual na performance e ensino de música contemporânea para viola no Brasil: uma perspectiva 🔗
    Bernardo Gimenes Fantini
  2. O conhecimento inconsciente e a percepção de elementos culturais na Sonata Breve de Lorenzo Fernandez 🔗
    Wilson dos Santos Neto | Sara Cohen
  3. O processo de transcrição da obra de Moacir Santos para violão de 7 cordas 🔗
    Marcello Gonçalves
  4. A transcrição na produção composicional de Ernani Aguiar 🔗
    Danielly de Souza Silva | Maria José Chevitarese de Souza Lima
  5. O ensaio coral e suas idiossincrasias 🔗
    Jean Philippe Abreu Molinari | Maria José Chevitarese de Souza Lima
  6. Interpretação musical no canto coral 🔗
    Ana Claudia Reis | Maria José Chevitarese de Souza Lima
  7. A preparação de repertório com coros evangélicos: da utilização de kits como método de ensaio 🔗
    Pedro Marcos Florencio Pereira | Maria José Chevitarese de Souza Lima
  8. A utilização de estudos consagrados para violão como auxílio para performance do violonista de 7 cordas 🔗
    Fábio Alves do Carmo
  9. Considerações sobre a complexidade rítmica e estratégias para o aprendizado de Diário do Trapezista Cego (2006) de Roberto Vitório e Changes (1983) de Elliott Carter 🔗
    Marco Antônio C. Correia Lima | Marcia Ermelindo Taborda
  10. Estratégias de estudo relacionadas à contagem no aprendizado de Diário do Trapezista Cego (2006) de Roberto Vitório e Changes (1983) de Elliott Carter 🔗
    Marco Antônio C. Correia Lima | Marcia Ermelindo Taborda
  11. A escola do violão de 7 cordas brasileiro: da origem às manifestações atuais 🔗
    Marcello Gonçalves
  12. O discurso de ouvintes sobre suas percepções emocionais na comparação entre três interpretações de um prelúdio de Chopin 🔗
    Leandro Turano | Gabriel Mendonça | Gabriela Lorenzo Fernandes Koatz | Marcelo Fagerlande