As práticas interpretativas constituem um campo de investigação recente no cenário internacional das pesquisas acadêmicas em música. Isto, aliado ao fato de serem uma atividade essencialmente artística, contendo peculiaridades que a distingue das demais atividades acadêmicas, cria uma situação de falta de uniformidade das metodologias de pesquisa, formatos para apresentação, publicação e circulação de informações adotadas nessa área. A realização do Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ visa, através do diálogo interinstitucional, ajudar a criar parâmetros norteadores para uma melhor inserção das práticas interpretativas na pós-graduação brasileira, através de um evento que explore diversos formatos de apresentação de resultados de investigações – acadêmicas, artísticas e processuais –, fortalecendo e consolidando seu papel dentro dos programas de pós-graduação em música das IFES.
Criado em 2014, as duas primeiras edições ficaram sob os cuidados do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM). Com a implantação, em 2016, do PROMUS, os dois Programas passaram a dividir as responsabilidades pela iniciativa.
O Simpósio tem entre seus objetivos a produção e divulgação de produtos acadêmicos e artísticos relacionados à inserção da área das práticas interpretativas na universidade. A ênfase na realização destas atividades como ponto de partida para a reflexão, abre espaço para que docentes, discentes e profissionais do meio musical contribuam diretamente no processo de discussão, produção e consumo dos produtos resultantes das reflexões feitas sobre esta área na universidade.
Acesse a publicação no link abaixo:
Anais dos Simpósios de Práticas Interpretativas da UFRJ (PROMUS)