Anais do 13º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ (2014)

ISSN 2525-3212

Apresentação

Conteúdo
Área de Concentração: Processos Criativos
 
Linha de Pesquisa: Poéticas da criação musical

Paisagens – Análise Particional, concepção e derivação gestual textural no I movimento
André Codeço ∙ Pauxy Gentil-Nunes

A Análise Particional e o idiomatismo textural do violão
Bernardo Ramos ∙ Pauxy Gentil-Nunes

Interação entre análise e composição em projeto de pesquisa fundamentado nos princípios da variação progressiva e da Grundgestalt
Carlos Almada

Questionário “Contribuições Recentes”: tabulação de respostas
Cláudio Bezz ∙ Jorge Ardila ∙ Frederico Machado de Barros ∙ Rodrigo Cicchelli Velloso

Contorno textural: ferramentas computacionais para análise da textura
Daniel Moreira de Sousa ∙ Pauxy Gentil-Nunes

Os princípios da variação progressiva e da Grundgestalt e suas origens organicistas
Desirée Mayr ∙ Carlos Almada

O “ver e sentir” no texto do poema l’Après-midi d’un faune de Mallarmé e seu desdobramento textural no Prélude homônimo de Debussy
Fábio Monteiro de Souza ∙ Carlos Almada

Jongo da Serrinha: análises de Particionamento Melódico e suas aplicações na Suíte Jongo da Serrinha
Filipe de Matos Rocha ∙ Pauxy Gentil-Nunes

Modelagem sistêmica do Ponteio N.2, Caderno 1, de Camargo Guarnieri a partir da teoria dos contornos, da teoria da variação progressiva e da análise particional
Liduino Pitombeira

Análise Particional e Análise Textural: uma abordagem cognitiva do Particionamento Rítmico
Pauxy Gentil Nunes

Linha de Pesquisa: As Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos

Transição para um outro mundo? Uma investigação do tratamento da cesura central numa forma-sonata atribuída a um espírito
Érico Bomfim ∙ Miriam Grosman

A identificação da estrutura métrica na gravação da peça Salvador para violão solo de Egberto Gismonti.
Juliano Camara Santos ∙ Marcia Taborda

Repertório, performance e competência profissional: reflexões
Miriam Grosman

Análise semiológica da peça Maracatú, para piano, de Egberto Gismonti
Nathália Martins ∙ Ana Paula da Matta Machado Avvad

Área de Concentração: Musicologia
 
Linha de Pesquisa: História e documentação da música brasileira e ibero-americana

Bienal de Música Brasileira Contemporânea: representações de uma identidade musical brasileira
Elber Ramos Bonfim ∙ Antônio J. Augusto

O violão brasileiro e sua trajetória: Uma pequena revisão bibliográfica.
Hugo Farias de Sousa ∙ Vanda Lima Bellard Freire

A Sociedade Glauco Velasquez (1914-1918) e sua história musical no Rio de Janeiro
Jaime Ninice de Moraes Junior ∙ Marcelo Verzoni

Falas, discursos, legitimação e outras bossas: Uma proposta de análise dos discursos textuais da Bossa Nova
Tiago dos Santos de Souza ∙ Maria Alice Volpe

Linha de Pesquisa: Etnografia das práticas musicais

A hierarquia como método: um ensaio etnográfico da função Líder em uma Orquestra Sinfônica
Hudson Cláudio Neres Lima ∙ José Alberto Salgado

SUINGUE: música popular brasileira do Rio Grande do Sul
Marcos Martins Ribeiro ∙ Regina Meirelles

Pensamentos sobre a pesquisa sobre as estruturas de comunicação e interação de sambistas na roda de samba
Marie Hoffmann ∙ Samuel Araujo

Área de Concentração: Educação Musical

 Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Pensamento

O primeiro Canto
Andréia Claudia do Nascimento Pedroso ∙ Celso Garcia Ramalho

Música, conhecimento e educação musical
Cesar Muniz de Lima ∙ Celso Garcia Ramalho.

Música e Linguagem: a escuta poética no desver do mundo
Vagner Geraldo Alves ∙ Antonio Jardim