Anais do 13º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ (2014)

Capa | Apresentação | Corpo editorial | Normas para publicação | Normas para inscrição | Contato | Edição atual | Edições anteriores

ISSN 2525-3212


Edição completa 📄


Conteúdo

Processos Criativos

Poéticas da criação musical

Paisagens – Análise Particional, concepção e derivação gestual textural no I movimento 🔗
André Codeço | Pauxy Gentil-Nunes

A Análise Particional e o idiomatismo textural do violão 🔗
Bernardo Ramos | Pauxy Gentil-Nunes

Interação entre análise e composição em projeto de pesquisa fundamentado nos princípios da variação progressiva e da Grundgestalt 🔗
Carlos Almada

Questionário Contribuições Recentes: tabulação de respostas 🔗
Cláudio Bezz | Jorge Ardila | Frederico Machado de Barros | Rodrigo Cicchelli Velloso

Contorno textural: ferramentas computacionais para análise da textura 🔗
Daniel Moreira de Sousa | Pauxy Gentil-Nunes

Os princípios da variação progressiva e da Grundgestalt e suas origens organicistas 🔗
Desirée Mayr | Carlos Almada

O ver e sentir no texto do poema l’Après-midi d’un faune de Mallarmé e seu desdobramento textural no Prélude homônimo de Debussy 🔗
Fábio Monteiro de Souza | Carlos Almada

Jongo da Serrinha: análises de Particionamento Melódico e suas aplicações na Suíte Jongo da Serrinha 🔗
Filipe de Matos Rocha | Pauxy Gentil-Nunes

Modelagem sistêmica do Ponteio N.2, Caderno 1, de Camargo Guarnieri a partir da teoria dos contornos, da teoria da variação progressiva e da análise particional 🔗
Liduino Pitombeira

Análise Particional e Análise Textural: uma abordagem cognitiva do Particionamento Rítmico 🔗
Pauxy Gentil Nunes

Práticas Interpretativas

Transição para um outro mundo? Uma investigação do tratamento da cesura central numa forma-sonata atribuída a um espírito 🔗
Érico Bomfim | Miriam Grosman

A identificação da estrutura métrica na gravação da peça Salvador para violão solo de Egberto Gismonti 🔗
Juliano Camara Santos | Marcia Taborda

Repertório, performance e competência profissional: reflexões 🔗
Miriam Grosman

Análise semiológica da peça Maracatú, para piano, de Egberto Gismonti 🔗
Nathália Martins | Ana Paula da Matta Machado Avvad

Musicologia

História e documentação da música brasileira e ibero-americana

Bienal de Música Brasileira Contemporânea: representações de uma identidade musical brasileira 🔗
Elber Ramos Bonfim | Antônio J. Augusto

O violão brasileiro e sua trajetória: Uma pequena revisão bibliográfica 🔗
Hugo Farias de Sousa | Vanda Lima Bellard Freire

A Sociedade Glauco Velasquez (1914-1918) e sua história musical no Rio de Janeiro 🔗
Jaime Ninice de Moraes Junior | Marcelo Verzoni

Falas, discursos, legitimação e outras bossas: Uma proposta de análise dos discursos textuais da Bossa Nova 🔗
Tiago dos Santos de Souza | Maria Alice Volpe

Etnografia das práticas musicais

A hierarquia como método: um ensaio etnográfico da função Líder em uma Orquestra Sinfônica 🔗
Hudson Cláudio Neres Lima | José Alberto Salgado

SUINGUE: música popular brasileira do Rio Grande do Sul 🔗
Marcos Martins Ribeiro | Regina Meirelles

Pensamentos sobre a pesquisa sobre as estruturas de comunicação e interação de sambistas na roda de samba 🔗
Marie Hoffmann | Samuel Araujo

Educação Musical

Educação, Cultura e Pensamento

O primeiro Canto 🔗
Andréia Claudia do Nascimento Pedroso | Celso Garcia Ramalho

Música, conhecimento e educação musical 🔗
Cesar Muniz de Lima | Celso Garcia Ramalho.

Música e Linguagem: a escuta poética no desver do mundo 🔗
Vagner Geraldo Alves | Antonio Jardim