Andrea Adour

AndreaProfessora permanente

Bacharel em Desenho Industrial pela PUC-Rio, Mestre em Música – Canto pela UFRJ, onde defendeu a dissertação: A Dobra: o resgate da poética perdida no percusrso histórico da música, e Doutora em Educação pela UFMG, onde defendeu a tese Vissungo: o cantar banto nas Américas. Foi professora substituta na UFRJ, UERJ e UFMG. Em 2006 ingressou como professora efetiva na UFOP e em 2013 foi redistribuída para a UFRJ onde é Professora do Departamento Vocal. Como intérprete, privilegia o repertório camerístico dos séculos XX e XXI, sobretudo da música brasileira. Destaca-se seu trabalho, há 20 anos, com o Duo Adour. Como pesquisadora, investiga, desde 2004, a presença de africanias na música vocal brasileira.

Produção 2018

  1. Bibliográfica
    1. Publicação do artigo completo “Africanias na obra de canto e piano de Luciano Gallet”, Revista Brasileira de Música, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África”.
    2. Publicação do artigo completo “Festa na Bahia: africanias na obra de Francisco Mignone”, Revista Brasileira de Música, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África”.
    3. Publicação do artigo completo “Revisitando o Kinimná”, Revista Brasileira de Música, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África”.
    4. Publicação do artigo completo “Ernani Braga e Vicente Fittipaldi: música e crítica no I Congresso Afro-Brasileiro”, Anais do II Simpósio Internacional Música e Crítica da UFPEL, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África”.
    5. Publicação do resumo “A construção da feminilidade negra a partir do vocabulário em respeito do feminino na ópera Lídia de Oxum”, II Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África” (coautoria com a aluna Antonilde Rosa Pires).
    6. Publicação do resumo “No terreiro de Alibibi, obra mais perfeita da gravação nacional, enquanto escuta de modernistas, e suas traduções em africanias nos dias de hoje”, II Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África” (coautoria com o aluno Eduardo Fonseca de Brito Lyra).
    7. Publicação do resumo “Tradução e versão: ressignificando a produção universitária de ópera com versões e traduções em língua portuguesa dos libretos”, II Congresso Internacional da Língua Portuguesa em Música, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África” (coautoria com o aluno Daniel Salgado da Luz).
  2. Técnica
    1. Apresentação da conferência “Africanias” no II Simpósio Internacional Música e Crítica da UFPEL, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África”.
    2. Apresentação do recital-palestra “Africanias na canção de Babi de Oliveira”, Memorial Municipal Getúlio Vargas, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África” (coautoria com o aluno Jonas Maia).
    3. Apresentação do trabalho “Ernani Braga e Vicente Fittipaldi: música e crítica no I Congresso Afro-Brasileiro”, Anais do II Simpósio Internacional Música e Crítica da UFPEL, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África”.
    4. Apresentação do trabalho “O caso da obra Cânticos de Obaluayê de Francisco Mignone’, 17º Colóquio de Pesquisa do PPGM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África”.
    5. Apresentação do trabalho “Tradução e versão: ressignificando a produção universitária de ópera com versões e traduções em língua portuguesa dos libretos”, II Congresso Internacional da Língua Portuguesa em Música, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África” (coautoria com o aluno Daniel Salgado da Luz).
    6. Participação como organizadora do II Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Diálogos”, UFRJ/ Universidade Nova de Lisboa, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “A Canção Brasileira Urbana: Origens e Práticas” (coautoria com o prof. Alberto José Vieira Pacheco).
    7. Participação como organizadora da II Jornada Africanias UFRJ, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África”.
    8. Participação como organizadora do I Forum Latino-Americano do GRECA (Grupo de Investigación en Etnomusicología Circolo Amerindiano), âmbito internacional, vínculo metodológico ao projeto “Africanias…”.