
Professor permanente / Coordenador da Linha
Doutor em História Social (IFCS/UFRJ), Mestre em trompa pela Escola de Música da UFRJ e especializado no Royal Welsh College of Music and Drama, Grã-Bretanha. Paralelo a sua intensa atuação como instrumentista Antonio Augusto é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o projeto de pesquisa “Práticas de Conjunto e Música de Câmara Brasileira: história e perspectivas interpretativas” e membro do Art Metal Quinteto e da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Em 2009, realizou, com o Trio da Canção Brasileira, uma turnê pela América Central, que incluiu gravação para TV, masterclasses e concertos na Guatemala, Costa Rica e Panamá. Concebeu projetos apresentados no Centro Cultural Banco do Brasil como Música de Câmara Brasileira- Os Precursores (1999); Frevendo o Frevo (2000); A invenção de um Brasil musical – o século XIX (2010) e Eternos Modernos (2012). É constantemente convidado para realizar conferências sobre sua intensa pesquisa que envolvem sociedade e práticas musicais brasileiras no século XIX. Entre essas, se destacam as realizadas, em 2012, na Universidade de Évora, em Portugal; em 2013, no 45º International Horn Symposium, na Universidade de Memphis (EUA) – ocasião em apresentou os resultados de sua pesquisa sobre música brasileira escrita para trompa, canto e piano –; e em 2014, na Mostra Internacional de Música, em Tiradentes (MG), no Festival Villa-Lobos e no I Simpósio de Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA. Com o Art Metal Quinteto possui quatro CDs gravados com repertório majoritariamente dedicado à música brasileira. Neles, incluem-se os resgastes de obras de compositores como Anacleto de Medeiros, Henrique Alves de Mesquita, Chiquinha Gonzaga, J. Elias, além da produção contemporânea para quinteto de metais. É autor dos livros A Questão Cavalier: música e sociedade no Império e na República do Brasil (Prêmio de Edição Crítica em Música da FUNARTE) e Henrique Alves de Mesquita: da pérola mais luminosa à poeira do esquecimento (Prêmio Fundo de Amparo à Música – Prefeitura do Rio de Janeiro), ambos lançados pela editora Folha Seca.
Produção 2018
Bibliográfica
Artística
- Apresentação da obra “Sinfonietta Prima”, de Ernani Aguiar, Concerto da Orquestra Petrobrás Sinfônica, âmbito regional, vínculo metodológico ao projeto de pesquisa “Práticas de Conjunto…”.
- Turnê (4 concertos) com apresentação de música para cinema para sopros, da Solistas da Orquestra Sinfônica Petrobrás Pró-Música, âmbito regional, vínculo metodológico ao projeto “Música brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas”
Produção 2017
Técnica
- Apresentação do trabalho “Limites entre a musicologia histórica e as práticas interpretativas”, 16° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ, abrangência nacional, vínculo à linha “História e documentação da música brasileira…”.
Produção 2016
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Alberto Barra: o decano dos músicos”. 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional, vínculo com o projeto “Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas…”
- Publicação do artigo completo “Reflexões sobre o termo escola no contexto das artes”. 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional, vínculo com o projeto “Performance musical: aspectos cognitivos e pedagógicos”
- Publicação do artigo completo “Sebastião Sampaio e o Rio Chic nas festas de inverno da Belle Époque carioca”. 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional, vínculo com o projeto “Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas…”
Técnica
- Participação como coordenador do núcleo pedagógico do Festival Villa-Lobos, 54º festival Villa-Lobos – núcleo pedagógico, oficinas de formação em música de câmara. Âmbito nacional e vínculo ao projeto “Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas”
- Participação como professor do núcleo pedagógico do Festival Villa-Lobos, 54º festival Villa-Lobos – núcleo pedagógico, oficinas de formação em música de câmara. Âmbito nacional, vínculo ao projeto de pesquisa “Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas”