Congresso TeMA-MusMat 2019: diretrizes para autores

Português | English | Español

Página principal do Congresso

1. Normas para publicação de trabalhos

1. Orientações gerais

Os artigos devem ser enviados online, para o endereço de e-mail tema.musmat.2019@musica.ufrj.br , até a data de 31 de outubro de 2020.

A publicação do artigo só se dará se o trabalho obedecer à “Política de Seções” e às demais recomendações abaixo descritas. Caso verifique-se alguma incongruência neste sentido, o processo é suspenso até que o autor responda à comunicação da editoria, reencaminhando a submissão com a adequação solicitada.

Após o processo de análise e editoração, os artigos enviados serão distribuídos pela Comissão Editorial do Congresso TeMA-MusMat entre quatro publicações:

1. Anais do III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) & IV Congresso Internacional de Música e Matemática, em versão eletrônica. 🔗
2. Teoria musical no Brasil: diálogos intercontinentais – Série Congressos da TeMA, IV (em versão impressa e eletrônica). 🔗
3. Revista Musica Theorica (Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical – TeMA), v. 5, no. 2. 🔗
4. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, v. 5, no. 2. 🔗

Os trabalhos submetidos a publicação serão analisados pela Comissão Editorial do Congresso TeMA-MusMat 🔗, que arbitrará sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação. Poderão ser sugeridas aos autores reformulações do texto ou adaptações às normas editoriais. A Editoria reserva-se o direito de fazer pequenas modificações nos textos originais para adequá-los aos padrões gráficos e editoriais das respectivas publicações e agilizar o processo de publicação. Modificações de estrutura e de conteúdo mais substanciais serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações no texto após sua avaliação e aceitação para publicação. Casos específicos serão resolvidos pela Equipe Editorial.

Pesquisas envolvendo seres humanos devem estar em acordo com as normas de ética em pesquisa vigentes. Nesse caso, recomenda-se incluir no artigo o número do CAAE.

2. Política de privacidade

Os nomes e endereços informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

3. Declaração de direito autoral

O(a,os,as) autor(a,es,as) que tiver(em) seu texto aprovado estará(ão) cedendo os direitos autorais para publicação, em formato impresso e eletrônico (online), em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação. Lembramos ser permitida a citação de parte dos artigos, desde que a fonte seja identificada.

4. Diretrizes para artigos

Os artigos deverão ser inéditos e encaminhados com a seguinte formatação:

1. Tamanho: 6.000 a 12.000 palavras (sem incluir título, resumo, palavras-chave e referências)
2. Formato: .doc ou .rtf (até 20Mb).
3. Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.
4. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
5. Parágrafo: espaçamento 1,5; alinhamento justificado.

Durante a edição, os artigos serão adaptados ao projeto e formato editorial da publicação de destino, entre as quatro publicações citadas em 1.1.

Texto: a primeira página do artigo deve conter:

Informações sobre o autor, com nome (Times New Roman 12, itálico, alinhamento à direita), filiação institucional, endereço de e-mail, número do ORCID 🔗 e breve nota biográfica com máximo de 120 palavras.

Títuloresumo e palavras-chave apresentados na língua utilizada no artigo; para trabalhos em português e espanhol incluir título, resumo e palavras-chave em inglês e para trabalhos escritos em inglês, incluir título, resumo e palavras-chave em português.

Resumo contendo campo de estudo, objetivo, metodologia, resultados e conclusões com cerca de 300 palavras, formatado em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, alinhamento justificado.

Palavras-chave: de três (3) a cinco (5), alinhamento à esquerda.

Seções: no caso de subdivisão do texto em seções, os títulos das mesmas deverão ser escritos em negrito (fonte Times New Roman 12).

Exemplos musicais e Figuras devem ser inseridas no corpo do texto, com a devida numeração (por exemplo, Fig. 1 ou Fig. 2 e 3) e acompanhadas de legenda sucinta com extensão máxima de três (3) linhas (Times New Roman 10, espaço simples, inserida abaixo da ilustração). Após a aprovação do artigo, as imagens poderão ser solicitadas separadamente em arquivo .jpeg ou .tiff, com resolução mínima de 600 dpi. A obtenção de permissão para reprodução de imagens, tais como ilustrações, textos musicais, tabelas, figuras etc. é de responsabilidade do autor.

Tabelas e Quadros devem ser inseridos no texto com a devida numeração (por exemplo, Tab. 1 ou Tab. 2 e 3) e acompanhados de legenda sucinta com extensão máxima de 3 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, inserida acima da ilustração).

Símbolos musicais tais como sustenido, bemol, bequadro etc. podem ser inseridos no texto utilizando a fonte Bach de Yo Tomita 🔗disponível gratuitamente no link a seguir – 🔗.

Referências: As indicações das fontes entre parêntesis, seguindo o sistema autor-­data, devem ser estruturadas da seguinte forma:

• Uma obra, com um autor: (Meyer 1994, p.15)
• Uma obra, com dois autores (ou três): (Cohen; Manio 1994, p.30)
• Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p.15-17)

Referências no final do artigo:

• Wason, Robert W. 1995. Viennese harmonic theory from Albrechtsberger to Schenker and Schoenberg. Rochester, NY: University of Rochester Press.
• Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. (Eds). 2005. The Sage handbook of qualitative research. 3rd ed. Thousand Oaks, London, New Delhi: Sage.
• Bernard, Jonathan W. 1980. The principle and the elements: Rameau’s “controversy with d’Alembert”. Journal of Music Theory, v. 24, n, 1, p. 37-62.

Citações: citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas (aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação), seguidas pela indicação da fonte, de acordo com o sistema autor-data. Citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, com recuo a 4 cm da margem esquerda, seguidas pela indicação da fonte de acordo com o sistema autor-data (sem aspas, fonte 11, espaço simples).

Notas de rodapé: todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

5. Condições para publicação

Como parte do processo de publicação, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra publicação.
2. O arquivo eletrônico da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF, e não exige mais de 20 MB de armazenamento.
3. O texto segue os padrões de estilo (formatação) e os requisitos de referenciação descritos na seção “Diretrizes para Autores”.
4. O(s) autor(es) deve(m) também concordar com os termos da “Declaração de Direito Autoral”, que inclui:
a) O(s) autor(es) declara(m) que é(são) de fato autor(es) e titular(es) da propriedade intelectual da obra submetida e que a mesma não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros;
b) O(s) autor(es) mantém(êm) os direitos autorais e concede(m) gratuitamente aos Editores das publicações discriminadas em 1.1, os direitos de primeira publicação, de eventual tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica;
c) O(s) autor(es) tem(êm) autorização para assumir contratos adicionais, imediatamente após a publicação do trabalho, para distribuição não exclusiva do mesmo (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que assinalem o reconhecimento de publicação inicial na respectiva revista;
d) Considerando a possibilidade de aumento do impacto do trabalho publicado, o(s) autor(es) tem(êm) permissão e é(são) incentivado(s) a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em páginas eletrônicas pessoais), a qualquer momento, após sua publicação, devendo, contudo, assinalar o reconhecimento de publicação inicial na publicação original;
e) A Comissão Editorial do Congresso TeMA-MusMat pode considerar a necessidade de efetuar alterações de ordem normativa, gramatical, ortográfica e de diagramação nos originais dos artigos submetidos, com vistas a manter a coerência gráfica da publicação e o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Fará então as devidas recomendações ao autor, que tem assim a oportunidade de aceitar ou não o recomendado.