Contornos particionais: aplicações metodológicas na Introdução da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky

Contornos particionais: aplicações metodológicas na Introdução da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky  📄
Daniel Moreira de Sousa

Resumo: O presente artigo propõe a aplicação da Teoria dos Contornos Musicais aos parâmetros texturais, utilizando os conceitos desenvolvidos na Análise Particional de Pauxy Gentil-Nunes (2009). Espera-se estabelecer a estruturação da progressão particional tendo como orientação o conceito básico da Teoria dos Contornos, utilizando suas ferramentas de manipulação na criação de relações entre diferentes movimentos texturais. Como aplicação da proposta, foi feita a análise da Introdução da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, buscando relacionar os contornos melódicos do tema do fagote, aos contornos dos movimentos texturais.

Palavras-chave: Contornos Musicais. Análise Particional. Movimentos Texturais. Sagração da Primavera