Cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro do Século XX

Projeto de pesquisa
Marcelo Fagerlande, docente responsável
Mayra Cristina Pereira, participante externo
Maria Aida Falcão, participante externo
Jaime Ninice de Moraes Junior, participante externo
Marcelo Ferreira Portela Nunes, mestrando

Idioma alternativo para processo seletivo (Doutorado): alemão, espanhol, francês ou italiano

Apresentação

O presente projeto visa estudar a presença de cravistas estrangeiros na cidade do Rio de Janeiro ao longo do século XX, e, a partir de suas atividades artísticas e eventualmente didáticas, compreender qual foi sua contribuição para o desenvolvimento das atividades em torno do instrumento na mesma cidade. Considerando a importância do cravo para a  História da Música Brasileira, em especial a carioca, tanto por sua utilização no passado quanto por sua presença mais recente na vida artística, uma investigação inédita sobre  os cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro, com ênfase no impacto exercido por suas atividades, poderá justificar a pesquisa que pretendemos desenvolver.

Objetivos e Procedimentos

O principal objetivo de nossa investigação é o levantamento dos cravistas estrangeiros que exerceram atividade profissional na cidade do Rio de Janeiro no decorrer do século XX. Um segundo objetivo é o de especificar suas atividades artísticas: quando e onde se apresentaram e qual (quais) o(s) programa(s) interpretado(s). Investigaremos ainda se também exerceram alguma atividade didática, concomitante aos compromissos artísticos identificados. Caso positivo, pesquisaremos quando e onde isto se deu e quais foram as circunstâncias que envolveram a atividade. Outro objetivo, decorrente da análise dos dados levantados e especificados anteriormente, será o de compreender quais foram os impactos para a vida musical carioca como um todo, e mais especificamente, para o desenvolvimento das atividades artísticas e didáticas em torno do cravo em nossa cidade.

O desenvolvimento da investigação considera a pesquisa:

  1. em periódicos cariocas publicados de 1900 a 2000;
  2. dos programas de concertos das principais salas; e
  3. nos arquivos de instituições de ensino.

Serão realizados ainda entrevistas com intérpretes e demais músicos ou produtores culturais que estiveram diretamente ligados às atividades pesquisadas, e um estudo comparativo a partir

das informações recolhidas, a fim de tecer as conclusões sobre o objeto de estudo, amparado na bibliografia existente.

Referências

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