Editais 2017 – Bibliografia (Prova Dissertativa Geral)

(Os excertos listados podem ser solicitados, após a inscrição, pelo e-mail posgraduacao@musica.ufrj.br)

MESTRADO

  1. BÉHAGUE, Gerard. Música “erudita”, “folclórica” e “popular” do Brasil: Interações e inferências para a musicologia e etnomusicologia modernas. Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana. Austin: University of Texas, 2006. Vol. 27, No. 1 (Spring – Summer), pp. 57-68
  2. CORRÊA, A. F. Estendendo o conceito de cadência para o repertório pós-tonal. Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.31-46.
  3. GAERTNER, Leandro & PEREIRA, Ana Paula. O que o texto musical tem a nos dizer? Reflexões a partir do processo inferencial. Música Hodie, Goiânia, Vol. 9, nº 2, p. 25-45, 2009.
  4. HARGREAVES, David & ZIMMERMAN, Marilyn P. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem musical. In: Ilari, Betriz (Org.). Em busca da mente musical. Ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba, Editora da UFPR, p. 231-269, 2006.
  5. REILY, Suzel Ana. A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica. Música e cultura, 9, 2014.

DOUTORADO

  1. JOSEPH, Charles M. Structural coherence in Stravinsky’s piano-rag-music. Music Theory Spectrum, Vol. 4, p. 76–91, 1982.
  2. STOKES, Martin. On musical cosmopolitanism. The Macalester International Roundtable, Paper 3, 2007
  3. THOM, Paul. Realizations. In: The musician as interpreter. University Park: Pensylvania State University, cap. 3, 2007.
  4. TREITLER, Leo. History and music. In: New Literary History, 21, v. 21, nº 2, 1992.