PROVAS
Prova Dissertativa Geral (Doutorado e Mestrado 2017, comissões avaliadoras serão publicadas em breve)
- A prova ocorrerá no dia 9 de novembro, quarta-feira, de 9:00 às 13:00, na sala 2114 da Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
- A prova consistirá na dissertação sobre duas questões relacionadas à bibliografia divulgada junto com o Edital. As duas questões, escolhidas pelo candidato entre 10 questões propostas (Mestrado) ou 8 questões propostas (Doutorado), devem ser de linhas distintas, incluindo ou não a linha de vinculação do candidato;
- As respostas devem ser entregues redigidas com caneta;
- Não será permitido qualquer uso de aparelhos eletrônicos ou celulares;
Prova Dissertativa Específica (Mestrado 2017, comissões avaliadoras serão publicadas em breve)
- A prova ocorrerá no dia 11 de novembro, sexta-feira, de 9:00 às 13:00, na sala 2114 da Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
- A prova consistirá na dissertação sobre duas questões relativas a um artigo em língua inglesa, relacionado à linha de vinculação do candidato. O artigo será entregue junto com a prova respectiva a cada candidato, como anexo;
- As questões e as respostas serão formuladas em português e devem ser redigidas com caneta;
- Não será permitido qualquer uso de aparelhos eletrônicos ou celulares;
- Será permitido o uso de dicionários em edição física (papel).
Prova Dissertativa Específica e Prova de Idiomas (Doutorado 2017, bancas serão publicadas em breve)
- As provas ocorrerão sucessivamente no dia 11 de novembro, sexta-feira, de 9:00 às 13:00, na sala 2114 da Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
- O candidato poderá distribuir o tempo entre as duas provas, livremente;
- A Prova Dissertativa Específica consistirá na dissertação sobre duas questões relativas a um artigo em língua inglesa, relacionado à linha de vinculação do candidato. O artigo será entregue junto com a prova respectiva a cada candidato, como anexo;
- As questões e as respostas serão formuladas em português e devem ser redigidas com caneta;
- A Prova de Idiomas consistirá na tradução de texto vinculado à Área de Concentração pretendida pelo candidato, em língua estrangeira específica ao Projeto de Pesquisa a que o candidato submete seu anteprojeto. O texto será entregue junto com a prova respectiva a cada candidato, como anexo;
- A tradução deve ser redigida com caneta;
- Em ambas as provas, não será permitido qualquer uso de aparelhos eletrônicos ou celulares;
- Será permitido o uso de dicionários em edição física (papel).
DEFESAS DE ANTEPROJETO – AGENDA
MESTRADO
Área Educação Musical – Linha Música, Educação e Diversidade
Arte e Diversidade: ações para desconstrução de estigmas e construção de novas possibilidades de interação social (2013) – Comissão de avaliação: profs. Thelma Alvares, João Miguel Bellard e José Alberto Salgado
Segunda-feira, 7 de novembro de 2016, sala 2104
9:00 Heloisio Costa de Oliveira
9:30 Jorge Fernando Coelho da Costa
10:00 Luis Alberto Figueiredo Menezes
10:30 Marcelo Rodrigues de Oliveira
11:00 Phelipe Souza Henriques
11:30 Rodrigo Couras da Cruz
Área Musicologia – Linha Etnografia das Práticas Musicais
Música, pesquisa-ação participativa e processos político-sociais no mundo lusófono: um estudo comparativo (2014) – Comissão de avaliação: profs. Samuel Araujo, José Alberto Salgado e João Miguel
Quarta-feira, 9 de novembro, sala 2105
14:00 Moana Sheila Silva Martins
Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música (2016) – Comissão de avaliação: profs. Samuel Araujo, José Alberto Salgado e João Miguel
Quarta-feira, 9 de novembro, sala 2105
14:30 Flora Kuri Milito
15:00 Pedro Luís Oliveira dos Santos
Área Musicologia – Linha História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana
A música alemã no Brasil, 1870-1945. Ideias – funções – transferências (2015) – Comissão de avaliação: Profs. João Vidal, Marcia Taborda e Frederico Barros
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2106
9:30 Vilane Cristina Trindade de Andrade
Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África (2015) – Comissão de avaliação: Profs.João Vidal, Marcia Taborda e Frederico Barros
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2106
10:00 Ana Daniela dos Santos Rufino
10:30 Antonilde Rosa Pires
11:00 Beatriz Oliveira de Jesus
11:30 Jonas dos Santos Maia
O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social (2016) – Comissão de avaliação: Profs. Marcia Taborda, João Vidal e Frederico Barros
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2106
12:00 José Alisson Mendes Freire
12:30 Luiz Claudio de Azeredo Coutinho
Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas, parte I: o longo século XIX (2015) – Comissão de avaliação: profs. Antonio Augusto, João Vidal e Frederico Barros
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2106
9:00 Wellerson Silva de Lima da Silva
Área Processos Criativos: Linha As Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos
Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação (2015) – Comissão de avaliação: profs. Paulo Sá, Aloysio Fagerlande e Carlos Almada
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2105
16:00 Rudá dos Santos Brauns
Música brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas (2015) – Comissão de avaliação: profs. Aloysio Fagerlande, Pedro Bittencourt e Pauxy Gentil-Nunes
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2105
16:30 José de Carvalho Oliveira
Performance e sonoridade coral (2016) – Comissão de avaliação: profs. Maria José Chevitarese, Midori Maeshiro e Marcos Nogueira
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2106
16:00 Jean Philippe Abreu Molinari
16:30 Pedro Marcos Florencio Pereira
Performance musical: aspectos cognitivos e pedagógicos (2015) – Comissão de avaliação: profs. Marcos Nogueira, Midori Maeshiro e Liduino Pitombeira
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2105
18:00 Artur Teles Leppaus
18:30 Carla Angelica Gomes Antunes
19:00 Mauro Rufino Martins
19:30 Wilson dos Santos Neto
Polirritmia na performance pianística: aspectos conceituais e cognitivos (2015) – Comissão de avaliação: profs. Sara Cohen, Midori Maeshiro e Marcos Nogueira
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2105
19:30 Wilson dos Santos Neto
Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance (2015) – Comissão de avaliação: profs. Midori Maeshiro, Marcos Nogueira, Aloysio Fagerlande
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2105
17:00 Fabrizio Luiz Faria do Carmo
Área Processos Criativos – Linha Poéticas da Criação Musical
Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri (2014) – Comissão de avaliação: profs. Liduino Pitombeira, Pauxy Gentil-Nunes e Ana Paula da Matta
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2106
17:00 Celso Augusto Fontoura Franzen Junior
17:30 Leandro Chrispim Pires
DOUTORADO
Área Musicologia – Linha Etnografia das Práticas Musicais
Música, pesquisa-ação participativa e processos político-sociais no mundo lusófono: um estudo comparativo (2014) – Comissão avaliadora: profs. Samuel Araujo, José Alberto Salgado e Pauxy Gentil-Nunes
Quarta feira, 9 de novembro, sala 2105
15:30 Artur Costa Lopes
16:00 Eduardo Antonio Duque
16:30 Virgínia Bezerra de Souza Barbosa
Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música (2016) – Comissão avaliadora: profs. José Alberto Salgado, Samuel Araujo e Pauxy Gentil-Nunes
Quarta feira, 9 de novembro, sala 2105
17:00 Jamerson Farias Ribeiro
Área Processos Criativos: Linha As Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos
A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico (2016) – Comissão avaliadora: profs. Marcia Taborda, Marcelo Fagerlande e Liduino Pitombeira
Terça-feira, 8 de novembro, sala 2106
9:00 Fernando Novaes Duarte
9:30 Julio Cesar Moreira Lemos
10:00 Leandro Martins Turano
10:30 Pablo Arturo Pulido Cordoba
11:00 Ricardo Vieira da Costa
Música brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas (2015) – Comissão avaliadora: profs. Aloysio Fagerlande, Marcos Nogueira e Antonio Augusto
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2105
17:30 Diego Ramires da Silva Leite
O repertório brasileiro camerístico e para piano solo dos Séculos XX e XXI: considerações técnico-interpretativas para a construção da performance musical (2015) – Comissão avaliadora: profs. Ana Paula da Matta, Aloysio Fagerlande e Marcelo Verzoni
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2104
12:00 Eduardo Henrique de Souza Santos
12:30 Ismael Lins Patriota
13:00 Nathália Martins da Silva
Performance e sonoridade coral (2016) – Comissão avaliadora: Maria José Chevitarese, Ana Paula da Matta e Carlos Almada
Segunda-feira, 7 de novembro, sala 2106
19:00 Danielly de Souza da Silva
19:30 Eric Vinícius de Aguiar Lana
Área Processos Criativos – Linha Poéticas da Criação Musical
Expansão, integração e novas interlocuções da Análise Particional (2014) – Comissão avaliadora: Pauxy Gentil-Nunes, Carlos Almada e Ana Paula da Matta
Segunda-feira, 7 de novembro sala 2106
18:00 Pedro Miguel de Moraes
18:30 Rafael Soares Bezerra