Editais 2017 – Projetos de pesquisa

MESTRADO

Área Educação Musical – Linha Música, Educação e Diversidade

  1. Arte e Diversidade: ações para desconstrução de estigmas e construção de novas possibilidades de interação social (2013)

Área Musicologia – Linha Etnografia das Práticas Musicais

  1. Música, pesquisa-ação participativa e processos político-sociais no mundo lusófono: um estudo comparativo (2014)
  2. Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música (2016)

Área Musicologia – Linha História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana

  1. A música alemã no Brasil, 1870-1945. Ideias – funções – transferências (2015)
  2. Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África (2015)
  3. Cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro do Século XX (2014)
  4. O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social (2016)
  5. Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas, parte I: o longo século XIX (2015)

Área Processos Criativos: Linha As Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos

  1. A canção luso-brasileira no Século XIX (2015)
  2. Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação (2015)
  3. Música brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas (2015)
  4. O repertório brasileiro camerístico e para piano solo dos Séculos XX e XXI: considerações técnico-interpretativas para a construção da performance musical (2015)
  5. Performance e sonoridade coral (2016)
  6. Performance musical: aspectos cognitivos e pedagógicos (2015)
  7. Polirritmia na performance pianística: aspectos conceituais e cognitivos (2015)
  8. Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance (2015)

Área Processos Criativos – Linha Poéticas da Criação Musical

  1. Música, som e ritmo: atualizando a Zoophonie de Hercule Florence (2016)
  2. Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri (2014)
  3. Repertório brasileiro para flauta e eletrônica (2015)
  4. Sistematização de processos composicionais fundamentados nos princípios da Grundgelstalt e da Variação Progressiva (2015)

 

DOUTORADO

Área Musicologia – Linha Etnografia das Práticas Musicais

  1. Música, pesquisa-ação participativa e processos político-sociais no mundo lusófono: um estudo comparativo (2014)
  2. Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música (2016)

Área Musicologia – Linha História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana

  1. Cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro do Século XX (2014)

Área Processos Criativos: Linha As Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos

  1. A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico (2016)
  2. Música brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas (2015)
  3. O fagote na música brasileira de concerto e a relação texto-execução: Francisco Mignone (solos, duos, trios e quartetos) (2013)
  4. O repertório brasileiro camerístico e para piano solo dos Séculos XX e XXI: considerações técnico-interpretativas para a construção da performance musical (2015)
  5. Performance e sonoridade coral (2016)

Área Processos Criativos – Linha Poéticas da Criação Musical

  1. Expansão, integração e novas interlocuções da Análise Particional (2014)
  2. Música, som e ritmo: atualizando a Zoophonie de Hercule Florence (2016)
  3. Repertório brasileiro para flauta e eletrônica (2015)
  4. Sistematização de processos composicionais fundamentados nos princípios da Grundgelstalt e da Variação Progressiva (2015)