Editais 2018 – Bibliografia (Prova Dissertativa Geral)

(Os arquivos em formato PDF relativos aos excertos listados podem ser solicitados, após a inscrição, pelo e-mail posgraduacao@musica.ufrj.br)

MESTRADO

  1. CLARKE, Eric. Processos cognitivos na performance musical. Cipem, No 1, p. 61-77, Porto,1999.
  2. FELD, Steven. Uma doce cantiga de ninar para a world music. Debates, 8. Rio de Janeiro, UNIRIO, 2005.
  3. GREEN, Lucy. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, 2012, v. 20, n. 28
  4. PIEDADE, Acácio. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo… Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.103-112.
  5. VOLPE, Maria Alice. Por uma nova musicologia. In: Música em Contexto, Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília. 2007, Ano 1, vol. 1

DOUTORADO

  1. ADORNO, Theodor. and Gillespie, Susan. Music, Language, and Composition. The Musical Quarterly, Vol. 77, No. 3 (Autumn, 1993), pp. 401-414
  2. ARAÚJO, Samuel; e SALGADO E SILVA, José Alberto. “Musical Knowledge, Transmission, and Worldviews: Ethnomusicological Perspectives from Rio de Janeiro, Brazil” in: The World of Music, 51(3) Ethnomusicology in the Academy: International Perspectives, 2009: 93-110.
  3. COOK, Nicholas. Changing the musical object: approaches to performance analysis. In: Music’s Intellectual History: Founders, Followers and Fads, Zdravko Blazekovic (ed.). New York: RILM, 2009
  4. DUNBAR-HALL, Peter. Ethnopedagogy: Culturally contextualised learning and teaching as an agent of change. Action, Criticism, and Theory for Music Education, 8 (2) (2009), pp. 60-78.
  5. WEGMAN, Rob. Historical musicology is still possible? In: The cultural study of music: a critical introduction. New York/London: Routledge, 2003, pp. 136-145.