Editais 2018 – Vagas e idiomas para projetos de pesquisa

Área Educação Musical

Linha Música, Educação e Diversidade

  1. Educação Musical na Diversidade: o processo criativo coletivo e o empoderamento da pessoa em sofrimento psíquico (2016). Três vagas para Mestrado; duas vagas para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  2. Musicalidade Abrangente na pós-modernidade: processos integrados de produção, transmissão e aquisição de conhecimento musical em situações formais, não-formais e informais de ensino e aprendizagem na diversidade etnográfica das vivências musicais no Brasil (2017). 6 vagas para Mestrado; duas vagas para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.

Área Musicologia 

Linha Etnografia das Práticas Musicais

  1. Música, pesquisa-ação participativa e processos político-sociais no mundo lusófono: um estudo comparativo (2014). Uma vaga para Mestrado; uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: espanhol ou francês.
  2. Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música (2016). Duas vagas para Mestrado; uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: espanhol ou francês.

Linha História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana

  1. A música alemã no Brasil, 1870-1945. Ideias – funções – transferências (2015). Duas vagas para Mestrado.
  2. Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África (2015). Quatro vagas para Mestrado.
  3. Cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro do Século XX (2014). Duas vagas para Mestrado; duas vagas para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano. 
  4. O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social (2016). Não haverá oferecimento de vagas.
  5. Patrimônio Musical: práticas, representações e políticas públicas. Duas vagas para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: alemão, espanhol, francês ou italiano.
  6. Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas, parte I: o longo século XIX (2015). Uma vaga para Mestrado; duas vagas para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  7. Práticas Pianísticas no Rio de Janeiro durante a 1a República (2015). Não haverá oferecimento de vagas.

Área Processos Criativos

Linha Poéticas da Criação Musical

  1. A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos (2014). Uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  2. Expansão, integração e novas interlocuções da Análise Particional (2014). Uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  3. MOUSIKÉ: um princípio de articulação do conhecimento desde a música (2017). Uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: espanhol ou francês.
  4. Música, som e ritmo: atualizando a Zoophonie de Hercule Florence (2016). Uma vaga para Mestrado; uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  5. Poéticas da música eletroacústica brasileira (2017). Uma vaga para Mestrado; uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  6. Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri (2014). Uma vaga para Doutorado. Prova de idiomas para Doutorado: francês. 
  7. Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular (2017). Duas vagas para Mestrado; duas vagas para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês ou alemão.

Linha Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos

  1. A canção brasileira urbana: origens e práticas (2017). Três vagas para Mestrado.
  2. A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico (2016). Não haverá oferecimento de vagas.
  3. Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance (2017). Duas vagas para Mestrado; uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  4. Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação (2015). Duas vagas para Mestrado; duas vagas para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  5. Música brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas (2015). Duas vagas para Mestrado; duas vagas para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  6. O repertório brasileiro camerístico e para piano solo dos Séculos XX e XXI: considerações técnico-interpretativas para a construção da performance musical (2015). Duas vagas para Mestrado; uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  7. Performance e sonoridade coral (2016). Uma vaga para Mestrado; uma vaga para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  8. Performance musical colaborativa no século XXI : abordagens e perspectivas (2017). Duas vagas para Mestrado.
  9. Performance musical: aspectos cognitivos e pedagógicos (2015). Uma vaga para Mestrado; duas vagas para Doutorado; prova de idiomas para Doutorado: francês.
  10. Polirritmia na performance pianística: aspectos conceituais e cognitivos (2015). Duas vagas para Mestrado.