Editais 2019 – Bibliografia (Prova Dissertativa Geral)

(Os arquivos em formato PDF relativos aos excertos listados podem ser solicitados, após a inscrição, pelo e-mail posgraduacao@musica.ufrj.br)

MESTRADO

  • Carvalho, Mário Vieira de. Ensino superior e investigação em música. In: Rocha, Edite e Zille, José Antônio Baeta (Orgs.). Musicologia[s] – Série Diálogos com o Som. Barbacena: UEMG, 2016, v. 3, pp. 53-66.
  • Cook, Nicholas. Fazendo música juntos ou improvisação e seus outros. Per Musi. Ed. by Fausto Borém, Eduardo Rosse e Débora Borburema. Belo Horizonte: UFMG, 2007, n. 16, 2007, p. 07-20.
  • Peloso Augusto, Paulo Roberto. Elgar: o enigma das variações. Per Musi. Ed. by Fausto Borém, Eduardo Rosse e Débora Borburema. Belo Horizonte: UFMG, 2016, n. 35, p. 147‐178.
  • Penna, Maura. Poéticas musicais e práticas sociais: reflexões sobre a educação musical diante da diversidade. Revista da ABEM, n. 13, 2005, p. 7-16.
  • Prass, Luciana. Tambores do sul: um projeto etnomusicológico e audiovisual sobre as práticas musicais em comunidades remanescentes de quilombos no Rio Grande do Sul, Brasil. Santiago: Revista Chilena de Antropologia Cultural, 2008, n. 11, p. 1-14.

DOUTORADO

  • Dogantan-Dack, Mine. The art of research in live music performance. Music Performance Research. Royal Northern College of Music, 2012, v. 5, p. 34-38.
  • Gauldin, Robert. Reference and association in the Vier Lieder, Op. 2, of Alban Berg. Music Theory Spectrum. University of California, 1999, v. 21, No. 1, p. 32-42.
  • Nettl, Bruno. Come back and see me next Tuesday: Essentials of fieldwork. In: Nettl, Bruno. The study of Ethnomusicology: Thirty-one issues and concepts. Illinois: University of Illinois, 1983-2005, p. 150-166
  • Richmond, James et alii. Engagement and skill development through an innovative classroom music program. International Journal of Music Education, 2016, v. 34, p. 143-160.
  • Tomlinson, Gary. Musicology, Anthropology, History. In: Clayton, Martin; Herbert, Trevor; Middleton, Richard (Eds.). The cultural study of Music: a critical introduction. New York: Routledge, 2003, p. 31-43.