(Os arquivos em formato PDF relativos aos excertos listados podem ser solicitados pelo e-mail posgraduacao@musica.ufrj.br)
MESTRADO
ARTIGOS CIENTÍFICOS EM INGLÊS
Área: Educação Musical – Linha: Música, Educação e Diversidade
- DUNBAR-HALL, Peter. Ethnopedagogy: Culturally contextualised learning and teaching as an agent of change. Action, Criticism, and Theory for Music Education, v. 8, n. 2, p. 60-78, 2009.
Área: Musicologia – Linha: Etnografia das Práticas Musicais
- NETTL, Bruno.What are the great discoveries of your field? Informal comments on the contributions of ethnomusicology. Muzikoloski Zbornik, v. 51, n. 2, p. 163-174, 2015.
Área: Musicologia – Linha: História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana
- DENORA, Tia. How is extra-musical meaning possible? Music as a place and space for “work”. Sociological Theory, v. 4, n. 1, p. 84-94, 1986.
Área: Processos Criativos – Linha: Poéticas da Criação Musical
- Projeto: As escutas: o som, o ritmo e as materialidades – CAESAR, R. Technographic listening: an experiment in feedback. Interference Journal, v. 6. Disponível em: < http://www.interferencejournal.org/technographic-listening-an-experiment-in-feedback >. Acesso em: 21 abr. 2021.
- Projeto: Conservação e inovação nas poéticas musicais contemporâneas – AGAMBEN, Giorgio. What is the Contemporary? In: AGAMBEN, Giorgio. “What Is an Apparatus?” and Other Essays. Stanford: Stanford University Press, 2009. p. 39-54.
- Projeto: Desenvolvimento de sistemas composicionais – BRUNO DEGAZIO, The Schillinger system of musical composition and contemporary computer music. Disponível em: < https://source.sheridancollege.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=1009&context=faad_publications >. Acesso em: 21 abr. 2021.
Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos
- KIM, J. H. From the body image to the body schema, from the proximal to the distal: embodied musical activity toward learning instrumental musical skills. Frontiers in Psychology, Lausane, v. 11, article 101, p. 1-8, 2020.
DOUTORADO
ARTIGOS CIENTÍFICOS EM INGLÊS
Área: Musicologia – Linha: Etnografia das Práticas Musicais
- NETTL, Bruno.What are the great discoveries of your field? Informal comments on the contributions of ethnomusicology. Muzikoloski Zbornik, v. 51, n. 2, p. 163-174, 2015.
Área: Musicologia – Linha: História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana
- TARUSKIN, Richard. The poietic fallacy. The Musical Times, v. 145, n. 1886, p. 7-34, 2004.
Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos
- O’NEILL, S; SLOBODA, J. Responding to performers: listeners and audiences. In: RINK, J.; GAUNT, H.; WILLIAMON, A. Musicians in the Making: pathways to creative performance. New York: Oxford University Press, 2017. p. 322-340.
TEXTOS EM IDIOMAS ALTERNATIVOS
Área: Musicologia – Linha: Etnografia das Práticas Musicais – Projeto: Música, interesse público e justiça social
- MIÑANA BLASCO, Carlos. ¿Etnomusicologías “latinoamericanas”?: contextos, tensiones y confluencias en una mirada desde Colombia. Música e Cultura, n. 11, v. 1, p. 7-35, 2019.
Área: Musicologia – Linha: História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana – Projeto: Africanias: a música vocal brasileira e ibero-americana
- FRIEDEMANN, Nina S. de (1992) Huellas de africanía en Colombia. Thesaurus: boletín del Instituto Caro y Cuervo, v. 47, n. 3, p. 543-560, 1993.
Área: Musicologia – Linha: História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana – Projeto: Música brasileira dos séculos XIX e XX: práticas composicionais em perspectiva histórico-analítica (os candidatos deverão optar por um dos dois textos)
- SPRICK, Jan Philipp. Kann Musiktheorie ›historisch‹ sein? Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, v. 7, p. 145–164, 2010.
- DELLA SETA, Fabrizio. La musicologia europea oggi: quale identità? Il Saggiatore musicale, v. 13, n. 2, p. 307-313, 2006.
Área: Musicologia – Linha: História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana – Projeto: Patrimônio Musical: práticas, representações e políticas públicas
- CHAMBAT-HOUILLON, Marie-France; COHEN, Évelyne. Archives et patrimoines visuels et sonores. Sociétés & Représentations, v. 35, 2013, p. 9-14.
Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos – Projeto: A canção brasileira urbana: origens e práticas (os candidatos deverão optar por um dos dois textos)
- MONARI. G. Introduzione alla storia del concetto di ‘canto popolare’. In: MONARI. G. Atti della Terza Giornata di Studi in Ricordo di Domenico Cieri. Roma: Associazione Regionale Cori del Lazio, 2008. p. 7-24.
- DUBIAU-FEUILLERAC. M. La mélodie française comme déclamation de poèmes: l’exemple des Ariettes oubliées de Claude Debussy. Revue Musicorum, v. 11, p. 35-51, 2012.
Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos – Projeto: Música brasileira para instrumentos de sopro: texto e performance (os candidatos deverão optar por um dos dois textos)
- COURLANGEON. P. L’expérience de la précarité dans les professions artistiques: la cas des musiciens interprètes. Sociologie de l’Art, v. 5, n. 3, p. 77-110, 2004.
- LIBIN. L. Progresso, adattamento ed evoluzione degli strumenti musicali. Disponível em: < https://users.unimi.it/musica/cons/libin.pdf >. Acesso em: 19 abr. 2021.
Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos – Projeto: Repertório camerístico brasileiro: texto e performance, séculos XIX e XX
- BARBUSCIA. A. La pratique musicale, entre l’art et la mécanique: les effects du metronome sur le champ musical au XIXe siècle. Revue d’histoire du XIXe siècle, v. 45, p. 53-68, 2012.
Área: Processos Criativos – Linha: Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos – Projeto: O ato da performance musical: processos mentais e prática pedagógica
- FAUVEL, B.; GROUSSARD, M.; DESGRANGES, B.; PLATEL. H. Pratique musicale et plasticité cérébrale: l’expertise musicale permet-elle de se préserver du vieillissement neurocognitif? Revue de Neuropsychologie, v. 4, n. 2, p. 131-137, 2012.