Editais 2022 – Bibliografia (Prova Dissertativa Geral)

(Os arquivos em formato PDF relativos aos excertos listados podem ser solicitados, após a inscrição, pelo e-mail posgraduacao@musica.ufrj.br)

MESTRADO

  1. CERNEV, Francine Kemmer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: uma perspectiva metodológica para o ensino de música. Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 23-40, 2018.
  2. NETTL, Bruno. Quem espreita por sobre os meus ombros? Música e Cultura, v. 11, n. 12, p. 11-42, 2021.
  3. CARVALHO, Mário Vieira de. As ciências musicais na transição de paradigma. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n. 14, p. 211-233, 2001.
  4. MOREIRA, Gabriel Ferrão; NAVIA, Gabriel H. Bianco. Período, sentença ou híbridos? Aplicações da teoria das funções formais no estudo da forma do choro. Musica Theorica, v. 4, n. 2, p. 159-181, 2019.
  5. PASSOS, Marcelo Rocha dos; RONQUI, Paulo Adriano. A performance e os recursos técnico-interpretativos de Márcio Montarroyos: análise de seus solos improvisados no disco Stone Alliance. Revista Vórtex, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 1-43, 2019.

DOUTORADO

  1. BOWMAN, Wayne. Reconceiving music and music education as ethical practices. Revista da Abem, v. 28, p. 162-176, 2020.
  2. MINKS, Amanda; OCHOA GAUTIER, Ana María. Music, Language, Aurality: Latin American and Caribbean Resoundings. Annual Review of Anthropology, v. 50, p. 23-39, 2021.
  3. WEBER, William. The History of Musical Canon. In EVERIST, Mark; COOK, Nicholas. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 1999. p. 336–55.
  4. DUCHARME, Michael. Channeling Tristan: The Origins of Horizontal and Vertical Synthesis in Schoenberg’s First String Quartet. 2012. Academia.edu. Disponível em https://www.academia.edu/5552832/Channeling_Tristan_The_Origins_of_Horizontal_and_Vertical_Synthesis_in_Schoenbergs_First_String_Quartet. Acesso em 10/02/2022.
  5. CARUSO, Giusy; COOREVITS, Esther; NIJS, Luc; LEMAN, Marc. Gestures in Contemporary Music Performance: A Method to Assist the Performer’s Artistic Process. Contemporary Music Review, p. 1-21, 2016.