Editais de Ingresso 2020 – Bibliografia (Prova Dissertativa Geral)

(Os arquivos em formato PDF relativos aos excertos listados podem ser solicitados, após a inscrição, pelo e-mail posgraduacao@musica.ufrj.br)

DOUTORADO

  1. ALLSUP, Randall Everett. Mutual Learning and Democratic Action in Instrumental Music Education. Journal of Research in Music Education, spring 2003, v. 51, n. 1, p. 24-37.
  2. NATTIEZ, Jean-Jacques; ELLIS, Katharine. Can one speak of narrativity in Music? Journal of the Royal Association, 1990, v. 115, n. 2, p. 240-257.
  3. NETTL, Bruno. What are the great discoveries of your field? Informal comments on the contributions of Ethnomusicology. Musicological Annual, 2015, L1/2.
  4. WEGMAN, Rob. Historical musicology is still possible? In: Clayton, Martin; Herbert, Trevor; Middleton, Richard. The cultural study of music: a critical introduction. New York/London: Routledge, 2003, pp. 136-145.
  5. WHITALL, Arnold. Composer–performer collaborations in the long twentieth century. In: Clarke, Eric F. and Doffman, Mark. Distributed Creativity: Collaboration and Improvisation in Contemporary Music. New York: Oxford Scholarship Online, 2017, p. 21-36.

MESTRADO

  1. COSTA LIMA, Paulo. Composicionalidade: teoria e prática do compor no horizonte da atualidade. In: Volpe, Maria Alice. Teoria, crítica e música na atualidade – série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, 2012, p. 117-132.
  2. DIAS, Juliana Braz. Sentimentos Vividos: experiências com a música caboverdiana. Música e Cultura, 2016, v. 5, p. 1-12.
  3. FERRAZ, Silvio; PADOVANI, José Henrique. Proto-História, evolução e situação atual das técnicas estendidas na criação musical e na performance. Música Hodie, 2011, v. 11, n. 2, p. 11-35.
  4. MACHADO NETO, Diósnio. Em torno da Musicologia brasileira: ensaio sobre a relação com a análise musical. In: Rocha, Edite e Baeta Zile , José Antônio. Musicologia[S] – Série: Diálogos com o som, 2016, p. 99-112.
  5. NARITA, Flávia. Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal. Revista da ABEM, 2015, v. 23, n. 35, p. 62-75