Editais de seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado em Música 2018 – Editais 549 e 550/2017 – Provas e agenda de defesas

PROVAS

Prova Dissertativa Geral (Doutorado e Mestrado 2018, comissões avaliadoras serão publicadas em breve)

  1. A prova ocorrerá no dia 23 de novembro, quinta-feira, de 9:00 às 13:00, nas salas 2116 e 2102 da Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
  2. A prova consistirá na dissertação sobre duas questões relacionadas à bibliografia divulgada junto com o Edital. As duas questões, escolhidas pelo candidato entre 10 questões propostas, devem ser de linhas distintas, incluindo ou não a linha de vinculação do candidato;
  3. As respostas devem ser entregues redigidas com caneta;
  4. Não será permitido qualquer uso de aparelhos eletrônicos ou celulares.

Prova Dissertativa Específica (Mestrado 2018, comissões avaliadoras serão publicadas em breve)

  1. A prova ocorrerá no dia 24 de novembro, sexta-feira, de 9:00 às 13:00, nas salas 2116 e 2102 da Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
  2. A prova consistirá na dissertação sobre duas questões relativas a um artigo em língua inglesa,  relacionado à linha de vinculação do candidato. O artigo será entregue junto com a prova respectiva a cada candidato, como anexo;
  3. As questões e as respostas serão formuladas em português e devem ser redigidas com caneta;
  4. Não será permitido qualquer uso de aparelhos eletrônicos ou celulares;
  5. Será permitido o uso de dicionários apenas em edição física (papel).

Prova Dissertativa Específica e Prova de Idiomas (Doutorado 2018, bancas serão publicadas em breve)

  1. As provas ocorrerão sucessivamente no dia 24 de novembro, sexta-feira, de 9:00 às 13:00, nas salas 2116 e 2102 da Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
  2. O candidato poderá distribuir o tempo entre as duas provas, livremente;
  3. A Prova Dissertativa Específica consistirá na dissertação sobre duas questões relativas a um artigo em língua inglesa,  relacionado à linha de vinculação do candidato. O artigo será entregue junto com a prova respectiva a cada candidato, como anexo;
  4. As questões e as respostas serão formuladas em português e devem ser redigidas com caneta;
  5. A Prova de Idiomas consistirá na tradução de texto vinculado à Área de Concentração pretendida pelo candidato, em língua estrangeira específica ao Projeto de Pesquisa a que o candidato submete seu anteprojeto. O texto será entregue junto com a prova respectiva a cada candidato, como anexo;
  6. A tradução deve ser redigida com caneta;
  7. Em ambas as provas, não será permitido qualquer uso de aparelhos eletrônicos ou celulares;
  8. Será permitido o uso de dicionários apenas em edição física (papel).

Defesas de Anteprojeto (Mestrado e Doutorado 2018, bancas publicadas abaixo)

  1. As defesas ocorrerão de acordo com a agenda publicada abaixo, na Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
  2. A defesa durará 20 minutos, sendo que o candidato disporá de até 15 minutos para expor discursivamente a proposta de seu anteprojeto, sendo arguido livremente pela banca pelo tempo restante.
  3. Não serão permitidos o uso de projeção ou aparelhos de som.

DEFESAS DE ANTEPROJETO – AGENDA

MESTRADO

Área Educação Musical – Linha Música, Educação e Diversidade

Educação Musical na Diversidade: o processo criativo coletivo e o empoderamento da pessoa em sofrimento psíquico – Comissão de avaliação: profs. Thelma Sydenstricker, Sergio Alvares, João Miguel Bellard Freire

Quarta-feira, 22 de novembro de 2017, sala 2105

16:30  Luís Alberto Figueiredo Menezes

Musicalidade Abrangente na pós-modernidade: processos integrados de produção, transmissão e aquisição de conhecimento musical em situações formais, não-formais e informais de ensino e aprendizagem na diversidade etnográfica das vivências musicais no Brasil – Comissão de avaliação: profs. Sergio Alvares, Thelma Sydenstricker, João Miguel Bellard Freire

Quarta-feira, 22 de novembro de 2017, sala 2105

11:00 André Macri Rodrigues
11:30 Carlos Henrique Fernandes
12:00 Danielle Dias Lima
12:30 Gustavo Jimenez Pereira

14:00 Heloisio Costa de Oliveira
14:30 Luiz Felipe de Oliveira Gomes
15:00 Paulo dos Santos
15:30 Priscilla Hygino Rodrigues Da Silva Donato
16:00 Thalita Thais Pereira da Silva Barbosa

Área Musicologia – Linha Etnografia das Práticas Musicais

Música, pesquisa-ação participativa e processos político-sociais no mundo lusófono: um estudo comparativo – Comissão de avaliação: profs. Samuel Araujo, José Alberto Salgado e AntonioAugusto

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2106

15:30 Igor Cavalcante de Sá

Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música – Comissão de avaliação: profs. José Alberto Salgado, Samuel Araujo e Antonio Augusto

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2106

14:00 Antonio Pedro Lira Campello Gama
14:30 João Luís dos Santos Meneses
15:00 Monalisa Carolina Bezerra da Silveira

Área Musicologia – Linha História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana

A música alemã no Brasil, 1870-1945. Ideias – funções – transferências – Comissão de avaliação: profs. João Vidal, Antonio Augusto e Regina Meirelles

Terça-feira, 21 de novembro, sala 2107

14:00 Noel Hansen do Nascimento

Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África – Comissão de avaliação: profs. Andrea Adour, Marcelo Verzoni, Frederico Barros

Sexta-feira, 24 de novembro, sala 2105

14:00 Ana Daniela dos Santos Rufino
14:30 Eduardo Fonseca de Brito Lyra
15:00 Giselle Justino Fonseca
15:30 Jonas dos Santos Maia
16:00 Leonardo Dos Santos Silva Soares
16:30 Ricardo Nunes Coimbra
17:00 Thiago da Silva Pires
17:30 Victor Carlos Santos de Oliveira

Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas, parte I: o longo século XIX – Comissão de avaliação: profs. Antonio Augusto, João Vidal e Regina Meirelles

Terça-feira, 21 de novembro, sala 2107

14:30 Estevão Roque Fideles
15:00 Nilson de Oliveira Coelho
15:30 Ramon Theobald Seabra da Cruz
16:00 Wellerson de Lima Da Silva

Área Processos Criativos – Linha Poéticas da Criação Musical

Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular – Comissão de avaliação: Profs. Carlos Almada, Liduino Pitombeira e Pedro Bittencourt

Terça-feira, 21 de novembro, sala 2106

11:30 Adriel Felipe Viturino da Silva
12:00 Rodrigo Balthar Furman

Poéticas da música eletroacústica brasileira  – Comissão de avaliação: Profs. Rodrigo Cicchelli, Rodolfo Caesar e Marcos Nogueira

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2101

13:00 Severino Henrique Soares Correia

Área Processos Criativos – Linha Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos

A canção brasileira urbana: origens e práticas – Comissão de avaliação: Profs. Alberto Pacheco, Pedro Bittencourt e Carlos Almada

Terça-feira, 21 de novembro, sala 2106

14:00 Daniela da Silva Moreira
14:30 Dhulyan Contente Paulo
15:00 Erick de Castro Valverde
15:30 Rafaela Vieira Fernandes
16:00 Robson da Silva Lemos

Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance – Comissão de avaliação: Profs. Midori Maeshiro, Marcos Nogueira e Liduino Pitombeira

Terça-feira, 21 de novembro, sala 2117

09:00 Anne Caroline Amberget Garcia
09:30 Antonio Henrique de Souza Santos

Música Brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação – Comissão de avaliação: profs. Paulo Sá, Aloysio Fagerlande, Liduino Pitombeira

Terça-feira, 21 de novembro, sala 2107

10:00 Azael Ferreira de Carvalho Neto
10:30 Marcelo de Azevedo Moreira

Música brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas – Comissão de avaliação: Aloysio Fagerlande, Paulo Sá, Liduino Pitombeira

Terça-feira, 21 de novembro, sala 2107

11:00 Gilson Antunes dos Santos Junior

Performance e sonoridade coral – Comissão de avaliação: profs. Maria José Chevitarese, Aloysio Fagerlande, Carlos Almada

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2113

12:00 Miriã Cristini Garcia Valeriano de Matosa
12:30 Renato Mota Marins dos Santos

Performance musical: aspectos cognitivos e pedagógicos –  Comissão de avaliação: profs. Marcos Nogueira Midori Maeshiro e Pauxy Gentil-Nunes

Terça-feira, 21 de novembro, sala 2117

10:00 Bernardo Gimenes Fantini
10:30 João Gabriel Caldeira Pires Ferrari
11:00 José Washington Florencio da Silva

 

DOUTORADO

Área Educação Musical – Linha Música, Educação e Diversidade

Educação Musical na Diversidade: o processo criativo coletivo e o empoderamento da pessoa em sofrimento psíquico – Comissão avaliadora: profs. Thelma Sydenstricker, Sergio Alvares e Samuel Araujo

Sexta-feira, 24 de novembro, sala 2107

16:00 Patrick Ribeiro do Val

Musicalidade Abrangente na pós-modernidade: processos integrados de produção, transmissão e aquisição de conhecimento musical em situações formais, não-formais e informais de ensino e aprendizagem na diversidade etnográfica das vivências musicais no Brasil – Comissão avaliadora: profs. Sergio Alvares, Thelma Sydenstricker e Samuel Araujo

Sexta-feira, 24 de novembro, sala 2107

14:00 Nilton Soares da Silva Junior
14:30 Rafael Severiano de Oliveira
15:00 Rogério Barroso Lopes
15:30 Solange Pereira de Abreu

Área Musicologia – Linha Etnografia das Práticas Musicais

Música, pesquisa-ação participativa e processos político-sociais no mundo lusófono: um estudo comparativo – Comissão avaliadora: profs. Samuel Araujo, José Alberto Salgado e Antonio Augusto

Quarta feira, 22 de novembro, sala 2106

11:30 Leonardo Moraes Batista

Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música – Comissão avaliadora: profs. José Alberto Salgado, Samuel Araujo e Antonio Augusto

Quarta feira, 22 de novembro, sala 2106

12:00 Anna Paes de Carvalho

Área Musicologia – Linha História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana

Cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro do século XX – Comissão avaliadora: profs. Marcelo Fagerlande, Maria Alice Volpe e Marcia Taborda

Sexta-feira, 24 de novembro, sala 2106

14:00 Marcelo Ferreira Portela Nunes

Patrimônio Musical: práticas, representações e políticas públicas – Comissão avaliadora: profs. Maria Alice Volpe, Marcia Taborda e Pauxy Gentil-Nunes

Sexta-feira, 24 de novembro, sala 2106

14:30 Adler dos Santos Tatagiba
15:00 Daniel Salgado da Luz Moreira
15:30 Ivette Janet Céspedes Gómez
16:00 José Jarbas Pinheiro Ruas Junior
16:30 Karina Elizabeth
17:00 Luiz Henrique Ramos Ribeiro
17:30 Paulo Rogério Campos de Faria

Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas, parte I: o longo século XIX – Comissão avaliadora: profs. Antonio Augusto, Maria Alice Volpe e Samuel Araujo

Quarta feira, 22 de novembro, sala 2106

13:00 Elber Ramos Bonfim

Área Processos Criativos: Linha Poéticas da criação musical

A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos – Comissão avaliadora: Marcos Nogueira, Pauxy Gentil-Nunes e Midori Maeshiro

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2101

12:00 Nilo Rafael Baptista de Mello

Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular – Comissão avaliadora: Carlos Almada, Pauxy Gentil-Nunes e Midori Maeshiro

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2101

11:30 Diogo Rebel e Carvalho

Expansão, integração e novas interlocuções da Análise Particional – Comissão avaliadora: Pauxy Gentil-Nunes, Carlos Almada e Midori Maeshiro

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2101

11:00 Bernardo Ramos Pinto

MOUSIKÉ: um princípio de articulação do conhecimento desde a música – Comissão avaliadora: profs. Antonio Jardim, Carlos Almada e Aloysio Fagerlande

Quarta feira, 22 de novembro, sala 2101

09:00 Danielle Myriam Dumont
09:30 Elton Ribeiro Pinheiro
10:00 Kelly Davis Cruz Moura
10:30 Samuel da Silva

Música, som e ritmo: atualizando a Zoophonie de Hercule Florence – Comissão avaliadora: profs. Rodolfo Caesar, Pauxy Gentil-Nunes e Marcos Nogueira

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2101

12:30 Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Poéticas da música eletroacústica brasileira – Comissão avaliadora: profs. Rodrigo Cicchelli, Rodolfo Caesar e Marcos Nogueira

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2101

13:30 Cláudio José Bezz

Produção de obras originais a partir da modelagem sistêmica do primeiro caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri – Comissão avaliadora: Liduino Pitombeira, Marcos Nogueira e Midori Maeshiro

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2101

16:30 Roberto Macedo Ribeiro

Área Processos Criativos – Linha Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos

Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance – Comissão avaliadora: Midori Maeshiro, Marcos Nogueira e Liduino Pitombeira

 Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2101

16:00 Flávio Augusto Borges de Oliveira

Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação – Comissão avaliadora: Paulo Sá, Aloysio Fagerlande e Pauxy Gentil-Nunes

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2113

14:00 Felipe Clark Portinho
14:30 Fernando Novaes Duarte
15:00 Hugo Farias de Sousa
15:30 Ivan Mendes de Souza Paparguerius

Música Brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas – Comissão avaliadora: Aloysio Fagerlande, Paulo Sá e Pauxy Gentil-Nunes

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2113

16:00 Albert Savino Khattar
16:30 Vinicius Macedo Santos

O repertório brasileiro camerístico e para piano solo dos Séculos XX e XXI: considerações técnico-interpretativas para a construção da performance musical – Comissão avaliadora: Ana Paula da Matta, Maria José Chevitarese e Marcelo Verzoni

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2113

09:00 Patrícia Marinho Mol

Performance e sonoridade coral – Comissão avaliadora: Maria José Chevitarese, Marcos Nogueira, Rodolfo Caesar

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2113

09:30 Bruno Boechat Roberty

Performance musical: aspectos cognitivos e pedagógicos – Comissão avaliadora: Marcos Nogueira, Maria José Chevitarese e Rodolfo Caesar

Quarta-feira, 22 de novembro, sala 2113

10:00 Carlos Andre Weidt Mendes
10:30 Claudio Alves e Silva
11:00 Denize Rodrigues Cerqueira
11:30 Eduardo de Carvalho Torres

PROVAS DE IDIOMA (DOUTORADO)

ALEMÃO

Comissão avaliadora: João Vidal, Marcelo Verzoni, Marcelo Fagerlande

1. Paulo Rogério Campos de Faria

ESPANHOL

Comissão avaliadora: Maria Alice Volpe, Regina Meirelles, Samuel Araujo

1. Adler dos Santos Tatagiba
2. Ivette Janet Cespedes Gomez
3. José Jarbas Pinheiro Ruas Junior
4. Karina Clavijo Aguirre
5. Leonardo Moraes Batista
6. Samuel da Silva

FRANCÊS

Comissão avaliadora: Alberto Pacheco, Ana Paula da Matta, Pauxy Gentil-Nunes, Pedro Bittencourt, Regina Meirelles, Rodolfo Caesar.

1. Anna Paes de Carvalho
2. Albert Savino Khattar
3. Bernardo Ramos Pinto
4. Bruno Boechat Roberty
5. Carlos André Weidt Mendes
6. Claudio Alves e Silva
7. Cláudio José Bezz
8. Denize Rodrigues Cerqueira
9. Diogo Rebel e Carvalho
10. Eduardo de Carvalho Torres
11. Elber Ramos Bonfim
12.Elton Ribeiro Pinheiro
13. Felipe Clark Portinho
14. Fernando Novaes Duarte
15. Flávio Augusto Borges de Oliveira
16. Hugo Farias de Sousa
17. Ivan Mendes de Souza Paparguerius
18. Kelly Davis Cruz Moura
19. Luiz Henrique Ramos Ribeiro0
20. Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
21. Nilo Rafael Baptista de Mello
22. Nilton Soares da Silva Junior
23. Patrícia Marinho Mol
24. Patrick Ribeiro do Val
25. Rafael Severiano de Oliveira
26. Roberto Macedo Ribeiro
27. Rogério Barroso Lopes
28. Solange Pereira de Abreu
29. Vinicius Macedo Santos

ITALIANO

Comissão avaliadora: Alberto Pacheco, João Vidal,  João Guilherme Ripper (convidado)

1. Daniel Salgado da Luz Moreira
2. Marcelo Ferreira Portela Nunes