Editais de seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado em Música 2019 – Editais 742 e 743/2017 – Provas e agenda de defesas

PROVAS

Prova Dissertativa Geral (Doutorado e Mestrado 2019, comissões avaliadoras serão publicadas em breve)

  1. A prova ocorrerá no dia 06 de novembro, terça-feira, de 9:00 às 13:00, nas salas 2116 e 2102 da Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
  2. A prova consistirá na dissertação sobre duas questões relacionadas à bibliografia divulgada junto com o Edital. As duas questões, escolhidas pelo candidato entre 10 questões propostas, devem ser de linhas distintas, incluindo ou não a linha de vinculação do candidato;
  3. As respostas devem ser entregues redigidas com caneta;
  4. Não será permitido qualquer uso de aparelhos eletrônicos ou celulares.
  5. Todo o material utilizado na prova será fornecido pelo Programa, sendo vedado qualquer tipo de consulta aos textos fornecidos ou qualquer outro impresso ou eletrônico.

Prova Dissertativa Específica (Mestrado 2019, comissões avaliadoras serão publicadas em breve)

  1. A prova ocorrerá no dia 07 de novembro, quarta-feira, de 9:00 às 13:00, nas salas 2116 e 2102 da Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
  2. A prova consistirá na dissertação sobre duas questões relativas a um artigo em língua inglesa,  relacionado à linha de vinculação do candidato. O artigo será entregue junto com a prova respectiva a cada candidato, como anexo;
  3. As questões e as respostas serão formuladas em português e devem ser redigidas com caneta;
  4. Não será permitido qualquer uso de aparelhos eletrônicos ou celulares;
  5. Será permitido o uso de dicionários apenas em edição física (papel).

Prova Dissertativa Específica e Prova de Idiomas (Doutorado 2019, bancas serão publicadas em breve)

  1. As provas ocorrerão sucessivamente no dia 07 de novembro, quarta-feira, de 9:00 às 13:00, nas salas 2116 e 2102 da Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
  2. O candidato poderá distribuir o tempo entre as duas provas, livremente;
  3. A Prova Dissertativa Específica consistirá na dissertação sobre duas questões relativas a um artigo em língua inglesa,  relacionado à linha de vinculação do candidato. O artigo será entregue junto com a prova respectiva a cada candidato, como anexo;
  4. As questões e as respostas serão formuladas em português e devem ser redigidas com caneta;
  5. A Prova de Idiomas consistirá na tradução de texto vinculado à Área de Concentração pretendida pelo candidato, em língua estrangeira específica ao Projeto de Pesquisa a que o candidato submete seu anteprojeto. O texto será entregue junto com a prova respectiva a cada candidato, como anexo;
  6. A tradução deve ser redigida com caneta;
  7. Em ambas as provas, não será permitido qualquer uso de aparelhos eletrônicos ou celulares;
  8. Será permitido o uso de dicionários apenas em edição física (papel).

Defesas de Anteprojeto (Mestrado e Doutorado 2019, bancas publicadas abaixo)

  1. As defesas ocorrerão de acordo com a agenda publicada abaixo, na Escola de Música da UFRJ, prédio III, Edifício Ventura – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar, Centro – Rio de Janeiro. Atenção: é imprescindível o comparecimento com pelo menos 20 minutos de antecedência, para retirada do crachá na portaria; para usar os elevadores, é preciso digitar o número 21 e apertar a tecla confirma; é vedada a entrada no edifício de visitantes trajando bermuda e/ou chinelos.
  2. A defesa durará 20 minutos, sendo que o candidato disporá de até 15 minutos para expor discursivamente a proposta de seu anteprojeto, sendo arguido livremente pela banca pelo tempo restante.
  3. Não serão permitidos o uso de projeção ou aparelhos de som.

DEFESAS DE ANTEPROJETO – AGENDA

MESTRADO

Área Educação Musical – Linha Música, Educação e Diversidade

Musicalidade Abrangente na pós-modernidade: processos integrados de produção, transmissão e aquisição de conhecimento musical em situações formais, não-formais e informais de ensino e aprendizagem na diversidade etnográfica das vivências musicais no Brasil

(Comissão de Avaliação: profs. Sergio Alvares, Fabio Adour, Sara Cohen)

Quinta-feira, 08/11, sala 2016

09:00 Arthur Antonio Fernandes da Silveira
09:30 Cindy Helenka Alves
10:00 Cláudio Pereira de Souza
10:30 Helena Nagagata Lyrio

(Comissão de Avaliação: profs. Sergio Alvares, João Miguel Bellard, Sara Cohen)

11:00 Rafael Cruz Camacho
11:30 Simone Franco Valle
12:00 Vicente dos Santos Gonçalves de Miranda

Área Musicologia – Linha Etnografia das Práticas Musicais

Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música (Comissão de Avaliação: profs. Frederico Barros, Samuel Araujo, Marcia Taborda)

Terça-feira, 06/11, Sala 2105

17:30 Yuri Villar Gomez

Área Musicologia – Linha História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana

Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África (Comissão de Avaliação: profas. Andrea Adour, Maria Alice Volpe, Regina Meirelles)

Terça-feira, 06/11, Sala 2106

14:30 Giselle Justino Fonseca
15:00 Simone Miranda Simões

O violão no Rio de Janeiro: o olhar para a trajetória social (Comissão de Avaliação: profs. Marcia Taborda, Antonio Augusto, Regina Meirelles)

Terça-feira, 06/11, Sala 2104

15:30 Lucas Félix da Costa Gonçalves
16:00 Saulo Luiz Vieira Ligo Junior

Patrimônio Musical: práticas, representações e políticas públicas (Comissão de Avaliação: profas. Maria Alice Volpe, Andrea Adour, Regina Meirelles)

Terça-feira, 06/11, Sala 2106

14:00 Amanda Oliveira de Souza

Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas, parte I: o longo século XIX (Comissão de Avaliação: profs. Antonio Augusto, João Vidal, Frederico Barros)

Terça-feira, 06/11, Sala 2104

17:00 Alessandra Alexandroff Netto

Área Processos Criativos – Linha Poéticas da Criação Musical

Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular (Comissão de Avaliação: profs. Carlos Almada, Liduino Pitombeira, Fabio Adour)

Quinta-feira, 08/11, Sala 2101

12:00 Claudia Usai Gomes
12:30 João Travassos Penchel
13:00 Max Kühn Barcellos da Rocha

Poéticas da música eletroacústica brasileira (Comissão de Avaliação: profs. Rodrigo Cicchelli, Marcos Nogueira, Pedro Bittencourt)

Quinta-feira, 08/11, Sala 2105

12:00 Frederico Santiago Ribeiro da Encarnação

Área Processos Criativos – Linha Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos

Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas (Comissão de Avaliação: profs. Pedro Bittencourt, Pauxy Gentil-Nunes, Liduino Pitombeira)

Quinta-feira, 08/11, Sala 2105

11:00 Fernando Henrique dos Santos
11:30 Rafael de Barros de Castro


DOUTORADO

Área Educação Musical – Linha Música, Educação e Diversidade

Educação Musical na Diversidade: o processo criativo coletivo e o empoderamento da pessoa em sofrimento psíquico (Comissão de Avaliação: profs. Thelma Alvares, Sergio Alvares, José Alberto)

Terça-feira, 06/11, Sala 2104

14:30 Nathália Martins da silva

Área Musicologia – Linha Etnografia das Práticas Musicais

Práticas de interlocução e registro etnográfico sobre o trabalho com música (Comissão de Avaliação: profs. José Alberto Salgado, Samuel Araujo, Thelma Alvares)

Terça-feira, 06/11, Sala 2104

15:00 Hudson Cláudio Neres Lima

Área Musicologia – Linha História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana

Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África (Comissão de Avaliação: profs. Andrea Adour, Marcelo Fagerlande, Samuel Araujo)

Terça-feira, 06/11, Sala 2105

15:30 Rafael Bezerra de Souza
16:00 Silas Barbosa de Oliveira

Cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro do século XX (Comissão de Avaliação: profs. Marcelo Fagerlande, Marcia Taborda, Regina Meirelles)

Terça-feira, 06/11, Sala 2105

17:00 Maria Aida Falcão Santos Barroso

Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história e perspectivas interpretativas, parte I: o longo século XIX (Comissão de Avaliação: profs. Antonio Augusto, Marcia Taborda. Regina Meirelles)

Terça-feira, 06/11, Sala 2104

16:30 Charlene Neotti Gouveia Machado

Área Processos Criativos: Linha Poéticas da criação musical

Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular (Comissão de Avaliação: profs. Carlos Almada, Liduino Pitombeira, Midori Maeshiro)

Quinta-feira, 08/11, Sala 2101

09:00 Ariane Isabel Petri
09:30 Raissa Anastasia de Souza Melo

MOUSIKÉ: um princípio de articulação do conhecimento desde a música (Comissão de Avaliação: profs. Antonio Jardim, Marcos Nogueira, Ana Paula da Matta)

Quinta-feira, 08/11, Sala 2105

09:00 Elton Ribeiro Pinheiro
09:30 Priscila Loureiro Reis
10:00 Rubia Mara de Almeida Siqueira

Área Processos Criativos – Linha Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos

A canção brasileira urbana: origens e práticas (Comissão de Avaliação: profs. Alberto Pacheco, Marcia Taborda, Liduino Pitombeira)

Quinta-feira, 08/11, Sala 2101

10:00 Régis Luís de Carvalho Silva
10:30 Ruthe Zoboli Pocebon

Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance (Comissão de Avaliação: profs. Midori Maeshiro, Marcos Nogueira, Carlos Almada)

Quinta-feira, 08/11, Sala 2101

11:00 Claudia Marcia Dourado Feitosa Moraes 

Performance musical: aspectos cognitivos e pedagógicos (Comissão de Avaliação: profs.  Midori Maeshiro, Marcos Nogueira, Carlos Almada)

Quinta-feira, 08/11, Sala 2101

11:30 Claudio Alves e Silva

PROVAS DE IDIOMA (DOUTORADO)

ALEMÃO

Comissão avaliadora: João Vidal, Marcelo Fagerlande, Carlos Almada

ESPANHOL

Comissão avaliadora: Maria Alice Volpe, Regina Meirelles, Samuel Araujo

FRANCÊS

Comissão avaliadora: Alberto Pacheco, Ana Paula da Matta, Pauxy Gentil-Nunes, Pedro Bittencourt, Regina Meirelles, Rodolfo Caesar.

ITALIANO

Comissão avaliadora: Alberto Pacheco, João Vidal, João Guilherme Ripper (convidado)