Educação Musical e Musicalidade Abrangente (MUD762) – Ementa
Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos
A disciplina aborda a vivência musical unificada, levando-se em consideração as existentes subdivisões da música em disciplinas e suas relações com o todo, ou seja, com a música integralmente como área do conhecimento. O conceito de integração é central à definição de musicalidade abrangente. Enfocam-se as práticas interpretativas individuais e coletivas, teoria e análise musical, composição e improvisação, metodologias pedagógicas e aspectos históricos e sociológicos da música como subáreas convenientes para um aprofundamento especializado. A partir de uma abordagem transversal das diversas disciplinas em que a música se fragmentou durante os últimos séculos, discute-se um enfoque interdisciplinar que possa proporcionar uma vivência musical mais significativa, expansiva e integralizada.
REFERÊNCIAS
BERLYNE, D. E. Studies in the experimental aesthetics: steps toward an objective psychology of aesthetics appreciation. Toronto: John Wiley. 1966
CARLSEN, James. Developing aural perception of music in context. Journal of Research in Music Education, pp. 47-50. 1970-71
COOKSEY, John. Developing an objective approach to evaluating music performance. R. Colwell (org.) Symposium in music education: a festschrift for Charles Leonard. Urbana: University of Illinois Press. 1982
DEWEY, John. How we think. Lexington: D. C. Health and Company. 1933
DURKIN, K. K. & CROWTHER, R. D. Language in music education: research overview. Psychology of music, vol. 10, pg. 59-61. 1982
EISNER, Elliot. The educational imagination. Nova Iorque: McMillan. 1979.
GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures. Nova Iorque: Basic Books. 1973
HELLER, Jack & CAMPBELL, Warren. Models of language and intellect in music research. A. Motycka (org.) Music education for tomorrow’s society: selected topics. GMAT Music Press. 1976
MERRIAM, Sharan & SIMPSON, Edwin. A guide to research for educators and trainers of adults. Malabar: Robert E. Krieger. 1984
MURSELL, James. Human values in music education. Nova Iorque: Silver Burdett. 1934
SEASHORE, Carl. Measures of musical talent. Psychology of music, pg. 302-308. Nova Iorque: McGraw-Hill, 1938.
SERAFINE, Mary Louise. Music as cognition. Nova Iorque: Columbia University Press. 1988
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna. 2003.