Educação Musical na Diversidade: o símbolo e o processo de criação

Educação Musical na Diversidade: o símbolo e o processo de criação 📄
Thelma Alvares | Jeanine Bogaerts | João Gomes | Eleonora Grasset | Mackson Ramos

Resumo: Neste artigo, discutimos uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, na qual temos como foco de estudo o processo criativo coletivo das aulas de música com pessoas em sofrimento psíquico. De modo geral, a dimensão simbólica é pouco trabalhada em Educação Musical; não há reflexão sobre as possíveis conexões entre o trabalho musical, símbolos envolvidos neste processo e a vida dos alunos. Acreditamos que isso seja uma forma empobrecida de se trabalhar com música e Educação. Segundo Jung, uma imagem ou palavra é simbólica quando implica alguma coisa além do seu significado manifesto e imediato. Enfatizamos, neste artigo, a importância de símbolos presentes no processo criativo do grupo pesquisado.

Palavras-chave: Educação musical. Simbolismo. Criatividade. Sofrimento psíquico.