Estágio Docente Supervisionado – Doutorado (MUD 810)
Obrigatória / 30 horas-aula / 2 créditos
Realização de Estágio de Docência em curso de graduação na Escola de Música. As atividades estão relacionadas com o desen-volvimento e aplicação de planos de curso em disciplinas de graduação (do Bacharelado ou da Licenciatura) da Escola de Música, dando- se preferência às disciplinas que apresentem enfoque temático relacionado com a linha de pesquisa do doutorando. Visa dar ao aluno de doutorado maior experiência em docência, tornando-o mais capacitado para a possível atuação no magistério superior
Referências
BIANCHI et al. Manual de orientação. Estágio supervisionado. São Paulo: Thomson Learning; 2009.
BOLZAN, Dóris P. V.; ISAIA, Silvia M. A. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação. Porto Alegre nº 3, p. 489-501, set./dez. 2006.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, D.F., 20 de nov. de 1996. Disponível em . Acesso em: mar.2007.
BURIOLA. Estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez; 2011.
BUSATO, Avaliação nas práticas de ensino e estágios: a importância dos registros na reflexão sobre a ação docente. Porto Alegre: Mediação, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIORDANI, Estela M.; MENDES, Adriane M. M. A subjetividade no processo pedagógico das orientações no ensino superior. In: Ações educativas e estágio curriculares supervisionados. Deisi Sangoi Freitas, Estela Maris Giordani, Guilherme Carlos Corrêa (org.), Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007. p. 87-107.
KENSKI, V. Moreira. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In: A prática de ensino e o estágio supervisionado. Ivani C. A. Fazenda et al., Stela C. B. Piconez (coord.) Campinas: Papirus, 1991. p. 39-52.
MOREIRA, D. A. (org). Didática do ensino superior: técnica e tendências. Editora Pioneira,São Paulo, 1997.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria Socorro L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2011.