Estratégias de estudo relacionadas à contagem no aprendizado de Diário do Trapezista Cego (2006) de Roberto Victorio e Changes (1983) de Elliott Carter

Estratégias de estudo relacionadas à contagem no aprendizado de Diário do Trapezista Cego (2006) de Roberto Victorio e Changes (1983) de Elliott Carter 📄
Marco Antonio C. Correia Lima  | Marcia Ermelindo Taborda

Resumo: Ao longo dos séculos XX e XXI surgiram novas abordagens do ritmo, que se distinguem daquelas presentes na música escrita no Período da Prática Comum. Estas novas abordagens geram questões para o intérprete e demandam estratégias específicas para o estudo. A partir de proposições de Arthur Weisberg (1993) e de Thomas Pires (2012), da análise das partituras e do auto-relato do preparo das obras, o presente artigo trata das estratégias de estudo do ritmo relacionadas à contagem no estudo de Diário do Trapezista Cego (2006) de Roberto Victorio e de Changes (1983) de Elliott Carter. 

Palavras-chave: Contagem. Aprendizado do ritmo. Violão.