Estudos da motivação na performance musical: situação e novas direções

Estudos da motivação na performance musical: situação e novas direções 📄
Eduardo de Carvalho Torres

Resumo: Estudos que abordam motivação em música, no Brasil, são um acontecimento recente e que tem atraído, a cada ano, mais colaboradores. Investigações sobre motivação ocorrem, pelo menos, desde o início do século passado — às vezes sob outras nomenclaturas — em áreas como psicologia, administração e economia. Mais recentemente, o tema ganhou importância no campo da educação, resultando em avanços da pesquisa em educação musical. Tem-se notado que o conhecimento dos fatores que promovem (ou despromovem) a motivação pode contribuir para melhorar o desempenho dos estudantes. No caso do performer não há razão para não se acreditar que os resultados obtidos na pesquisa com estudantes, de modo geral, também se apliquem às atividades performáticas, sobretudo nos trabalhos de preparação. O objetivo do presente artigo é apresentar um panorama, mesmo que parcial, do que se tem pesquisado no Brasil sobre motivação, particularmente em performance musical. A pesquisa considerou, até seu estágio atual, a literatura dedicada aos estudos da motivação em educação musical, cognição musical, psicologia da música, performance e áreas afins.

Palavras-chave: Motivação. Performance musical. Cognição musical.