III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) IV Congresso Internacional de Música e Matemática – Chamada de trabalhos

English | Español

III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) 
IV Congresso Internacional de Música e Matemática

Teoria musical no Brasil: diálogos intercontinentais
Música e Matemática: diálogos intercontinentais

Chamada de trabalhos

Com os temas Teoria Musical no Brasil – Diálogos Intercontinentais e Música e Matemática – Diálogos Intercontinentais, a Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) e o Grupo de Pesquisas MusMat anunciam a realização conjunta do III Congresso da TeMA / IV Congresso Internacional de Música e Matemática.

O evento ocorrerá de 21 a 25 de outubro de 2019, no Rio de Janeiro e oferecerá palestras, conferências, mesas temáticas, sessões de comunicações e programação artística (concertos). Participam da realização também o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e o Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.

A chamada de trabalhos está aberta no período de 30 de junho a 30 de agosto de 2019. 

O evento propõe-se a discutir essencialmente o estado da arte no campo da teoria e análise musical, em diálogo com as bases teóricas advindas de outros continentes, principalmente Estados Unidos e Canadá, Europa e América Latina. Alguns campos teóricos considerados mais presentes nas pesquisas nacionais foram selecionados para debate, tais como: 1) Teorias Tonais; 2) Teorias Pós-Tonais; 3) Teorias rítmicas e métricas; 4) Teorias da Textura; 5) Teorias da Música Popular; 6) Teorias e tecnologias atuais.

Para a submissão de trabalhos (individuais ou coletivos), na forma de resumos expandidos, definem-se oito modalidades: 

  1. Diálogos entre composição e análise; 
  2. Objetividade e subjetividade na análise musical; 
  3. Perspectivas cognitivas na teoria e análise musical; 
  4. Perspectivas sistemáticas na teoria e análise musical; 
  5. Interdisciplinaridade na teoria e análise musical; 
  6. Perspectivas culturais na teoria e análise musical; 
  7. Estratégias metodológicas no ensino de teoria e análise musical; 
  8. Teorias e metodologias da composição e da análise musical assistidas por computador.

A submissão de trabalhos está aberta no período entre 30 de junho e 30 de agosto.

DIRETRIZES PARA AUTORES

1. Processo de submissão

Cada autor poderá submeter 03 (três) trabalhos no máximo para avaliação, considerando autoria e coautoria. Os textos deverão ser enviados em formato PDF, exclusivamente, para o endereço eletrônico do Congresso (tema.musmat.2019@musica.ufrj.br). Qualquer dúvida deve ser encaminhada pelo mesmo endereço eletrônico. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Congresso TeMA/MusMat. Uma segunda chamada, contemplando os textos completos para publicação nos Anais do evento, será aberta posteriormente aos participantes do evento, com prazo final até 31 de março de 2020.

2. O trabalho

  1. O trabalho submetido, no formato de resumo expandido, deverá ser originado de pesquisa acadêmica e não ter sido publicado ou apresentado em evento anterior. O texto deverá explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos, além de destacar os resultados finais (trabalho concluído) ou análise preliminar consistente e as conclusões obtidas.
  2. O idioma oficial do Congresso é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e inglês.

3. Categoria e critérios de apresentação

A categoria de apresentação dos trabalhos submetidos será a “apresentação oral”, de acordo com os seguintes critérios:

  1. As apresentações deverão serão realizadas pelo(a) autor(a) ou por um(a) coautores(a) do trabalho.
  2. Cada apresentação terá a duração de 30 minutos, sendo 20 minutos para a apresentação do trabalho, seguida de 10 minutos de discussão.

4. Formatação

A. O formato de submissão deverá contemplar as seguintes especificações:

  1. Página em formato A4, orientação retrato, margens superior e esquerda em 3 cm. e margens inferior e direita em 2 cm. No caso de múltiplas páginas, a numeração deve vir embaixo e à direita.
  2. Todo o trabalho deve ser realizado com fonte Times New Roman (ou Liberation, em caso de ambientes de código aberto), tamanho 12.
  3. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 linhas.

B. O conteúdo deve ser apresentado na seguinte ordem e com as seguintes especificações:

  1. Título – em negrito, centralizado
  2. Nome do autor – o nome do autor não deve ser incluído no arquivo, pois a avaliação do trabalho é anônima. Os trabalhos que contiverem a identificação de autor serão desconsiderados.
  3. Resumo em si – em fonte regular, com 500 a 800 palavras, (excetuando-se as referências bibliográficas), justificado. O conteúdo do texto deve contemplar, de maneira clara e sucinta, definição do objeto, metodologia, referencial teórico, objetivos e, quando cabível, resultados parciais ou definitivos da pesquisa. O texto deve estar contido em parágrafo único.
  4. Palavras-chave – três a cinco palavras-chave, separadas por ponto, de acordo com as normas da ABNT.
  5. Ilustrações – as ilustrações (Figuras, Exemplos, Quadros, Tabelas) devem ser anexadas após as palavras-chave, e referenciadas no texto do resumo. Não devem ocupar mais do que uma página.
  6. Referências Bibliográficas – alinhamento à esquerda, seguindo as normas da ABNT.

5. Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência ou periódico (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato PDF.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte Times de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas entre as palavras-chave e referências bibliográficas.
  5. Os nomes dos autores foram removidos, com “Autor” e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.

6. Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
  2. Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
  3. Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento depois da conferência.

7. Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados a esta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

8. Inscrição

  1. O trabalho aceito para o congresso deverá ser apresentado por, pelo menos, um dos seus autores, que deverá estar inscrito no congresso (vide página de inscrição). Os trabalhos que não obedecerem a essa condição, não serão publicados nos anais do evento.
  2. A decisão da comissão científica será publicada em 30 de agosto de 2019 e a programação completa no dia 09 de setembro de 2019
  3. As inscrições se realizarão por sistema online, a ser divulgado no sítio do programa (https://ppgm.musica.ufrj.br/congresso-tema-musmat-2019), e durante o Congresso, presencialmente.
  4. O autor (ou primeiro autor, no caso de múltiplos autores) deverá, obrigatoriamente, ser sócio da TeMA. A adesão poderá ser efetuada após o resultado da submissão, dentro do prazo estipulado no cronograma do evento, e de acordo com as normas da associação, presentes na página de adesão da TeMA (http://tema.mus.br/adesao/).
  5. A TeMA e a Universidade Federal do Rio de Janeiro não disporão de meios de auxílio financeiro para os participantes. A quem solicite, será remetida uma carta-convite oficial para a gestão de apoios. As instituições que contribuírem com o financiamento de participantes serão oficialmente reconhecidas. 

III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA)
IV Congresso Internacional de Música e Matemática

Teoria musical no Brasil: diálogos intercontinentais
Música e Matemática: diálogos intercontinentais

Comissão científica: 

Acácio Piedade (UDESC), Alejandro Martinez (Universidad Nacional de La Plata) | Carole Gubernikoff (UNIRIO) | Edgardo Rodriguez (Universidad Nacional de La Plata) | Gabriel Pareyón (Universidad de Guadalajara) | Jean Pierre Briot (CNRS) | Luigi Irlandini (UDESC) | Marcelo Carneiro (UNIRIO) | Marcos Sampaio (UFBA) | Marcos Vieira Lucas (UNIRIO) | Paulo Costa Lima (UFBA) | Paulo de Tarso Salles (USP) | Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ) | Robert Morris (Rochester University / Eastman School of Music) | Robert Peck (Louisiana State University) | Sérgio Freitas (UDESC)

Comissão organizadora: 

Carlos Almada (UFRJ) | Daniel Moreira (UFRJ) | Liduino Pitombeira (UFRJ) | Ilza Nogueira (UFBA) | Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ) | Rodolfo Coelho de Souza (USP).

Locais do congresso: 

  • Clube de Engenharia do Rio de Janeiro
    Edifício Edison Passos – Av. Rio Branco, 124 – CEP 20.040-001 – Rio de Janeiro/RJ – Tel: (21) 2178-9200.
  • Escola de Música da UFRJ
    Prédio III – Edifício Ventura* – Av. República do Chile, 330, Torre Leste – 21o. Andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20031-370 

Mais informações:

  • Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ
    Telefone (21) 2262-8742
    E-mail posgraduacao@musica.ufrj.br
  • Comissão Organizadora do Congresso:
    E-mail tema.musmat.2019@musica.ufrj.br

Cronograma do congresso:

  • Envio de propostas de trabalhos – 25/06/2019 a 30/08/2019
  • Publicação dos trabalhos aprovados para o Congresso e a programação definitiva – 10/09/2019
  • Realização do evento – 21 a 25/10/2019
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.