Indicativo de seções

Seções são as partes em que se divide o texto de um documento, contendo as matérias consideradas afins na exposição ordenada do assunto.

Seções primárias são as principais divisões do texto de um documento (denominadas “capítulo“) e devem ser iniciadas em folha distinta. Quando utilizados verso e anverso os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso).

Cada seção primária pode ser dividida em seções secundárias, estas em seções terciárias, as terciárias em quaternárias etc. Recomenda-se limitar o número de seções até a quinária.

O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço. Quando não houver um título próprio, a numeração precede a primeira palavra do texto, separada por espaço. São utilizados algarismos arábicos.

Nas seções primárias a numeração segue a sequência dos números inteiros a partir de 1. Nas seções secundárias, coloca-se o indicativo da seção primária a que pertence seguido do número que lhe foi atribuído na sequência do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relação às demais seções.

Ex.:

1 A EXPOSIÇÃO DE 1908

1.1 A exposição realizada na cidade do Rio de Janeiro bairro da Urca, para comemorar o centenário da abertura dos portos ….

Os números indicativos das seções e subseções obedecem à mesma margem e não se coloca ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal entre o último algarismo e o início do texto ou do título.

Destaca-se gradativamente os títulos das seções, utilizando os recurso de negrito, itálico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal. O título das seções (primárias, secundárias etc.) deve ser colocado após a sua numeração, separado por um espaço. O texto deve ser iniciado em outra linha. No sumário, as seções devem ser grafadas conforme apresentadas no corpo do trabalho.

Ex.:

1  A EXPOSIÇÃO

1.1  A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

1.1.1  Urca

1.1.1.1  Av. Pasteur

1.1.1.1.1  A casa dos menino cegos

Títulos sem indicativos de seções:

● errata;
● agradecimentos;
● lista de ilustrações;
● lista de abreviaturas e siglas;
● lista de símbolos;
● resumo;
● sumário;
● referências;
● glossário;
● apêndice(s);
● anexo(s) e
● índice(s).

Elementos sem títulos e sem indicativos de seções:

● folha de rosto;
● folha de aprovação;
● dedicatória e
● epígrafe.

As seções podem, ainda, ser divididas em alíneas, que enumeram diversos assuntos de uma seção que não possui título. São ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas, seguidas do sinal de fechamento de parênteses. Ex.:

a)
b)
c)

Quando as alíneas forem cumulativas ou alternativas, podem ser acrescentadas, após a penúltima, as conjunções ”e” ou “ou”, conforme o caso.

O texto da alínea começa por letra minúscula e termina por ponto e vírgula, exceto a última que termina por ponto.

Outras regras para a apresentação das alíneas são:

a) a frase que introduz as alíneas termina por dois pontos;
b) as alíneas são ordenadas alfabeticamente;
c) as letras indicativas das alíneas são reentradas em relação à margem esquerda;
d) o texto da alínea começa por letra minúscula e termina por ponto e vírgula, exceto a última que termina por ponto. Quando houver subalíneas, estas terminam por vírgula;
e) a segunda e as demais linhas do texto da alínea começam na mesma direção da primeira letra do texto da própria alínea.

Se for necessário, subdividir uma alínea em subalínea utilizando apenas o hífen para caracterizá-la. O hífen deve ser colocado sob a primeira letra do texto da alínea correspondente, dele separada por um espaço. As linhas seguintes do texto da subalínea começam sob a primeira letra do próprio texto.

As subalíneas terminam por vírgula “,”.

Ex.:

– resumo,

– sumário.

Os indicativos devem ser citados ao longo do texto de acordo com os exemplos abaixo.

Ex.:

… na seção 4

… ver 2.2

… em 1.1.2.2, § 3o ou 3o parágrafo de 1.1.2.2