Inscrições em disciplinas 2020-2

AGENDA

Inscrições para alunos matriculados no Mestrado e Doutorado (SIGA) – 14/11/2020 a 24/11/2020

Inscrições para alunos externos em regime especial (inscrição online) – 25/11 a 27/11/2020

Formulário de inscrição para alunos externos em regime especial, disponível de 25/11/2020 a 27/11/2020 – clique aqui: 🔗

* As disciplinas obrigatórias oferecidas para alunos externos em regime especial terão apenas as suas cargas horárias aproveitadas em eventuais equivalências de disciplinas. Ou seja, caso haja matrícula posterior, elas deverão ser cursadas novamente durante a vigência da matrícula oficial no curso.

Início das aulas – 30/11/2020

DISCIPLINAS

Seminários de Educação Musical I (MUD731). Profs. Fabio Adour, Sergio Álvares e Thelma Álvares. Quartas-feiras, 14:00 às 17:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado do PPGM-UFRJ vinculados à linha Música, Educação e Diversidade, aberta para alunos de outras linhas e alunos externos em regime especial, caso haja vagas – consulte a agenda no início da página. ➤ Revisão crítica de literatura da área da Educação Musical e de educação geral a ela correlata, evidenciando as principais tendências e correntes de pensamento das áreas em questão e as respectivas inter-relações.

Metodologia da Pesquisa em Música (MUD781). Profs. João Miguel Bellard Freire e Silvia Sobreira (UNIRIO). Segundas-feiras, 13:00 às 16:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado do PPGM-UFRJ vinculados à linha Música, Educação e Diversidade, aberta para alunos de outras linhas e alunos externos em regime especial, caso haja vagas – consulte a agenda no início da página. ➤ Discussão acerca dos aspectos metodológicos e da importância dos métodos de pesquisa para o trabalho acadêmico em Música, enfatizando as conexões entre o conhecimento técnico-profissional e os demais campos do conhecimento em Música. Abordagem da sistemática geral da pesquisa, focalizando a definição do objetivo/problema, da contextualização teórica e da elaboração de projetos de pesquisa. Revisão da literatura sobre técnicas de coleta de dados, sistematização, análise e apresentação de resultados.


Seminários de Musicologia I (MUD721). Prof. João Vidal. Sextas-feiras, 14:00 às 17:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado do PPGM-UFRJ da área de Musicologia e aberta para alunos externos em regime especial, caso haja vagas – consulte a agenda no início da página. ➤ Introdução panorâmica às diversas subáreas da musicologia, separada ou conjuntamente, com apoio em bibliografia que contemple as principais linhas de investigação e seus autores exponenciais. Estudo teórico-conceitual da musicologia tout cour, desde as origens da disciplina até o pós-guerra, com base na leitura de textos representativos da musicologia internacional, em suas diversas correntes: alemã, francesa, italiana, inglesa e americana.


Seminários de Processos Criativos I (MUD701). Prof. Carlos Almada. Terças-feiras, 15:00 às 18:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado do PPGM-UFRJ da área de Processos Criativos e aberta para alunos externos em regime especial, caso haja vagas – consulte a agenda no início da página. ➤ Introdução panorâmica às diversas subáreas da pesquisa em composição musical e práticas interpretativas, com apoio em bibliografia que contemple as principais linhas de investigação e seus autores exponenciais, bem como os quadros teóricos e metodológicos da subárea.


Seminários Avançados de Educação Musical I (MUD831). Prof. João Miguel Bellard Freire. Quartas-feiras, 14:00 às 17:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina obrigatória para alunos da área de Educação Musical do curso de Doutorado do PPGM-UFRJ e alunos externos em regime especial, caso haja vagas* – consulte a agenda no início da página. ➤ Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Educação Musical, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos processos educativos em diversos contextos educacionais. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa em Educação Musical, em diálogo com as Ciências da Saúde, Etnomusicologia e Humanidades, considerando a perspectiva da diversidade e das práticas musicais abrangentes, promovendo um debate sobre sua fundamentação teórica, conceitual e metodológica, com ênfase na realidade brasileira.


Seminários Avançados de Musicologia I (MUD801). Prof. Frederico Barros. Sextas-feiras, 9:00 às 12:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina obrigatória para alunos da área de Musicologia do curso de Doutorado do PPGM-UFRJ e alunos externos em regime especial, caso haja vagas* – consulte a agenda no início da página. ➤ Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Musicologia, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa na área, visando intensificar a interlocução entre questões históricas, antropológicas, sociológicas, teóricas, analíticas e críticas, evidenciando as principais tendências e correntes de pensamento das subáreas em questão e suas respectivas inter-relações.


Seminários Avançados em Processos Criativos I (MUD803). Profs. Marcos Nogueira e Midori Maeshiro. Quartas-feiras, 14:00 às 17:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina obrigatória para alunos da área de Processos Criativos do curso de Doutorado do PPGM-UFRJ e alunos externos em regime especial, caso haja vagas* – consulte a agenda no início da página. ➤ Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Processos Criativos, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa em criação e performance musical, interpretação, escuta, sonologia e tecnologia musical, desde sua concepção, realização e recepção até sua tradução como produto audiovisual e bibliográfico de natureza científica.


Música, Memória e Africanias (Tópicos Especiais em Musicologia II – MUD828). Profa. Andrea Adour. Quintas-feiras, 14:00 às 17:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina optativa para alunos matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado do PPGM-UFRJ e alunos externos em regime especial, caso haja vagas – consulte a agenda no início da página. ➤ A presença da cultura africana na música brasileira enquanto memória e fundamento, expressa de diferentes maneiras e em diversas modalidades estilísticas da música (tradição oral, popular – comercial ou não – e pela música dita erudita), visto que cada uma delas propõe recortes diferentes daquilo que compreendem a partir da matriz africana. Será enfatizada a produção textual e melódica, contrapondo-se ao senso comum, que costuma identificar mais imediatamente as africanias na música brasileira como advindas de aspectos rítmicos e acabam por não salvaguardar a forte presença melódica e textual provenientes desta matriz.


Poética e técnica (Tópicos Especiais em Processos Criativos I – MUD823). Prof. Antonio Jardim. Terças-feiras, 11:00 às 14:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina optativa para alunos matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado do PPGM-UFRJ e alunos externos em regime especial, caso haja vagas – consulte a agenda no início da página. ➤ O curso se propõe discutir os entrelaçamentos entre as dimensões poéticas e técnicas relacionadas aos processos criativos. Para tal proporá um exame dos dois conceitos e as circunstâncias dessa tensão, dialetizando as duas dimensões.

Análise Particional: uma mediação entre a composição e a Teoria das Partições (Tópicos Especiais em Processos Criativos II – MUD825). Prof. Pauxy Gentil-Nunes. Segundas-feiras, 17:00 às 20:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina optativa para alunos matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado do PPGM-UFRJ e alunos externos em regime especial, caso haja vagas – consulte a agenda no início da página. ➤ Abordagem panorâmica das ferramentas e conceitos da Análise Particional ou Teoria Musical das Partições, que propõe a formalização de aspectos do discurso musical ligados à textura, com aplicações em composição e análise musical. O curso incluirá a discussão aprofundada dos conceitos e ferramentas propostos pela teoria e sua aplicação prática no planejamento composicional, na análise textural e morfológica. Pretende-se também discutir questões de fundo cultural e filosófico implicados ou levantados pela proposta, como a conexão entre textura e corpo e o estabelecimento de uma nova relação de forças entre estrutura e superfície discursiva.

Desenvolvimento de Sistemas Composicionais (Tópicos Especiais em Processos Criativos III – MUD826). Prof. Liduino Pitombeira. Sextas-feiras, 17:00 às 20:00, em formato remoto (15 vagas). Disciplina optativa para alunos matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado do PPGM-UFRJ e alunos externos em regime especial, caso haja vagas – consulte a agenda no início da página. ➤ Estudo dos fundamentos teóricos e estéticos associados ao desenvolvimento de sistemas composicionais no âmbito da composição musical. Exame da Teoria Geral dos Sistemas, Teoria dos Sistemas Composicionais, Conceitos de Modelo, Teoria da Intertextualidade aplicada à Música e Modelagem Sistêmica.  Elaboração de sistemas composicionais originais e modelados (através de análise musical e generalização paramétrica), a partir dos quais novas obras serão planejadas e compostas.