Inscrições em disciplinas 2022-2

Agenda

Período de inscrições em disciplinas para alunos matriculados de Mestrado e Doutorado (inscrição pelo SIGA): 20 a 30 de agosto de 2022.

Período de inscrições em disciplinas para alunos externos (online): 31 de agosto a 2 de setembro de 2022 → As disciplinas obrigatórias oferecidas para alunos externos terão apenas as suas cargas horárias aproveitadas, em eventuais equivalências de disciplinas; em caso de posterior ingresso no Programa, elas deverão ser cursadas novamente durante a vigência da matrícula oficial no curso. Acesse o formulário de inscrição de alunos externos em disciplinas de 2022-2 através do link 🔗

Início das aulas [ATUALIZAÇÃO]: Em função da realização da Semana de Planejamento e Gestão Acadêmico-Administrativa da Escola de Música da UFRJ entre os dias 5 e 9 de setembro de 2022, as disciplinas do PPGM-UFRJ terão início no dia 12 de setembro. Em conformidade com a Resolução CONSUNI 24-2022 de 24 de março e a Portaria UFRJ 117-2022 de 1º de abril de 2022, determinando o retorno pleno às atividades presenciais de ensino, pesquisa, extensão e administrativas no âmbito da UFRJ, as disciplinas coletivas obrigatórias e eletivas dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ serão ministradas em regime exclusivamente presencial.

Disciplinas

Metodologia da Pesquisa em Música (MUD781). Prof. Dr. João Miguel Freire. Terças-feiras, 14:00 às 17:00, Sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado (todas as Áreas de Concentração); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Discussão acerca dos aspectos metodológicos e da importância dos métodos de pesquisa para o trabalho acadêmico em Música, enfatizando as conexões entre o conhecimento técnico-profissional e os demais campos do conhecimento em Música. Abordagem da sistemática geral da pesquisa, focalizando a definição do objetivo/problema, da contextualização teórica e da elaboração de projetos de pesquisa. Revisão da literatura sobre técnicas de coleta de dados, sistematização, análise e apresentação de resultados.

Seminários de Educação Musical I (MUD731). Prof. Dr. Fabio Adour. Quartas-feiras, 10:00 às 13:00, Sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Educação Musical” (Linha de Pesquisa “Música, Educação e Diversidade”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Revisão crítica de literatura da área da Educação Musical e de educação geral a ela correlata, evidenciando as principais tendências e correntes de pensamento das áreas em questão e as respectivas inter-relações.

Seminários Avançados de Educação Musical I (MUD831). Prof. Dr. Sérgio Alvares. Terças-feiras, 15:00 às 18:00, Sala 2115 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Doutorado da Área de Concentração “Educação Musical” (Linha de Pesquisa “Música, Educação e Diversidade”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Educação Musical, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos processos educativos em diversos contextos educacionais. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa em Educação Musical, em diálogo com as Ciências da Saúde, Etnomusicologia e Humanidades, considerando a perspectiva da diversidade e das práticas musicais abrangentes, promovendo um debate sobre sua fundamentação teórica, conceitual e metodológica, com ênfase na realidade brasileira.

Seminários de Musicologia I (MUD721). Prof. Dr. João Vidal. Quartas-feiras, 15:00 às 18:00, Sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Musicologia” (Linhas de Pesquisa “Etnografia das Práticas Musicais” e “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Introdução panorâmica às diversas subáreas da musicologia, separada ou conjuntamente, com apoio em bibliografia que contemple as principais linhas de investigação e seus autores exponenciais. Estudo teórico-conceitual da musicologia, desde as origens da disciplina até o pós-guerra, com base na leitura de textos representativos da musicologia internacional, em suas diversas correntes: alemã, francesa, italiana, inglesa e americana.

Seminários Avançados de Musicologia I (MUD801). Profa. Dra. Marcia Taborda, Profa. Dra. Maria Alice Volpe. Quintas-feiras, 14:00 às 17:00, Sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Doutorado da Área de Concentração “Musicologia” (Linhas de Pesquisa “Etnografia das Práticas Musicais” e “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Musicologia, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa na área, visando intensificar a interlocução entre questões históricas, antropológicas, sociológicas, teóricas, analíticas e críticas, evidenciando as principais tendências e correntes de pensamento das subáreas em questão e suas respectivas inter-relações.

Seminários de Processos Criativos I (MUD701). Profa. Dra. Paula da Matta, Prof. Dr. Pedro Bittencourt. Sextas-feiras, 15:00 às 18:00, Sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Processos Criativos” (Linhas de Pesquisa “Poéticas da Criação Musical” e “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Introdução panorâmica às diversas subáreas da pesquisa em composição musical e práticas interpretativas, com apoio em bibliografia que contemple as principais linhas de investigação e seus autores exponenciais, bem como os quadros teóricos e metodológicos da subárea.

Seminários Avançados em Processos Criativos I (MUD803). Prof. Dr. Marcos Nogueira, Profa. Dra. Midori Maeshiro. Quintas-feiras, 14:00 às 17:00, Sala 2119 (sala dos professores) (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Doutorado da Área de Concentração “Processos Criativos” (Linhas de Pesquisa “Poéticas da Criação Musical” e “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Processos Criativos, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa em criação e performance musical, interpretação, escuta, sonologia e tecnologia musical, desde sua concepção, realização e recepção até sua tradução como produto audiovisual e bibliográfico de natureza científica.

Música e pensamento poético (Tópicos Especiais em Processos Criativos III – MUD826). Prof. Dr. Antonio Jardim. Terças-feiras, 11:00 às 14:00, Sala 2104 (15 vagas). Disciplina optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM-UFRJ; aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → O curso se propõe discutir os entrelaçamentos entre as dimensões poética e técnicas relacionadas aos processos criativos. Para tal proporá um exame dos dois conceitos e as circunstâncias dessa tensão, dialetizando as duas dimensões. Trabalharemos para tal com alguns textos, a saber, entre outros: Martin Heidegger, “Ciência e pensamento do sentido”, in: Ensaios e conferências (Petrópolis: Vozes, 2002); Gilvan Fogel, “Heidegger, et coetera e a questão da técnica moderna”, in: Da solidão perfeita (Petrópolis: Vozes, 1998); e Antonio Jardim, “Poética: o modo essencial de pronúncia do real”, in: O sagrado, a arte e a filosofia, vol. 2 (São Paulo: LiberArs, 2013).