Inscrições em disciplinas 2023-1

Agenda

Período de inscrições em disciplinas para alunos matriculados de Mestrado e Doutorado (inscrição pelo SIGA): 25 de fevereiro a 7 de março de 2023.

Período de inscrições em disciplinas para alunos externos (online): 8 a 10 de março de 2023 → As disciplinas obrigatórias oferecidas para alunos externos terão apenas as suas cargas horárias aproveitadas, em eventuais equivalências de disciplinas; em caso de posterior ingresso no Programa, elas deverão ser cursadas novamente durante a vigência da matrícula oficial no curso. Acesse o formulário de inscrição de alunos externos em disciplinas de 2023-1 através do link: 🔗

Início das aulas: 13 de março de 2023. Em conformidade com a Resolução CONSUNI 24-2022 de 24 de março e a Portaria UFRJ 117-2022, de 1º de abril, determinando o retorno pleno às atividades presenciais de ensino, pesquisa, extensão e administrativas no âmbito da UFRJ, as disciplinas coletivas obrigatórias e eletivas dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ serão ministradas em regime exclusivamente presencial.

Disciplinas

Seminários de Educação Musical II (MUD 732). Prof. João Miguel Bellard Freire. Quintas-feiras, 14:00 às 17:00, sala 2113 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Educação Musical” (Linha de Pesquisa “Música, Educação e Diversidade”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Revisão crítica de literatura da área de Educação Musical, direcionada para as dissertações de mestrado, a partir de tópicos específicos que funcionarão como eixos temáticos, de forma a contemplar as pesquisas em andamento.

Seminários Avançados em Educação Musical II (MUD 832). Prof. Fabio Adour. Quarta-feiras, 10:00 às 13:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Doutorado da Área de Concentração “Educação Musical” (Linha de Pesquisa “Música, Educação e Diversidade”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Interlocução entre os pesquisadores da área de concentração Educação Musical, propiciando um debate sobre sua fundamentação teórica, conceitual e metodológica, bem como sobre os diversos suportes bibliográficos das linhas e projetos de pesquisa a ela vinculados e os diálogos com outras áreas do conhecimento, tais como Ciências da Saúde, Etnomusicologia e Humanidades, que possam contribuir para a reflexão e enriquecimento da área. A disciplina será ministrada necessariamente em regime compartilhado por docentes das respectivas linhas de pesquisa da área e/ou por convidados de outras instituições.

Seminários de Musicologia II (MUD 722). Prof. João Vidal. Quartas-feiras, 15:00 às 18:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Musicologia” (Linhas de Pesquisa “Etnografia das Práticas Musicais” e “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Estudo dos quadros teóricos e metodológicos em seus desdobramentos nas tendências recentes da musicologia internacional e suas repercussões na musicologia brasileira.

Seminários Avançados de Musicologia II (MUD 802). Prof. Samuel Araújo, Prof. José Alberto Salgado. Sextas-feiras, 9:00 às 12:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Doutorado da Área de Concentração “Musicologia” (Linhas de Pesquisa “Etnografia das Práticas Musicais” e “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Musicologia, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa na área, visando intensificar a interlocução entre questões históricas, antropológicas, sociológicas, teóricas, analíticas e críticas, evidenciando as principais tendências e correntes de pensamento das subáreas em questão e suas respectivas inter-relações. Interlocução entre os pesquisadores da área de concentração Musicologia, propiciando um debate sobre sua fundamentação teórica, conceitual e metodológica, bem como sobre os diversos suportes bibliográficos das linhas e projetos de pesquisa a ela vinculados. A disciplina será ministrada necessariamente em regime compartilhado por docentes das respectivas linhas de pesquisa da referida área de concentração e/ou convidados de outras instituições.

Seminários de Processos Criativos II (MUD 702). Prof. Rodrigo Cicchelli. Segundas-feiras, 14:00 às 17:00, sala 2101 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado da Área de Concentração “Processos Criativos” (Linhas de Pesquisa “Poéticas da Criação Musical” e “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Estudo dos quadros teóricos e metodológicos da pesquisa em composição musical e práticas interpretativas e sua aplicabilidade nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Leituras orientadas que contemplem os tópicos específicos das dissertações dos participantes.

Seminários Avançados em Processos Criativos II (MUD 804). Prof. Pauxy Gentil-Nunes. Segundas-feiras, 10:00 às 13:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Doutorado da Área de Concentração “Processos Criativos” (Linhas de Pesquisa “Poéticas da Criação Musical” e “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”); aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Mapeamento das questões críticas da pesquisa em Processos Criativos, com ênfase nas tendências recentes, refletindo sobre os problemas teórico-conceituais e metodológicos dos discursos sobre a música de diversas tradições. O debate privilegia autores e textos representativos de diversas abordagens da pesquisa em criação e performance musical, interpretação, escuta, sonologia e tecnologia musical, desde sua concepção, realização e recepção até sua tradução como produto audiovisual e bibliográfico de natureza científica.

Educação Musical e Musicalidade Abrangente (MUD833). Prof. Sergio Álvares. Terças-feiras, 15:00 às 18:00, sala 2115 (10 vagas). Disciplina optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM-UFRJ; aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → A disciplina aborda a vivência musical unificada, levando-se em consideração as existentes subdivisões da música em disciplinas e suas relações com o todo, ou seja, com a música integralmente como área do conhecimento. O conceito de integração é central à definição de Musicalidade Abrangente. Enfocam-se as práticas interpretativas individuais e coletivas, teoria e análise musical, composição e improvisação, metodologias pedagógicas e aspectos históricos e sociológicos da música como subáreas convenientes para um aprofundamento especializado. A partir de uma abordagem transversal das diversas disciplinas em que a música se fragmentou durante os últimos séculos, discute-se um enfoque interdisciplinar que possa proporcionar uma vivência musical mais significativa, expansiva e integralizada.

Música e Cidade (Tópicos Especiais em Musicologia II – MUD828). Prof. Jonas Lana. Quintas-feiras, 14:00 às 17:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM-UFRJ; aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → Abordagem de diferentes relações entre música e cidade, a partir de perspectivas estabelecidas em áreas como a etnomusicologia, musicologia histórica, antropologia, sociologia, história, estudos culturais e de música popular. Enfatiza-se discussões teóricas e pesquisas musicológicas de caráter etnográfico ou historiográfico sobre temas como cenas e circuitos musicais, práticas musicais amadoras e profissionais na cidade, periféricas e afrodiaspóricas, juventude, segregação socioespacial, paisagens sonoras urbanas, conflito e violência.

Música, Arte e Poética (Tópicos especiais em Processos Criativos I – MUD823). Prof. Antonio Jardim. Terças-feiras, 11:00 às 14:00, sala 2104 (10 vagas). Disciplina optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGM-UFRJ; aberta a alunos externos em caso de disponibilidade de vagas (ver período de inscrição no início da página). → O curso se propõe discutir os entrelaçamentos entre as dimensões artísticas, musicais poéticas e técnicas relacionadas aos processos criativos. Para tal proporá um exame dos conceitos e suas circunstâncias, dialetizando essas  dimensões. Trabalharemos para tal com alguns textos, a saber, entre outros: Martin Heidegger, “Ciência e pensamento do sentido”, in: Ensaios e conferências (Petrópolis: Vozes, 2002) e A origem da obra de arte (São Paulo: Edições 70, 2010); Gilvan Fogel, “Heidegger, et coetera e a questão da técnica moderna”, in: Da solidão perfeita (Petrópolis: Vozes, 1998); e Antonio Jardim, “Poética: o modo essencial de pronúncia do real”, in: O sagrado, a arte e a filosofia, vol. 2 (São Paulo: LiberArs, 2013).