7. Intercâmbios

7.1 Intercâmbios nacionais

As ações implementadas no quadriênio 2017-20, com a finalidade de desenvolver parcerias e intercâmbios com instituições nacionais e estrangeiras (neste último caso visando, sobretudo, à internacionalização da produção do Programa), vêm gerando projetos de cooperação com variadas instituições:

7.1.1 Rádio MEC/EBC, que mantêm convênios com a UFRJ para a produção dos programas “Eletroacústicas” e “Concertos UFRJ” produzidos e apresentados por docentes do Programa.

7.1.2 Projeto de Pesquisa “Educação Musical na Diversidade”, que atua para o desenvolvimento do bem estar e da educação integral, em parceria com o Instituto de Psiquiatria (IPUB-UFRJ), com alunos do Instituto Nacional de Educação para Surdos (INES).

7.1.3 Projetos do Grupo de Pesquisa “MusMat”, que trabalha em parceria com o Departamento de Ciência da Computação da UFRJ, com os Institutos de Matemática da UFRJ e da UFF e com o Instituto Militar de Engenharia (IME) desenvolvendo pesquisas conjuntas com professores, alunos e egressos dos Programas de Pós-Graduação dessas instituições. O grupo “MusMat” desenvolve pesquisas também em conjunto com o Grupo de Pesquisa MUS³ (UFPB) e algumas produções em conjunção também com o NICS (UNICAMP), resultando em artigos e produções em revistas e periódicos.

7.1.4 Projeto de Extensão “Compositores”, que vinculado ao Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT) traz compositores de relevância nacional e internacional para palestras e masterclasses, atendendo a alunos de Graduação e Pós-Graduação. Os encontros propiciam o intercâmbio e interação entre docentes e discentes de diferentes Universidades, promovendo a troca de conhecimento e de experiências acadêmicas. Em muitos encontros, foram realizados concertos com obras dos compositores convidados.

7.2 Intercâmbios internacionais

7.2.1 Grupo de Pesquisa “Polo Caravelas Brasil” e Universidade Nova de Lisboa: Promovendo a integração da comunidade musicológica luso-brasileira através de intercâmbio com a Universidade Nova de Lisboa, o PPGM-UFRJ, através do seu “Polo Caravelas Brasil”, organizou eventos como o Simpósio “Pe. José Maurício Nunes Garcia: 250 anos” (2017), o II Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Diálogos” (2018), e o Colóquio Internacional “Heitor Villa-Lobos e a Europa nos 60 anos de sua morte” (2019).

7.2.2 Grupo de Pesquisa “MusMat” e Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA): Reunidos em torno do tema da “Teoria Musical no Brasil – Diálogos Intercontinentais e Música e Matemática – Diálogos Intercontinentais”, o grupo “MusMat” e a associação TeMA realizaram, em 2019, o III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) & IV Congresso Internacional de Música e Matemática, com palestras, conferências, mesas temáticas, sessões de comunicações e programação artística (concertos). Com a participação de integrantes do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO e de um extenso rol de convidados internacionais, o evento promoveu a discussão do estado da arte no campo da teoria e análise musical, em diálogo com as bases teóricas advindas de outros continentes, principalmente a América do Norte, Europa e América Latina.

7.2.3 Grupo de Pesquisa “Africanias”: o grupo realizou em 2019 seu primeiro Congresso Internacional, com convidados como Sônia Queiroz (UFMG), Hector Tascón (Universidad del Cauca, Colômbia), Diego Fernandez (Escola Samba Preto) e Josivaldo Pires (UFBA), com comunicações, palestras e performances artísticas.

7.2.4 Grupo de Pesquisa “Novas Musicologia”: o grupo realizou em 2019 a décima edição do Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, tendo como convidados, entre outros, Manuel Pedro Ferreira (Universidade Nova de Lisboa, Portugal, membro da Academia Europeia e da direção da Sociedade Internacional de Musicologia), Silvio dos Santos (University of Florida, EUA), Manoel Aranha Corrêa do Lago (Academia Brasileira de Música), Didier Guigue (UFPB), Rubens Russomanno Ricciardi (USP-RP), e Mayrton Bahia (UNESA).