Introdução à Teoria Pós-Tonal (MUD834) – Ementa
Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos
Estudo da música Pós-tonal da primeira metade do século XX, na perspectiva da Teoria dos Classes de Conjuntos de Alturas de Allen Forte (Pitch class Set Theory). Exame do princípio de equivalência de oitava, notação modular, forma normal e prima, vetor intervalar, simetria transpositiva e inversiva, propriedades de séries dodecafônicas, invariâncias, combinatoriedade (Schoenberg) e derivação (Webern) e expansão paramétrica do serialismo (Messiaen, Babbitt, Boulez e Stockhausen). Aplicação em análise de obras musicais e no planejamento composicional metodologicamente desenvolvido a partir de bases teórico-estéticas.
Referências
OLIVEIRA, João Pedro de. Teoria analítica da música do século XX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, serviço de educação, 2007.
FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Music Press, 1973.
GOLDMAN, Jonathan. The Musical Language of Pierre Boulez: Writings and Compositions. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
MEAD, Andrew. An Introduction to the Music of Milton Babbitt. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1994.
MORRIS, Robert. Composition with Pitch-Classes: a Theory of Compositional Design. New Haven: Yale University Press, 1988.
PERLE, George. Serial Composition and Atonality: an Introduction to the Music of Schoenberg, Berg, and Webern. Los Angeles: University of California Press, 1991.
PERLE, George. Twelve-tone Tonality. Los Angeles: University of California Press, 1996.
RAHN, John. Basic Atonal Theory. New York: Schirmer, 1987.
ROIG-FRANCOLI, Miguel. Understanding Post-tonal Music. Boston: McGraw-Hill, 2008.
STRAUS, Joseph Nathan. Introdução à Teoria Pós-Tonal. Trad. Ricardo Bordini. Salvador: EDUFBA, 2013.
WHITTALL, Arnold. Musical CompositionTon in the Twentieth Century. Oxford: Oxford University Press, 1999.
WILLIAMS, J. Kent. Theories and Analyses of Twentieth-Century Music. New York: Harcourt Brace College Publishers, 1997.