João Miguel Bellard Freire

Professor permanente

João Miguel

Licenciado em Educação Artística-Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestre em Música (Etnomusicologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutor em Música na área de Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013). É professor adjunto de Música da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), onde ingressou em 2005. Foi professor do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) na disciplina Laboratório de Prática de Conjunto em 2008. Foi professor de Educação Artística da Prefeitura Municipal de Niterói de 2004 a 2008. Foi professor substituto da Escola de Música da UFRJ em 2004 e em 2008-2009, na área de Metodologia do Ensino da Música. Atua no projeto de extensão da URJ “Escola de Música de Manguinhos”, desde 2010, como membro do Apoio Pedagógico, participando de pesquisa sobre aprendizagem informal e Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais. Tem experiência na área de Música, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação, Educação Musical, Prática de Conjunto, Metodologia do Ensino da Música, Ensino Coletivo de Instrumentos, Tempo Musical, Musicologia Histórica e Etnomusicologia.

Produções 2018

Técnica

  1. Participação como docente no curso “Metodologia da Pesquisa”, Faculdade de Música do Espírito Santo, âmbito local, vínculo com a linha de pesquisa “Música, Educação e Diversidade”.

Produções 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Avaliando a prática docente no projeto de extensão “Escola de Música de Manguinhos”, XXIII Congresso Nacional da ABEM, abrangência nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Música, educação e diversidade”.
  2. Publicação do artigo completo “Ensino, pesquisa e extensão na formação docente: a Escola de Música de Manguinhos”, Revista Científica do Centro Universitário de Barra Mansa, âmbito local, vínculo com a linha “Música, educação e diversidade”.

Técnica

  1. Participação como conferencista na mesa temática “Música, educação e diversidade”, 16º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ”, abrangência nacional, vínculo à linha de pesquisa “Música, educação e diversidade”.
  2. Participação como membro da comissão organizadora do VIII Simpósio de Educação Musical da UFRJ, abrangência nacional, vínculo com a linha “Música, educação e diversidade”.