João Vidal

foto joao vidal
  • Professor permanente / Coordenador do Programa

Após estudar piano e história da música na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na University of Michigan em Ann Arbor e na Humboldt-Universität de Berlim, recebeu da Universidade de São Paulo o título de Doutor em Musicologia. Bolsista do DAAD, Capes, CNPq e ainda da Fondazione Giorgio Cini de Veneza, recebeu o “1.0 Prêmio José Maria Neves” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música em 2005, o “Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música” em 2012 e o “Prêmio Concerto” da Revista Concerto em 2015. Professor Adjunto e Coordenador da Linha de Pesquisa História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRJ.

Produção 2018

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “‘…con tutte le qualità che lo innalzano e i difetti che l’affliggono…’ – O Instituto Nacional de Música de Vincenzo Cernicchiaro”, Revista Brasileira de Música, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A música alemã no Brasil, 1870-1945. Ideias – funções – transferências”

Técnica

  1. Participação como membro da comissão organizadora do XVII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação de notas de programa para a Associação Sociedade de Cultura Artística, com vínculo conceitual à linha de pesquisa “História e documentação da música brasileira e ibero-americana”.
  2. Publicação do artigo completo “O neoclassicismo nacionalista italiano: um contexto para as bachianas brasileiras?”, III Simpósio Villa-Lobos, âmbito nacional e vínculo temático ao projeto “A música alemã no brasil, 1870-1945”.