Marcelo Fagerlande

M FagerlandeProfessor colaborador

Currículo Lattes

Graduado em cravo com grau máximo pela Escola Superior de Música de Stuttgart (1986), Doutor em Musicologia pela Uni-Rio (2002), pós-doutor no Institut de recherche sur le patrimoine musical en France (2004), é professor da Escola de Música da UFRJ desde 1995. Realizou concertos por todo o Brasil e em diversos países da América do Norte, América do Sul e Europa. Dirigiu premières brasileiras de óperas de Monteverdi, Telemann, Boismortier, Purcell e Rameau em teatros do país e gravou vários CDs – como Marcelo Fagerlande no Museu Imperial, Bach e Pixinguinha (Núcleo Contemporâneo) e A Arte da Fuga (Clássicos). Publicou os livros O Método de Pianoforte de José Maurício (Relume-Dumará), o Baixo contínuo no Brasil (7Letras) e Tratados e Métodos de teclado (PPGM/EM – UFRJ)

Produção 2018

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Originais e transcrições: a liberdade de um repertório para dois cravos”. Anais da XIV Semana do Cravo. Âmbito nacional. Vìnculo temático com o projeto “Cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro do Século XX”.

Técnica

  1. Participação como editor dos Anais da XIV Semana do Cravo. Âmbito nacional. Vìnculo temático com o projeto “Cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro do Século XX”.

Produção 2017

(não há produção declarada no período)

Produção 2016

Técnica

  1. Participação como docente no curso de curta duração “Música barroca francesa no PPGM-UFPR e no grupo de pesquisa LAMUSA

Artística

  1. Apresentação de Concerto com obras de J. S. Bach, Projeto Sala de Música, temporada oficial da Sala Cecilia Meireles. Âmbito nacional. Vínculo metodológico ao projeto “A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico”.
  2. Temporada de lançamento do CD “Originais e transcrições” (2 Concertos). Rio de Janeiro, Brasília. Âmbito nacional. Vínculo metodológico ao projeto “A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico”.
  3. Apresentação da obra “As Quatro Estações de Boismortier”. 27° Festival Internacional de Música colonial brasileira e música antiga da UFJF. Âmbito nacional. Vínculo metodológico ao projeto “A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico”.