Marcos Nogueira

Marcos

Professor permanente / Coordenador de Linha

Professor associado do Departamento de Composição da EM-UFRJ e pesquisador da área de Cognição Musical, vinculado ao PPG em Música da mesma instituição. É doutor em Comunicação e Cultura (2004), mestre em Musicologia (1996) e bacharel em Composição Musical (1990). Vem publicando artigos (em periódicos e livros) em torno do viés da semântica cognitiva da música, desde 1999, quando iniciou o debate sobre o entendimento musical sob a ótica das ciências cognitivas incorporadas, em publicações brasileiras. Em 2015, deu início às atividades do Grupo de Pesquisa “Cognição Musical e Processos Criativos” (CMPC), vinculado à área de Processos Criativos do PPGM-UFRJ. Atua regularmente como compositor, instrumentista e regente no âmbito da produção acadêmica.

Produção 2018

  1. Bibliográfica
    1. Publicação do artigo completo “Constructing the Conceptual Meaning in Music: Imaginative Dimensions and Linguistic Descriptions”, Proceedings of ICMPC15/ESCOM10, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”
    2. Publicação do artigo completo “Dos objetos-notas na construção do sentido musical: a insuperável pregnância do efeito harmônico na experiência formal da música de tons”, XXVIII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”.
    3. Publicação do artigo completo “Construyendo el sentido conceptual en música”, Revista Epistemus, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”.
    4. Publicação de prefácio para o livro “Paralaxe 4: Prática musical, memória e linguagem”, EDUFBA, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  2. Técnica
    1. Apresentação do trabalho “Cognição Musical em Processos Criativos… Grupo de Pesquisa CMPC”, IX Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”
    2. Apresentação do trabalho “A música de Marisa Rezende e sua condição variacional”, V Festival de Música Contemporânea Brasileira da UNICAMP, âmbito nacional, vínculo temático à  linha “Poéticas da Criação Musical”.
    3. Apresentação da conferência “Dimensões da produção imaginativa musical: Movimentos, formas e intenções”, III Encontro da TeMA, âmbito nacional, vínculo ao projeto “A poética da mente musical: Semântica Cognitiva e Processos Criativos”.
    4. Apresentação do trabalho “Por uma teoria da experiência da música”, III Encontro da TeMA, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica Cognitiva e Processos Criativos”.
    5. Participação como Coordenador do Simpósio Temático “Semântica Cognitiva e Criação Musical”, XXVIII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica Cognitiva e Processos Criativos”.
    6. Participação como avaliador no Seminário de Avaliação da Produção Intelectual de PPG/ Grupo de Trabalho do Qualis Artístico e Classificação de Eventos – CAPES, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
    7. Participação como parecerista para a FAPESP, âmbito regional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da Criação Musical”.
  3. Artística
    1. Apresentação das obras “Peripécias op.56: Look at the sky”, de Paulo Costa Lima e “D’água”, de Yahn Wagner, concerto do grupo CRON, Série Música no Museu, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical: Aspectos cognitivos e pedagógicos”.
    2. Apresentação da obra autoral “Akira”, concerto do grupo CRON, Série Música no Museu, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”.