Marcos Nogueira

Marcos

Professor permanente / Coordenador de Linha
Currículo Lattes

Professor associado do Departamento de Composição da EM-UFRJ e pesquisador da área de Cognição Musical, vinculado ao PPG em Música da mesma instituição. É doutor em Comunicação e Cultura (2004), mestre em Musicologia (1996) e bacharel em Composição Musical (1990). Vem publicando artigos (em periódicos e livros) em torno do viés da semântica cognitiva da música, desde 1999, quando iniciou o debate sobre o entendimento musical sob a ótica das ciências cognitivas incorporadas, em publicações brasileiras. Em 2015, deu início às atividades do Grupo de Pesquisa “Cognição Musical e Processos Criativos” (CMPC), vinculado à área de Processos Criativos do PPGM-UFRJ. Atua regularmente como compositor, instrumentista e regente no âmbito da produção acadêmica.

Produção 2018

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Constructing the Conceptual Meaning in Music: Imaginative Dimensions and Linguistic Descriptions”, Proceedings of ICMPC15/ESCOM10, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”
  2. Publicação do artigo completo “Dos objetos-notas na construção do sentido musical: a insuperável pregnância do efeito harmônico na experiência formal da música de tons”, XXVIII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”.
  3. Publicação do artigo completo “Construyendo el sentido conceptual en música”, Revista Epistemus, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”.
  4. Publicação de prefácio para o livro “Paralaxe 4: Prática musical, memória e linguagem”, EDUFBA, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Cognição Musical em Processos Criativos… Grupo de Pesquisa CMPC”, IX Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”
  2. Apresentação do trabalho “A música de Marisa Rezende e sua condição variacional”, V Festival de Música Contemporânea Brasileira da UNICAMP, âmbito nacional, vínculo temático à  linha “Poéticas da Criação Musical”.
  3. Apresentação da conferência “Dimensões da produção imaginativa musical: Movimentos, formas e intenções”, III Encontro da TeMA, âmbito nacional, vínculo ao projeto “A poética da mente musical: Semântica Cognitiva e Processos Criativos”.
  4. Apresentação do trabalho “Por uma teoria da experiência da música”, III Encontro da TeMA, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica Cognitiva e Processos Criativos”.
  5. Participação como Coordenador do Simpósio Temático “Semântica Cognitiva e Criação Musical”, XXVIII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica Cognitiva e Processos Criativos”.
  6. Participação como avaliador no Seminário de Avaliação da Produção Intelectual de PPG/ Grupo de Trabalho do Qualis Artístico e Classificação de Eventos – CAPES, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
  7. Participação como parecerista para a FAPESP, âmbito regional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da Criação Musical”.

Artística

  1. Apresentação das obras “Peripécias op.56: Look at the sky”, de Paulo Costa Lima e “D’água”, de Yahn Wagner, concerto do grupo CRON, Série Música no Museu, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical: Aspectos cognitivos e pedagógicos”.
  2. Apresentação da obra autoral “Akira”, concerto do grupo CRON, Série Música no Museu, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”.

Produção 2017

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Pensando a forma musical fora do paradigma formalista…”, palestras no instituto de artes – UNESP, âmbito local, vínculo temático ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical…”.
  2. Apresentação dos trabalhos “Una tensión entre la producción…” e , “Música y semántica corporeizada…”, Proyecto curricular de maestria en estudios artísticos, Bogotá, ambito regional, vínculo com o projeto “A poética da mente musical…”
  3. Participação como coordenador da masterclass de piano Maurice Martin e recital do Duo Cracow, abrangência local, vínculo ao projeto “Performance musical: processos cognitivos e pedagógicos”.
  4. Participação como coordenador de mesa redonda com representantes de agências de fomento em Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Música – ANPPOM.
  5. Participação como coordenador do concerto de 24 de outubro de 2017 da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporanea (FUNARTE/MINC), âmbito nacional, vínculo à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  6. Participação como coordenador do grupo de estudos “Semantica cognitiva e música” XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais – SIMCAM 13, âmbito nacional e vínculo com o projeto “A poética da mente musical…”.
  7. Participação como mediador de mesa redonda “Composição e cognição”, XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais – SIMCAM 13.
  8. Participação como membro de comissão científica do II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, âmbito nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  9. Participação como parecerista ad hoc – Revista Opus

Artística

  1. Estreia da obra “Memória”, XXII Bienal de Música Brasileira Contemporanea, abrangência nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semantica cognitiva e processos criativos”.
  2. Estreias mundiais de quatro obras de compositores brasileiros (Chromaticity, Memória, Quebra-cabeça, Vitrais), XXII Bienal de Música Brasileira Contemporanea, abrangência nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semantica cognitiva e processos criativos”.

Produção 2016

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “A forma da tonalidade: um conceito e uma técnica revisitados”. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
  2. Publicação do artigo completo “A performance emocional do corpo: o que o corpo nos diz acerca da performance musical”. Anais do XIV Colóquio de pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Performance musical: aspectos cognitivos…”.
  3. Publicação do artigo completo “O conceito de função e o sentido musical”. Anais do XIV Colóquio de pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto ”A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos .”
  4. Publicação do artigo completo “O sentido do inesperado: resposta de orientação em música”. Anais do 12o. SIMCAM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto ”A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos .”
  5. Publicação do artigo completo “Resposta de orientação musical: uma hipótese para o dispositivo de origem do sentido”. Música Hodie. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto ”A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos .”

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “A invenção de mundos musicais e a invenção musical de mundos”. Pesquisa e Invenção de Mundos’ em Paralaxe-UFBA. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
  2. Apresentação do trabalho “O sentido do inesperado: resposta de orientação em música”. XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
  3. Apresentação do trabalho “Um entendimento não objetivista de forma musical”. SIMCAM 12. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
  4. Participação como coordenador do grupo de estudo Semântica Cognitiva e Música’. SIMCAM 12. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
  5. Participação como diretor científico do XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM 12). Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
  6. Participação como membro da comissão organizadora do XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual – UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
  7. Parecer ad hoc – ABRAPEM
  8. Parecer ad hoc – FAPESP
  9. Parecer ad hoc – Opus – revista da ANPPOM
  10. Pareceres como membro da comissão científica do XII SIMCAM.

Artística

  1. Estreia da obra  autoral ‘Doxa’, para piano e orquestra. Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Âmbito local. Vínculo metodológico ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
  2. Estreia da obra autoral ‘Raka’, para ensemble. XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual. Âmbito nacional.  Vínculo metodológico ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
  3. Premiação da obra autoral “Memória”, para ensemble. Prêmio FUNARTE de Composição Clássica 2016. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.