
Professor permanente / Coordenador de Linha
Currículo Lattes
Professor associado do Departamento de Composição da EM-UFRJ e pesquisador da área de Cognição Musical, vinculado ao PPG em Música da mesma instituição. É doutor em Comunicação e Cultura (2004), mestre em Musicologia (1996) e bacharel em Composição Musical (1990). Vem publicando artigos (em periódicos e livros) em torno do viés da semântica cognitiva da música, desde 1999, quando iniciou o debate sobre o entendimento musical sob a ótica das ciências cognitivas incorporadas, em publicações brasileiras. Em 2015, deu início às atividades do Grupo de Pesquisa “Cognição Musical e Processos Criativos” (CMPC), vinculado à área de Processos Criativos do PPGM-UFRJ. Atua regularmente como compositor, instrumentista e regente no âmbito da produção acadêmica.
Produção 2018
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Constructing the Conceptual Meaning in Music: Imaginative Dimensions and Linguistic Descriptions”, Proceedings of ICMPC15/ESCOM10, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”
- Publicação do artigo completo “Dos objetos-notas na construção do sentido musical: a insuperável pregnância do efeito harmônico na experiência formal da música de tons”, XXVIII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”.
- Publicação do artigo completo “Construyendo el sentido conceptual en música”, Revista Epistemus, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”.
- Publicação de prefácio para o livro “Paralaxe 4: Prática musical, memória e linguagem”, EDUFBA, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “Cognição Musical em Processos Criativos… Grupo de Pesquisa CMPC”, IX Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, âmbito internacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”
- Apresentação do trabalho “A música de Marisa Rezende e sua condição variacional”, V Festival de Música Contemporânea Brasileira da UNICAMP, âmbito nacional, vínculo temático à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Apresentação da conferência “Dimensões da produção imaginativa musical: Movimentos, formas e intenções”, III Encontro da TeMA, âmbito nacional, vínculo ao projeto “A poética da mente musical: Semântica Cognitiva e Processos Criativos”.
- Apresentação do trabalho “Por uma teoria da experiência da música”, III Encontro da TeMA, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica Cognitiva e Processos Criativos”.
- Participação como Coordenador do Simpósio Temático “Semântica Cognitiva e Criação Musical”, XXVIII Congresso da ANPPOM, âmbito nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: Semântica Cognitiva e Processos Criativos”.
- Participação como avaliador no Seminário de Avaliação da Produção Intelectual de PPG/ Grupo de Trabalho do Qualis Artístico e Classificação de Eventos – CAPES, âmbito nacional, vínculo metodológico à linha “Poéticas da Criação Musical”.
- Participação como parecerista para a FAPESP, âmbito regional, vínculo metodológico com a linha “Poéticas da Criação Musical”.
Artística
- Apresentação das obras “Peripécias op.56: Look at the sky”, de Paulo Costa Lima e “D’água”, de Yahn Wagner, concerto do grupo CRON, Série Música no Museu, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “Performance musical: Aspectos cognitivos e pedagógicos”.
- Apresentação da obra autoral “Akira”, concerto do grupo CRON, Série Música no Museu, âmbito local, vínculo metodológico ao projeto “A poética da mente musical: Semântica cognitiva e processos criativos”.
Produção 2017
Técnica
- Apresentação do trabalho “Pensando a forma musical fora do paradigma formalista…”, palestras no instituto de artes – UNESP, âmbito local, vínculo temático ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical…”.
- Apresentação dos trabalhos “Una tensión entre la producción…” e , “Música y semántica corporeizada…”, Proyecto curricular de maestria en estudios artísticos, Bogotá, ambito regional, vínculo com o projeto “A poética da mente musical…”
- Participação como coordenador da masterclass de piano Maurice Martin e recital do Duo Cracow, abrangência local, vínculo ao projeto “Performance musical: processos cognitivos e pedagógicos”.
- Participação como coordenador de mesa redonda com representantes de agências de fomento em Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Música – ANPPOM.
- Participação como coordenador do concerto de 24 de outubro de 2017 da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporanea (FUNARTE/MINC), âmbito nacional, vínculo à linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Participação como coordenador do grupo de estudos “Semantica cognitiva e música” XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais – SIMCAM 13, âmbito nacional e vínculo com o projeto “A poética da mente musical…”.
- Participação como mediador de mesa redonda “Composição e cognição”, XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais – SIMCAM 13.
- Participação como membro de comissão científica do II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, âmbito nacional, vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Participação como parecerista ad hoc – Revista Opus
Artística
- Estreia da obra “Memória”, XXII Bienal de Música Brasileira Contemporanea, abrangência nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semantica cognitiva e processos criativos”.
- Estreias mundiais de quatro obras de compositores brasileiros (Chromaticity, Memória, Quebra-cabeça, Vitrais), XXII Bienal de Música Brasileira Contemporanea, abrangência nacional, vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semantica cognitiva e processos criativos”.
Produção 2016
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “A forma da tonalidade: um conceito e uma técnica revisitados”. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
- Publicação do artigo completo “A performance emocional do corpo: o que o corpo nos diz acerca da performance musical”. Anais do XIV Colóquio de pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto de pesquisa “Performance musical: aspectos cognitivos…”.
- Publicação do artigo completo “O conceito de função e o sentido musical”. Anais do XIV Colóquio de pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto ”A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos .”
- Publicação do artigo completo “O sentido do inesperado: resposta de orientação em música”. Anais do 12o. SIMCAM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto ”A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos .”
- Publicação do artigo completo “Resposta de orientação musical: uma hipótese para o dispositivo de origem do sentido”. Música Hodie. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto ”A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos .”
Técnica
- Apresentação do trabalho “A invenção de mundos musicais e a invenção musical de mundos”. Pesquisa e Invenção de Mundos’ em Paralaxe-UFBA. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
- Apresentação do trabalho “O sentido do inesperado: resposta de orientação em música”. XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
- Apresentação do trabalho “Um entendimento não objetivista de forma musical”. SIMCAM 12. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
- Participação como coordenador do grupo de estudo Semântica Cognitiva e Música’. SIMCAM 12. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
- Participação como diretor científico do XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM 12). Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
- Participação como membro da comissão organizadora do XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual – UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo com a linha de pesquisa “Poéticas da criação musical”.
- Parecer ad hoc – ABRAPEM
- Parecer ad hoc – FAPESP
- Parecer ad hoc – Opus – revista da ANPPOM
- Pareceres como membro da comissão científica do XII SIMCAM.
Artística
- Estreia da obra autoral ‘Doxa’, para piano e orquestra. Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Âmbito local. Vínculo metodológico ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
- Estreia da obra autoral ‘Raka’, para ensemble. XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual. Âmbito nacional. Vínculo metodológico ao projeto “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.
- Premiação da obra autoral “Memória”, para ensemble. Prêmio FUNARTE de Composição Clássica 2016. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto de pesquisa “A poética da mente musical: semântica cognitiva e processos criativos”.