Maria Alice Volpe

MAV

Professora permanente

Currículo Lattes

Dedica-se à pesquisa da música brasileira do período colonial, séculos XIX e XX, bem como a questões teórico-conceituais da musicologia e de política científica e cultural. Seus projetos têm recebido apoio do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERJ e Biblioteca Nacional. Doutora (PhD) em Musicologia/Etnomusicologia pela University of Texas-Austin, EUA (orientador: Gerard Béhague). Mestre em Música pela UNESP (orientador: Régis Duprat). Bacharel em Música: Piano (instrutora: Beatriz Balzi). Desde 1994 tem colaborado em publicações nacionais e internacionais, entre as quais EDUSP, UMI-Research Press, Turnhout, Ashgate, Latin American Music Review, Die Musik in Geschichte und Gegenwart, Enciclopédia da Música Brasileira, Oxford Dictionary of Caribbean and Afro-Latin American Biography e Brasiliana. Conferencista convidada de eventos nacionais e internacionais: Fundação Casa de Rui Barbosa; Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; Universidade de São Paulo; Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Coimbra; King’s College de Londres; Ibermúsicas-México; Universitá di Bologna. Apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais: ANPPOM, Sociedade Portuguesa de Musicologia, International Musicological Society (Zurich, 2007; Roma 2012) e ARLAC-IMS (Havana, Cuba 2014; Chile, 2016). Prêmios: Steegman Foundation Grant for South-American Scholar (IMS 2007); Music & Letters Trust – Oxford University Press (2008). Fundadora e coordenadora do Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Editora-chefe da Revista Brasileira de Música. Editora da seção Brasil da revista Glosas (Portugal). Membro eleito da Academia Brasileira de Música (Cadeira Nº 2).

Produção 2018

Técnica

  1. Participação como organizadora do Curso de Extensão “Pedagogia da História da Música Brasileira para a Educação Básica”, UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”.
  2. Participação como organizadora do IX Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”.
  3. Participação como consultora ad hoc da Editora da USP, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Teorias analíticas, críticas e culturais da música…”, Anais do II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical – TeMA, âmbito nacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
  2. Publicação do artigo completo “The contribution of france to brazilian musicology…”, Revue de Musicologie, âmbito internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical: práticas, representações e políticas públicas”.
  3. Publicação do resumo “Maxixe: iconography of indiscrete truths”, 17th International Conference Music and Dance in Visual Culture, abrangência internacional, vínculo ao projeto “Patrimônio musical: práticas, representações e políticas públicas”.
  4. Publicação do resumo “Rogério Duprat: manifestos…”, II International Conference Ibero-American Institute and University of the Arts Berlin & VIII UFRJ International Symposium of Musicology, âmbito internacional, vínculo com a linha “História…”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “A língua cantada e as pronúncias regionais…”, Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100 Futurismo, abrangência internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical: práticas, representações e políticas públicas”.
  2. Apresentação do trabalho “Japanese poetics in brazilian art song”, 20th Congress of the International Musicological Society – Tokyo, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
  3. Apresentação do trabalho “Maxixe: Iconography of indiscrete truths”, 17th International Conference RIDIM – Atenas, âmbito internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
  4. Apresentação do trabalho “O jovem Darius Milhaud na imprensa brasileira…”, Seminaire Claudel-Milhaud – Rio de Janeiro, âmbito internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
  5. Apresentação do trabalho “O significado de José Maurício na música brasileira de hoje…”, Ano José Maurício na Antiga Sé – 250 anos de nascimento, Capela do Senhor Dos Passos da Antiga Sé, abrangência local, vínculo ao projeto “Patrimônio musical…”.
  6. Apresentação do trabalho “Régis Duprat, polígrafo. II Congresso Memorabilia ARLAC-IMS: homenagem a Régis Duprat, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
  7. Apresentação do trabalho “Revista Brasileira de Música, a mais antiga da América Latina: histórico e desafios”, II Congresso Memorabilia ARLAC-IMS: homenagem a Régis Duprat, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
  8. Apresentação do trabalho “Rogério Duprat’s manifestos from Música Nova…”, II IAI/UDK & VIII UFRJ IS, Berlim, âmbito internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
  9. Apresentação do trabalho “Sounding invention, cultural heritage, and public policy in Brazil…”, Annual Meeting of ACLA, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
  10. Apresentação do trabalho “Teorias analíticas, críticas e culturais da música…”, II Congresso Bienal da TeMA, âmbito nacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
  11. Participação como membro da comissão organizadora do evento II International Conference IAI/UDK & VIII UFRJ International Symposium of Musicology, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
  12. Participação como membro da comissão organizadora do evento “III Jornada do grupo de pesquisa Novas Musicologias: Musicologia da Voz II – PPGM-UFRJ, abrangência nacional, vínculo temático à linha “História e documentação…”.
  13. Participação como membro da comissão organizadora do evento “Palestras Victoria Eli Rodriguez & Julio Arce”, Série de Música Latino-Americana IX – PPGM-UFRJ, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
  14. Participação como membro da comissão organizadora, VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, PPGM-UFRJ, abrangência internacional, vínculo com a linha “História e documentação da música brasileira…”.

Produção 2016

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Sebastião Sampaio e o Rio Chic nas festas de inverno da Belle Époque carioca”. 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história…”.
  2. Publicação do capítulo “Desafios musicais: entre a democratização do acesso ao conhecimento e a internacionalização da pesquisa”. Perspectivas y Desafíos de la Investigación Musical en Iberoamérica. Âmbito internacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “A língua cantada e as pronúncias regionais: o mapeamento musical do Brasil no contexto de transição das teorias do ‘caráter nacional'”. Colóquio Português: Palavra e Música. Âmbito internacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
  2. Apresentação do trabalho “Determinismo geográfico e racial na historiografia musical brasileira…”. II Congreso de la ARLAC-IMS. Âmbito internacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
  3. Apresentação do trabalho “Paisagem na música brasileira: Villa-Lobos e a releitura modernista do paradigma Carlos Gomes”. II Simpósio Nacional Villa-Lobos. Âmbito nacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
  4. Apresentação do trabalho “Paisagem na música romântica brasileira: o paradigma Carlos Gomes”. Colóquio Carlos Gomes 180 anos – Academia Brasileira de Música & Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Âmbito nacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
  5. Participação como editora-chefe da Revista Brasileira de Música. PPGM-UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo metodológico  à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
  6. Participação como membro da comissão organizadora do VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. Âmbito internacional. Vínculo metodológico  à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
  7. Consultora ad hoc da editora da UFPR – Universidade Federal do Paraná
  8. Consultora ad hoc da FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
  9. Consultora ad hoc da FAPESP
  10. Consultora ad hoc da Oxford Bibliographies in Music – Oxford University Press
  11. Consultora ad hoc PIBIC-UFG – Universidade Federal de Goiás
  12. Parecerista do XXVI Congresso da ANPPOM sub-área Musicologia/Estética Musical