
Professora permanente
Dedica-se à pesquisa da música brasileira do período colonial, séculos XIX e XX, bem como a questões teórico-conceituais da musicologia e de política científica e cultural. Seus projetos têm recebido apoio do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERJ e Biblioteca Nacional. Doutora (PhD) em Musicologia/Etnomusicologia pela University of Texas-Austin, EUA (orientador: Gerard Béhague). Mestre em Música pela UNESP (orientador: Régis Duprat). Bacharel em Música: Piano (instrutora: Beatriz Balzi). Desde 1994 tem colaborado em publicações nacionais e internacionais, entre as quais EDUSP, UMI-Research Press, Turnhout, Ashgate, Latin American Music Review, Die Musik in Geschichte und Gegenwart, Enciclopédia da Música Brasileira, Oxford Dictionary of Caribbean and Afro-Latin American Biography e Brasiliana. Conferencista convidada de eventos nacionais e internacionais: Fundação Casa de Rui Barbosa; Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; Universidade de São Paulo; Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Coimbra; King’s College de Londres; Ibermúsicas-México; Universitá di Bologna. Apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais: ANPPOM, Sociedade Portuguesa de Musicologia, International Musicological Society (Zurich, 2007; Roma 2012) e ARLAC-IMS (Havana, Cuba 2014; Chile, 2016). Prêmios: Steegman Foundation Grant for South-American Scholar (IMS 2007); Music & Letters Trust – Oxford University Press (2008). Fundadora e coordenadora do Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Editora-chefe da Revista Brasileira de Música. Editora da seção Brasil da revista Glosas (Portugal). Membro eleito da Academia Brasileira de Música (Cadeira Nº 2).
Produção 2018
Técnica
- Participação como organizadora do Curso de Extensão “Pedagogia da História da Música Brasileira para a Educação Básica”, UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”.
- Participação como organizadora do IX Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”.
- Participação como consultora ad hoc da Editora da USP, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana”.
Produção 2017
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Teorias analíticas, críticas e culturais da música…”, Anais do II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical – TeMA, âmbito nacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
- Publicação do artigo completo “The contribution of france to brazilian musicology…”, Revue de Musicologie, âmbito internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical: práticas, representações e políticas públicas”.
- Publicação do resumo “Maxixe: iconography of indiscrete truths”, 17th International Conference Music and Dance in Visual Culture, abrangência internacional, vínculo ao projeto “Patrimônio musical: práticas, representações e políticas públicas”.
- Publicação do resumo “Rogério Duprat: manifestos…”, II International Conference Ibero-American Institute and University of the Arts Berlin & VIII UFRJ International Symposium of Musicology, âmbito internacional, vínculo com a linha “História…”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “A língua cantada e as pronúncias regionais…”, Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100 Futurismo, abrangência internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical: práticas, representações e políticas públicas”.
- Apresentação do trabalho “Japanese poetics in brazilian art song”, 20th Congress of the International Musicological Society – Tokyo, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
- Apresentação do trabalho “Maxixe: Iconography of indiscrete truths”, 17th International Conference RIDIM – Atenas, âmbito internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
- Apresentação do trabalho “O jovem Darius Milhaud na imprensa brasileira…”, Seminaire Claudel-Milhaud – Rio de Janeiro, âmbito internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
- Apresentação do trabalho “O significado de José Maurício na música brasileira de hoje…”, Ano José Maurício na Antiga Sé – 250 anos de nascimento, Capela do Senhor Dos Passos da Antiga Sé, abrangência local, vínculo ao projeto “Patrimônio musical…”.
- Apresentação do trabalho “Régis Duprat, polígrafo. II Congresso Memorabilia ARLAC-IMS: homenagem a Régis Duprat, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
- Apresentação do trabalho “Revista Brasileira de Música, a mais antiga da América Latina: histórico e desafios”, II Congresso Memorabilia ARLAC-IMS: homenagem a Régis Duprat, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
- Apresentação do trabalho “Rogério Duprat’s manifestos from Música Nova…”, II IAI/UDK & VIII UFRJ IS, Berlim, âmbito internacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
- Apresentação do trabalho “Sounding invention, cultural heritage, and public policy in Brazil…”, Annual Meeting of ACLA, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
- Apresentação do trabalho “Teorias analíticas, críticas e culturais da música…”, II Congresso Bienal da TeMA, âmbito nacional, vínculo com o projeto “Patrimônio musical…”.
- Participação como membro da comissão organizadora do evento II International Conference IAI/UDK & VIII UFRJ International Symposium of Musicology, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
- Participação como membro da comissão organizadora do evento “III Jornada do grupo de pesquisa Novas Musicologias: Musicologia da Voz II – PPGM-UFRJ, abrangência nacional, vínculo temático à linha “História e documentação…”.
- Participação como membro da comissão organizadora do evento “Palestras Victoria Eli Rodriguez & Julio Arce”, Série de Música Latino-Americana IX – PPGM-UFRJ, abrangência internacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
- Participação como membro da comissão organizadora, VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, PPGM-UFRJ, abrangência internacional, vínculo com a linha “História e documentação da música brasileira…”.
Produção 2016
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Sebastião Sampaio e o Rio Chic nas festas de inverno da Belle Époque carioca”. 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Âmbito nacional, vínculo temático com o projeto “Práticas de conjunto e música de câmara brasileira: história…”.
- Publicação do capítulo “Desafios musicais: entre a democratização do acesso ao conhecimento e a internacionalização da pesquisa”. Perspectivas y Desafíos de la Investigación Musical en Iberoamérica. Âmbito internacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “A língua cantada e as pronúncias regionais: o mapeamento musical do Brasil no contexto de transição das teorias do ‘caráter nacional'”. Colóquio Português: Palavra e Música. Âmbito internacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
- Apresentação do trabalho “Determinismo geográfico e racial na historiografia musical brasileira…”. II Congreso de la ARLAC-IMS. Âmbito internacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
- Apresentação do trabalho “Paisagem na música brasileira: Villa-Lobos e a releitura modernista do paradigma Carlos Gomes”. II Simpósio Nacional Villa-Lobos. Âmbito nacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
- Apresentação do trabalho “Paisagem na música romântica brasileira: o paradigma Carlos Gomes”. Colóquio Carlos Gomes 180 anos – Academia Brasileira de Música & Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Âmbito nacional. Vínculo temático à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
- Participação como editora-chefe da Revista Brasileira de Música. PPGM-UFRJ. Âmbito nacional. Vínculo metodológico à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
- Participação como membro da comissão organizadora do VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. Âmbito internacional. Vínculo metodológico à linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
- Consultora ad hoc da editora da UFPR – Universidade Federal do Paraná
- Consultora ad hoc da FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
- Consultora ad hoc da FAPESP
- Consultora ad hoc da Oxford Bibliographies in Music – Oxford University Press
- Consultora ad hoc PIBIC-UFG – Universidade Federal de Goiás
- Parecerista do XXVI Congresso da ANPPOM sub-área Musicologia/Estética Musical