
Professora permanente
Currículo Lattes
Professora Titular de Canto Coral da UFRJ e Diretora da Escola de Música da UFRJ. Desenvolve trabalhos na área de inclusão sociocultural através do canto coral e da música coral brasileira com foco principal nos séculos XX e XXI. Recebeu por três vezes o prêmio PROEXT Cultura, do Ministério de Educação, pelo projeto “A escola vai à ópera”, que tem por objetivo introduzir crianças da rede pública na linguagem da ópera. É a idealizadora e regente do Coral Infantil da UFRJ, criado em 1989, que tem em sua bagagem musical a atuação em mais de 30 montagens de óperas, cantatas, balés e obras sinfônicas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e do coral Brasil Ensemble-UFRJ, criado em 1999, grupo que se dedica especialmente aos compositores brasileiros. O grupo tem participado das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, promovidas pela FUNARTE, tendo realizado diversas estreia mundiais.
Produção 2018
Bibliográfica
- Publicação do resumo “A escola vai à ópera: incluindo sociocultualmente e divulgando a ópera infantil brasileira”, 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, âmbito local, vínculo temático à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
- Publicação do resumo “Brasil Ensemble UFRJ: divulgando e dando acesso à música coral através de concertos gratuitos”, 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, âmbito local, vínculo temático à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
- Publicação do resumo “Brasil Ensemble UFRJ comemora os 250 anos de nascimento de José Maurício Nunes Garcia”, 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, âmbito local, vínculo temático à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “O Canto Coral na Infância e Adolescência: transformando e promovendo a inclusão sociocultural”, I Congresso de Canto Coral, UNESP, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Apresentação do trabalho “O Salmo 150 de Ernani Aguiar: análise de gravações a partir da década de 90”, I Congresso de Canto Coral, UNESP, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Apresentação do trabalho “Aspectos fundamentais para a formação de intérpretes em coros infanto-juvenis: estudo de casos”, I Congresso de Canto Coral, UNESP, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Apresentação do trabalho “Repertório coral infantojuvenil”, Semana da Voz Comunicantus/GEPEMAC – USP, âmbito regional, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Coordenação do Projeto Cantares 2018, Centro Cultural Justiça Federal, Sala de Sessões, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Participação como organizadora geral da programação comemorativa (19 eventos) dos 170 anos da Escola de Música da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
- Participação como organizadora geral da Semana de 170° aniversário da Escola de Música da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
- Participação como parecerista para a avaliação de trabalhos do I Congresso de canto Coral , IA/UNESP, âmbito regional, vínculo metodológico à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
Artística
- Apresentação da obra “Três Cantos de Amor e Paz”, para coro e cordas, de Edino Krieger, com transmissão em rede nacional pela EBC, Sala Cecilia Meireles, âmbito nacional, vínculo metodológico com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Apresentação e difusão da obra “Coração Concreto”, de Ronaldo Miranda, Série Brasilianas 2018, ABM, âmbito nacional, vínculo metodológico com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Temporada (03 concertos) com apresentações de obras de Krieger, Ovalle, Korenchendlre, entre outros, Coral Infantil da UFRJ (Sala Cecilia Meireles, EM/UFRJ, Sala Baden Powell), âmbito local, vínculo metodológico com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Temporada (4 récitas) da ópera “Maroquinhas Fru-Fru”, de Ernst Mahle, libreto de Maria Clara Machado, Escola de Música da UFRJ, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Apresentação da obra “A Criação”, de Haydn, temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, âmbito regional, vínculo metodológico ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
Produção 2017
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Listagem de softwares de editoração de partituras”, Anais do III Simpósio de Práticas Interpretativas da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas…”.
- Publicação do capítulo “Por um coro infantil onde todas as crianças possam ser trabalhadas e integradas”, no livro “Observatório Coral Carioca”, abrangência nacional, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
Técnica
- Apresentação do trabalho “Por um coro infanto-juvenil onde todas as crianças possam ser integradas”, 26° Encontro dos Músicos Batistas do Brasil, Primeira Igreja Batista de Teresópolis, abrangência local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Apresentações do trabalho “Técnicas de ensaio com coros infanto-juvenis” palestra e workshop, UFRN (Natal) e Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (Fortaleza), abrangência nacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
- Participação como organizadora da Série Cantares 2017 – Centro Cultural Justiça Federal, Sala de Sessões, abrangência local, vínculo temático ao projeto ‘Performance e sonoridade coral’.
- Participação como organizadora do projeto “A escola vai à ópera”, Escola de Música da UFRJ, abrangência local, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
Artística
- Estreia contemporanea da obra “Matinas de Santa Cecilia”, de José Mauricio Nunes Garcia: temporada oficial da Igreja Nossa Senhora Do Carmo, Antiga Sé, abrangência local, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Estreia contemporanea da obra “Missa a 4 vozes em mi bemol” cpm 116 de José Mauricio Nunes Garcia: temporada oficial da Sala Cecília Meireles, abrangência regional, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Estreia da obra “Gloria Concertato”, de J. G. Ripper: temporada oficial da Igreja da Candelária, abrangência local, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Temporada de apresentações da obra “Carmina Burana”, de Carl Orff (7 récitas): Temporada Oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, abrangência regional, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Temporada de apresentações da ópera “O Menino Maluquinho”, de Calimério Soares (5 récitas): EM-UFRJ, abrangência local, vínculo temático ao projeto “Performance… coral”.
- Temporada de apresentações da ópera “Tosca”, de Puccini (6 récitas): Temporada Oficial do Theatro Municipal, abrangência regional, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Temporada de apresentações da ópera “Viva La Mamma”, Donizetti (9 récitas): EM-UFRJ, CT-UFRJ, 17° Festival de Inverno de Petrópolis, TM-Niteroi, abrangência regional, vínculo temático ao projeto “Performance… coral”.
- Temporada de estreias e apresentações de obras de compositores brasileiros (4 concertos), Temporada do Coral Brasil Ensemble-UFRJ, abrangência local, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
Produção 2016
Bibliográfica
- Publicação do artigo completo “Projeto A Escola Vai à Ópera: o ouvir música dos alunos do Educandário Gonçalves de Araújo”. X Encontro Regional Sudeste da ABEM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Publicação do artigo completo “Projeto A Escola Vai à Ópera: uma experiência de apreciação musical na educação de jovens e adultos”. X Encontro Regional Sudeste da ABEM. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Publicação do livro “O canto coral como agente de transformação sociocultural: educação para liberdade e autonomia”. Novas Edições Acadêmicas. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
Técnica
- Participação como membro da comissão organizadora do VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. Âmbito internacional. Vínculo com a linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.
Artística
- Apresentação da obra “Hino Nacional Brasileiro”, de Osório Duque Estrada, pelo coro infantil da EM-UFRJ. Cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016. Âmbito internacional. Vínculo ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Apresentação do trabalho “O Descobrimento do Brasil: comemorando os 80 anos do filme de Humberto Mauro com trilha sonora de Heitor Villa-Lobos, pelo Coral Brasil Ensemble-UFRJ e a Orquestra Sinfônica Nacional – UFF” XXXVII Jictac e XII Congresso…
- Apresentações (5) em temporada da ópera “João e Maria”, de Engelbert Humperddinck, pelo coro infantil da EM-UFRJ. Projeto de extensão “A escola vai à ópera”. Âmbito regional. vínculo ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
- Estreia da obra “In Honorem Sanctorum”, para coro misto e quinteto de metais, de Rodrigo Cicchelli. Concerto de aniversário da EM-UFRJ. Âmbito local. Vínculo metodológico ao projeto “Performance e Sonoridade Coral”.
- Estreia da obra “Memórias”, para coro feminino, de Jocy de Oliveira. Concerto em homenagem a Jocy de Oliveira. Âmbito local. Vínculo metodológico ao projeto “Performance e sonoridade coral”.