Maria José Chevitarese

MARIA JOSE

Professora permanente
Currículo Lattes

Professora Titular de Canto Coral da UFRJ e Diretora da Escola de Música da UFRJ. Desenvolve trabalhos na área de inclusão sociocultural através do canto coral e da música coral brasileira com foco principal nos séculos XX e XXI. Recebeu por três vezes o prêmio PROEXT Cultura, do Ministério de Educação, pelo projeto “A escola vai à ópera”, que tem por objetivo introduzir crianças da rede pública na linguagem da ópera. É a idealizadora e regente do Coral Infantil da UFRJ, criado em 1989, que tem em sua bagagem musical a atuação em mais de 30 montagens de óperas, cantatas, balés e obras sinfônicas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e do coral Brasil Ensemble-UFRJ, criado em 1999, grupo que se dedica especialmente aos compositores brasileiros. O grupo tem participado das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, promovidas pela FUNARTE, tendo realizado diversas estreia mundiais.

Produção 2018

Bibliográfica

  1. Publicação do resumo “A escola vai à ópera: incluindo sociocultualmente e divulgando a ópera infantil brasileira”, 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, âmbito local, vínculo temático à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
  2. Publicação do resumo “Brasil Ensemble UFRJ: divulgando e dando acesso à música coral através de concertos gratuitos”, 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, âmbito local, vínculo temático à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
  3. Publicação do resumo “Brasil Ensemble UFRJ comemora os 250 anos de nascimento de José Maurício Nunes Garcia”, 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, âmbito local, vínculo temático à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “O Canto Coral na Infância e Adolescência: transformando e promovendo a inclusão sociocultural”, I Congresso de Canto Coral, UNESP, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  2. Apresentação do trabalho “O Salmo 150 de Ernani Aguiar: análise de gravações a partir da década de 90”, I Congresso de Canto Coral, UNESP, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  3. Apresentação do trabalho “Aspectos fundamentais para a formação de intérpretes em coros infanto-juvenis: estudo de casos”, I Congresso de Canto Coral, UNESP, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  4. Apresentação do trabalho “Repertório coral infantojuvenil”, Semana da Voz Comunicantus/GEPEMAC – USP, âmbito regional, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  5. Coordenação do Projeto Cantares 2018, Centro Cultural Justiça Federal, Sala de Sessões, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  6. Participação como organizadora geral da programação comemorativa (19 eventos) dos 170 anos da Escola de Música da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
  7. Participação como organizadora geral da Semana de 170° aniversário da Escola de Música da UFRJ, âmbito internacional, vínculo metodológico à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.
  8. Participação como parecerista para a avaliação de trabalhos do I Congresso de canto Coral , IA/UNESP, âmbito regional, vínculo metodológico à linha “Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos”.

Artística

  1. Apresentação da obra “Três Cantos de Amor e Paz”, para coro e cordas, de Edino Krieger, com transmissão em rede nacional pela EBC, Sala Cecilia Meireles, âmbito nacional, vínculo metodológico com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
  2. Apresentação e difusão da obra “Coração Concreto”, de Ronaldo Miranda, Série Brasilianas 2018, ABM, âmbito nacional, vínculo metodológico com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
  3. Temporada (03 concertos) com apresentações de obras de Krieger, Ovalle, Korenchendlre, entre outros, Coral Infantil da UFRJ (Sala Cecilia Meireles, EM/UFRJ, Sala Baden Powell), âmbito local, vínculo metodológico com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
  4. Temporada (4 récitas) da ópera “Maroquinhas Fru-Fru”, de Ernst Mahle, libreto de Maria Clara Machado, Escola de Música da UFRJ, âmbito local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  5. Apresentação da obra “A Criação”, de Haydn, temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, âmbito regional, vínculo metodológico ao projeto “Performance e sonoridade coral”.

Produção 2017

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Listagem de softwares de editoração de partituras”, Anais do III Simpósio de Práticas Interpretativas da UFRJ, âmbito nacional, vínculo metodológico com a linha de pesquisa “Práticas interpretativas…”.
  2. Publicação do capítulo “Por um coro infantil onde todas as crianças possam ser trabalhadas e integradas”, no livro “Observatório Coral Carioca”, abrangência nacional, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.

Técnica

  1. Apresentação do trabalho “Por um coro infanto-juvenil onde todas as crianças possam ser integradas”, 26° Encontro dos Músicos Batistas do Brasil, Primeira Igreja Batista de Teresópolis, abrangência local, vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  2. Apresentações do trabalho “Técnicas de ensaio com coros infanto-juvenis” palestra e workshop, UFRN (Natal) e Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (Fortaleza), abrangência nacional, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.
  3. Participação como organizadora da Série Cantares 2017 – Centro Cultural Justiça Federal, Sala de Sessões, abrangência local, vínculo temático ao projeto ‘Performance e sonoridade coral’.
  4. Participação como organizadora do projeto “A escola vai à ópera”, Escola de Música da UFRJ, abrangência local, vínculo temático ao projeto “Patrimônio musical…”.

Artística

  1. Estreia contemporanea da obra “Matinas de Santa Cecilia”, de José Mauricio Nunes Garcia: temporada oficial da Igreja Nossa Senhora Do Carmo, Antiga Sé, abrangência local, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
  2. Estreia contemporanea da obra “Missa a 4 vozes em mi bemol” cpm 116 de José Mauricio Nunes Garcia: temporada oficial da Sala Cecília Meireles, abrangência regional, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
  3. Estreia da obra “Gloria Concertato”, de J. G. Ripper: temporada oficial da Igreja da Candelária, abrangência local, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
  4. Temporada de apresentações da obra “Carmina Burana”, de Carl Orff (7 récitas): Temporada Oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, abrangência regional, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
  5. Temporada de apresentações da ópera “O Menino Maluquinho”, de Calimério Soares (5 récitas): EM-UFRJ, abrangência local, vínculo temático ao projeto “Performance… coral”.
  6. Temporada de apresentações da ópera “Tosca”, de Puccini (6 récitas): Temporada Oficial do Theatro Municipal, abrangência regional, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.
  7. Temporada de apresentações da ópera “Viva La Mamma”, Donizetti (9 récitas): EM-UFRJ, CT-UFRJ, 17° Festival de Inverno de Petrópolis, TM-Niteroi, abrangência regional, vínculo temático ao projeto “Performance… coral”.
  8. Temporada de estreias e apresentações de obras de compositores brasileiros (4 concertos), Temporada do Coral Brasil Ensemble-UFRJ, abrangência local, vínculo temático com o projeto “Performance e sonoridade coral”.

Produção 2016

Bibliográfica

  1. Publicação do artigo completo “Projeto A Escola Vai à Ópera: o ouvir música dos alunos do Educandário Gonçalves de Araújo”. X Encontro Regional Sudeste da ABEM. Âmbito nacional. Vínculo temático ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  2. Publicação do artigo completo “Projeto A Escola Vai à Ópera: uma experiência de apreciação musical na educação de jovens e adultos”. X Encontro Regional Sudeste da ABEM. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  3. Publicação do livro “O canto coral como agente de transformação sociocultural: educação para liberdade e autonomia”. Novas Edições Acadêmicas. Âmbito nacional. Vínculo ao projeto “Performance e sonoridade coral”.

Técnica

  1. Participação como membro da comissão organizadora do VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. Âmbito internacional. Vínculo com a linha “História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana”.

Artística

  1. Apresentação da obra “Hino Nacional Brasileiro”, de Osório Duque Estrada, pelo coro infantil da EM-UFRJ. Cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016. Âmbito internacional. Vínculo ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  2. Apresentação do trabalho “O Descobrimento do Brasil: comemorando os 80 anos do filme de Humberto Mauro com trilha sonora de Heitor Villa-Lobos, pelo Coral Brasil Ensemble-UFRJ e a Orquestra Sinfônica Nacional – UFF” XXXVII Jictac e XII Congresso…
  3. Apresentações (5) em temporada da ópera “João e Maria”, de Engelbert Humperddinck, pelo coro infantil da EM-UFRJ. Projeto de extensão “A escola vai à ópera”. Âmbito regional. vínculo ao projeto “Performance e sonoridade coral”.
  4. Estreia da obra “In Honorem Sanctorum”, para coro misto e quinteto de metais, de Rodrigo Cicchelli. Concerto de aniversário da EM-UFRJ. Âmbito local. Vínculo metodológico ao projeto “Performance e Sonoridade Coral”.
  5. Estreia da obra “Memórias”, para coro feminino, de Jocy de Oliveira. Concerto em homenagem a Jocy de Oliveira. Âmbito local. Vínculo metodológico ao projeto “Performance e sonoridade coral”.