Música e metacognição: a composição musical para jogos neuropedagógicos

Música e metacognição: a composição musical para jogos neuropedagógicos  📄
Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto

Resumo: O presente artigo busca expor os resultados parciais da pesquisa sobre a aplicação da música em jogos virtuais neuropedagógicos, que objetivam, através de técnicas específicas, a avaliação e o desenvolvimento metacognitivo de crianças. A pesquisa em questão tem como foco o desenvolvimento composicional das músicas do jogo Meggido, assim como o referencial teórico que embasou a relação da música com a imagem, desconsiderando questões tecnológicas relativas a gravação, sequenciamento, entre outros. Este trabalho objetiva uma contribuição para a fundamentação teórica para a composição em jogos virtuais em geral e, especificamente, para “jogos neuropedagógicos”, destacando as especificidades e diferenças entre a composição para jogos e para outros produtos audiovisuais.

Palavras-chave: Metacognição. Jogos neuropedagógicos. Música em jogos virtuais. Composição para audiovisual.