Música, som e ritmo: atualizando a Zoophonie de Hercule Florence

Projeto de pesquisa do Grupo Ritmo, Corpo e Som
Rodolfo Caesar, docente responsável
Alexandre Brasil, discente
Larissa Coutrim, discente

Idioma para processo seletivo (Doutorado)
francês

Resumo

O projeto pretende levar a discussão sobre o relacionamento entre materialidades e escuta para um âmbito mais filosófico e menos dialógico com a Biologia do que na pesquisa anterior. Relativamente às primeiras aproximações ao tema, iniciadas em 1995, quando então limitavam-se a objetivos composicionais, todas as pesquisas realizadas tocaram questões de ordem filosófica, passando eventualmente pelas Ciências Biológicas. Uma vez explorados os aportes da Bio-acústica para a composição, proponho agora o prosseguimento de uma ‘taxonomia sonora’ através de escutas ‘mais musicistas’, baseando-me numa fusão crítica entre as diversas morfo-tipologias eletroacústicas surgidas desde os anos 1960 (Schaeffer 1966; Smalley 1991; Emmerson and alii 1986), ligando essa tradição à sugestão zoofônica de Hercule Florence (Vieilliard 1993). Proponho o prosseguimento de estudos a partir da descrição ‘musical’ do som animal. Para tanto incluí, entre outros objetivos, o desenvolvimento – e a discussão daí procedente – de dois bancos de dados de sons que permitam maior cruzamento de itens descritivos da rítmica e do timbre de sons animais. Desvinculada da pesquisa organológica anterior, já encerrada, o enfoque concentra-se na ampliação e desenvolvimento dos bancos de dados já iniciados: um para catalogação, outro para análise e descrição de sons de animais, visando a produção de conhecimento, tornado público na edição de um livro concentrado – como sucedeu todas as pesquisas – nos efeitos das materialidade das novas tecnologias do som na escuta musical.

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