Musicologia e interdisciplinaridade

Musicologia e interdisciplinaridade (MUD817) – Ementa

Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos

Visa relacionar a pesquisa musicológica com outras áreas de conhecimento que possam contribuir para a construção de campos teóricos, metodologias, questões críticas e o próprio objeto de estudo da Musicologia. A busca pela descompartimentalização da disciplina visa restabelecer o diálogo entre as especialidades e aprofundar as questões relativas à complexidade das realidades e à multiplicidade do conhecimento construído sobre elas.

REFERÊNCIAS

AUSTIN, Timothy ET AL. Defining Interdisciplinarity (Forum). PMLA (Modern Language Association), v. 111, n. 2, p. 271-282, 1996.

BAMMER, Gabriele. Disciplining interdisciplinarity: Integration and implementation sciences for researching complex real-world problems. Camberra: The Australian National University Press, 2013.

BROOK, Barry; Edward Downes & Sherman van Solkema (eds.). Perspectives in Musicology. New York: Norton, 1972.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo. Brasília: Ed. Paralelo; São Paulo: Editora Unesp, 1998.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

COOK, Nicholas & EVERIST, Mark (eds.), Rethinking music. Oxford: Oxford University Press, 1999.

GREER, D. Musicology and sister disciplines: past, present and future. New York: Oxford University Press for International Musicological Society, 2000.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MORAN, Joe. Interdisciplinarity. London and New York: Routledge, 2010.

MORIN, Edgar. O Método. Vol. III. O Conhecimento do Conhecimento. Portugal, Pub. Editora América, 1986.

NATTIEZ, Jean Jacques. O desconforto da Musicologia. PerMusi – Revista Acadêmica de Música – n. 11, jan./jun 2005.

NETTL, Bruno. The Study of Ethnomusicology: Thirty-one Issues and Concepts. University of Illinois Press, 2005.

NOGUEIRA. Ilza. Análise e crítica musical: entre ideologias e utopias. In: VOLPE, Maria Alice (org.). Teoria, Crítica e Música na Atualidade. (Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 2). Rio de Janeiro: EM-UFRJ, Programa de Pós-graduação em Música, 2012, p. 17-30.

PALISCA, Claude; Frank Harrison & Mantle Hood. Musicology. The Princeton Studies: Humanistic Scholarship in America. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1963.

REPKO, Allen. Interdisciplinary research: Process and theory. Los Angeles: SAGE Publications, Inc., 2008.

SCHWARZ, David; KASSABIAN, Anahid; Siegel, Lawrence. Keeping score: music, disciplinarity, culture. Charlottesville: The University Press of Virginia, 1997.

SHEPHERD, John & WICKE, Peter. Music and Cultural Theory. Cambridge, UK: Polity Press, 1997.

STEIN, Ernildo. Epistemologia e crítica da modernidade. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.

VOLPE, Maria Alice. Análise musical e contexto: propostas rumo à crítica cultural. Debates (Revista do Programa de Pós-graduação em Música da UniRio), n. 7, p. 111-134, 2004.

WARREN, Jeff. Music and ethical responsibility. Cambridge University Press, 2014.