O conceito da Grundgestalt e suas múltiplas perspectivas

O conceito da Grundgestalt e suas múltiplas perspectivas 📄
Desirée Mayr | Carlos de Lemos Almada

Resumo: O presente artigo, que integra uma pesquisa de doutorado em andamento, apresenta e compara diversas definições do princípio da Grundgestalt que, junto com o correlato conceito de variação progressiva, ambos elaborados por Arnold Schoenberg e originados de uma concepção organicista da criação musical, fundamentam teoricamente a prática composicional observada em parte da tradição clássico-romântica austro germânica, em especial advinda de Brahms. Além das formulações originais de Schoenberg sobre o conceito, são considerados os comentários dos seguintes autores: Rufer, Epstein, Carpenter, Neff, Collison, Leigh, Pye, Burts, Dudeque, Colleen e Taruskin. Com o cotejamento das distintas definições busca-se consolidar elementos convergentes, apontar eventuais discrepâncias e evidenciar perspectivas específicas, de modo a ampliar o conhecimento sobre o conceito.

Palavras-chave: Grundgestalt. Arnold Schoenberg. Construção musical orgânica.