O fagote na música brasileira de concerto e a relação texto-execução: Francisco Mignone (solos, duos, trios e quartetos)

Projeto de pesquisa
Aloysio Fagerlande, docente responsável
Ana Paula da Matta, docente
Janaína Perotto, doutoranda

Idioma para processo seletivo (Doutorado)
francês

Apresentação

O projeto tem como objetivo principal o estudo da música para fagote de Francisco Mignone, cujo material pertencente ao acervo pessoal do Prof. Noel Devos, a quem todo o conjunto de obras (solos, duos, trios e quartetos) foi dedicado.

Os manuscritos originais serão digitalizados e posteriormente editorados. As edições das obras observarão os apontamentos originais de Noel Devos nas partes copiadas por ele e trabalhadas com o próprio Mignone por ocasião das primeiras audições.

As obras estudadas terão registros fonográficos em mídia digital, com apoio parcial da FAPERJ, através de Edital de Apoio às Artes-2013.

Justificativa e Procedimentos

Além da recuperação e divulgação deste importante acervo artístico brasileiro, o projeto pretende com a edição, os concertos e a gravação, produzir novos conhecimentos no campo das práticas interpretativas, revelando aspectos do processo criativo de Mignone relacionado ao uso do fagote.

Este projeto é de fundamental importância por organizar, preservar e editar um acervo musical extremamente rico, produzido entre 1967 e 1983 por uma figura de destaque da música brasileira, com ajuda de um dos intérpretes referenciais do instrumento no país.

A reflexão teórica aliada à questão prática, sobretudo no que se refere às diversas possibilidades interpretativas, terão potencial de contribuir com os processos de formação de uma nova compreensão dos textos musicais estudados, sempre objetivando uma melhor execução musical.

Referências

ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel da Silva e seu Tempo, 2 volumes, Rio de Janeiro, Ed. Tempo Brasileiro, 1967.

AZEVEDO, Luis Heitor Correa de. 150 Anos de Música no Brasil – 1800-1950. Rio de Janeiro, Livraria Jose Olympio Ed., 1956.

BINDER, Fernando Pereira. Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. Dissertação de mestrado, PPGM do Instituto de Artes da UNESP, São Paulo, 2006.

FAGERLANDE, Aloysio. O Fagote na Música de Câmara de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro, 2008. Tese de Doutorado em Música – Centro de Letras e Artes, UNIRIO.

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Editar José Maurício Nunes Garcia. Rio de Janeiro, 2000. Tese de Doutorado em Musica – Centro de Letras e Artes, UNIRIO.

KIEFFER, Bruno. Francisco Mignone, Vida e Obra. Porto Alegre: Editora Movimento, 1983.

KOENIGSBECK, Bodo. Basson Bibliography – Bibliographie du Basson – Fagott Bibliographie. Monteux: Musica Rara, 1994.

KOPP, James B. The Bassoon. New Haven e Londres, Yale University Press, 2012.

LANGWILL, Lindesay. The Bassoon and Contrabassoon, London, Ernest Benn, 1975.

McGILL, David. Sound in Motion – A Performer´s Guide to Greater Musical Expression.  Bloomington, Indiana University Press, 2007.

MARIZ, Vasco. Francisco Mignone: O homem e a obra. Rio de Janeiro: UERJ, 1997.

__________ História da Música no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1981.

MIGNONE, Francisco: A parte do anjo: autocrítica de um cinqüentenário. São Paulo: Mangione, 1947.

WATERHOUSE, William. The Bassoon. Kahn & Averill, London, 2005.