O jovem e suas preferências musicais: revisão de literatura

O jovem e suas preferências musicais: revisão de literatura 📄
Mikely Pereira Brito

Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa em andamento cujo objetivo é compreender quais são os fatores que influenciam na construção das preferências musicais de alunos de ensino médio da cidade de Vitória – ES. Serão investigados na pesquisa alunos de escolas de nível médio da rede pública e privada de ensino de Vitória – Espírito Santo. Como instrumento de coleta de dados será aplicado aos alunos das escolas selecionadas um questionário no formato semiaberto. A pesquisa está sendo desenvolvida com base em pesquisas bibliográficas nas áreas de preferência musical, educação musical, juventude e contemporaneidade e afins, a fim de construir um referencial teórico consistente que permita analisar os dados coletados de maneira confiável. A escolha do tema em questão ocorreu a partir da constatação de que é fundamental para o docente conhecer o perfil do jovem atual, incluindo suas práticas musicais, seus objetivos quanto à música e suas preferências musicais. Tais saberes poderão colaborar com a elaboração de estratégias de ensino de música, através da utilização de repertórios que despertem o interesse dos alunos, e, além disso, leve-os à ampliação do seu background musical.

Palavras-chave: Preferência musical. Fatores de influência. Juventude.