O lócus da música no Ensino Médio: alguns apontamentos para a educação musical escolar

O lócus da música no Ensino Médio: alguns apontamentos para a educação musical escolar 📄
Micael Carvalho dos Santos (UFMA)

Resumo: Abordagem sobre os impactos da reforma do ensino médio (Medida Provisória 746/2016) sobre a educação musical escolar no Brasil. O texto aponta as relações históricas da música com as políticas públicas. Enumera o arcabouço de legislações que tratam da temática de Educação Artística, Artes e Música, percorrendo cronologicamente todas as fases até chegar no atual contexto brasileiro. No desenvolvimento, são elencados os aspectos que a reforma do ensino médio comprometem, considerando a inserção do ensino de músicas nas escolas de educação básica. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A formação docente, os impactos nas licenciaturas em Música, os campos de estágios voltados para o nível médio escolar e a evasão nos cursos de ensino superior são citados como exemplos desses aspectos. Nas considerações finais, ressalta-se a importância da música no currículo do ensino médio para o desenvolvimento intelectual, cultural, expressivo e criativo dos educandos, pontuando a necessidade de defesa da educação musical em todos os níveis da educação básica. 

Palavras-chave: Reforma ensino médio. Música no ensino médio. Música e política.