O repertório musical proposto pelos alunos e o ensino coletivo de música em uma escola municipal do Rio de Janeiro

O repertório musical proposto pelos alunos e o ensino coletivo de música em uma escola municipal do Rio de Janeiro 📄
Vinícius Pereira Rodrigues | Sergio Luis de Almeida Alvares

Resumo: esse trabalho é um relato de pesquisa em andamento a nível de mestrado. Inicialmente, foi motivado pela observação de alguns problemas encontrados na prática docente no contexto estudado, como o desacordo entre os discursos musicais de professores e alunos. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar como o repertório musical trazido pelos alunos, de suas experiências extraescolares, pode ser inserido às aulas de música ministradas no contexto específico da Escola Municipal Guatemala, levando em conta as práticas informais de aprendizagem musical adotadas por Lucy Green (2002; 2008; 2012). Os dados serão coletados a partir de questionário para algumas turmas selecionadas, visando investigar a preferência musical dos alunos. A posteriori, será adotada a observação participante, visando construir a relação entre o repertório musical inquirido no questionário em correlação às práticas definidas por Green. Como resultados, espera-se compreender um pouco mais sobre as práticas informais de aprendizagem musical e suas influências na relação dos alunos com a música.  Assim, estima-se que essa pesquisa contribua com os estudos que visam explorar o vínculo dos alunos com o repertório musical, bem como, as práticas pedagógicas musicais adotadas na educação básica.

Palavras-chave: Educação Musical. Lucy Green. Repertório Musical. Músicos Populares. Ensino Informal.