O repertório romântico brasileiro (MUD816) – Ementa
Eletiva / 45 horas-aula / 3 créditos
Visa abordar as principais características da música brasileira de concerto em seu período romântico, através de contextualização histórica e estética. Além da revisão de literatura específica, a partir de seu mapeamento e discussão, pretende-se realizar a escuta coletiva de um conjunto de obras selecionadas do repertório dos principais compositores brasileiros do período, que serão analisadas sob os pontos de vista do conhecimento estético-estrutural e da demanda técnico-estilística de sua performance. Ao final do processo, objetiva-se alcançar um aprofundamento das questões da pesquisa em práticas interpretativas, e fomentar a produção bibliográfica e/ou artística dos participantes sobre o referido repertório, direcionadas para a associação de conhecimento e construção da performance musical.
REFERÊNCIAS
AUGUSTO, Antonio José. A questão Cavalier: música e sociedade no Império e na República (1846-1914). Rio de Janeiro: Editora Folha Seca, 2011.
AVVAD, Ana Paula da Matta Machado. A influência das peças de caráter do romantismo em obras para piano de Carlos Gomes, Leopoldo Miguez, Alexandre Levy, Henrique Oswald e Alberto Nepomuceno. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro, Unirio, 2009.
CARDOSO, André. A Música na Corte de D. João VI. Rio de Janeiro: Ed. Martins Fontes, 2008.
CONE, Edward. Musical form and musical performance. New York: W. W. Norton & Company, 1968.
DAHLHAUS, Carl. Nineteenth-Century Music. California: University of California Press, 1989.
FABIAN, D.; TIMMERS, R. & SCHUBERT, E. (Eds.). Expressiveness in music performance: Empirical approaches across styles and cultures. Oxford University Press, 2014.
MARTINS, José Eduardo. Henrique Oswald, músico de uma saga romântica. Tese de Doutorado, São Paulo, USP, Edusp, 1995.
MAZZOLA, Guerino. Musical Performance: A comprehensive approach: theory, analytical tools, and case studies. New York: Springer, 2011.
MONTEIRO, Eduardo Henrique Soares. Henrique Oswald (1852-1931) un compositeur brésilien au-delà du nationalisme músical. L’exemple de sa musique de chambre avec piano. Thèse de Doctorat, Paris, Université de Paris IV-Sorbonne, 2000.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. Revisada e ampliada por Salomea Gandelman. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2008.
PEREIRA, Avelino Romero. Música, sociedade e os adversários e política: Alberto Nepomuceno e a República musical. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
RINK, John (Ed.). Musical performance: A guide to understanding. Cambridge University Press, 2003.
VERZONI, Marcelo. Os primórdios do choro no Rio de Janeiro. Tese de Doutorado. Unirio, Rio de Janeiro, 2000.
VOLPE, Maria Alice. Música de câmara do período romântico brasileiro: 1850-1930. Dissertação de Mestrado. São Paulo:UNESP, 1994.
______. Período romântico brasileiro: alguns aspectos da produção camerística. Revista Música, Universidade de São Paulo Vol. 5 n. 2, São Paulo, 1994.