Para compreender o trabalho de quem ensina música – práticas de interlocução e registro em processos de pesquisa

Para compreender o trabalho de quem ensina música – práticas de interlocução e registro em processos de pesquisa 📄
Monalisa Silveira | Áquila Simões | José Alberto Salgado

Resumo: Neste artigo, focalizamos duas pesquisas para produção de monografias, conduzidas por Áquila Simões e Monalisa Silveira — licenciandas na Escola de Música-UFRJ. Essas pesquisas se interligam por tematizar o trabalho docente e pela referência comum a um corpus de pesquisas que se valem de entrevistas com professores de Música no Ensino Básico. Dez professores de escolas públicas foram entrevistados pelas pesquisadoras, e quatro deles foram convidados a participar também de uma mesa-redonda na EM-UFRJ, para exposição de suas ideias sobre o magistério e discussão mais ampla com outros licenciandos, professores e pesquisadores em formação. Apresentamos aqui uma seleção de registros do que foi ouvido nos diálogos com docentes que participaram dessas pesquisas, assim como as categorias experimentadas na análise e os resultados parciais.

Palavras-chave: Espaço escolar. Valorização do ensino de Música. Fazer musical. Política da docência.