Performance musical: aspectos cognitivos e pedagógicos

Projeto de pesquisa do Grupo de Pesquisa Cognição Musical em Processos Criativos – CMPC

Marcos Nogueira, docente responsável
Midori Maeshiro, docente
Anderson Cesar, doutorando
Julio Merlino, doutorando
Leandro Soares, doutorando
Tatiana Dumas, doutoranda
Arthur Leppaus, mestrando
Mauro Rufino, mestrando

Idioma alternativo para processo seletivo (Doutorado): francês

Apresentação

A pesquisa desenvolvida a partir do presente projeto terá como questões de origem:

1) como seus resultados poderão contribuir com a inovação e o desenvolvimento da performance musical e da sua prática pedagógica? E

2) que modelos metodológicos poderão oferecer as condições necessárias à obtenção dos dados e ao seu tratamento como recursos-chave para a construção de conhecimento em performance musical?

O referencial teórico aqui considerado estará especialmente apoiado nos recentes avanços das chamadas “ciências cognitivas incorporadas”, que vêm permeando grande parte da pesquisa na subárea em questão.

O objetivo geral do projeto é a ampliação da discussão acadêmica em torno do conhecimento:

1) da “performance musical”, dos “objetos da performance musical”, da “expertise musical” e da “pedagogia da performance musical”, enquanto referências de delimitação teórico-metodológica; e, mais particularmente, em torno

2) do “ato da performance”, enquanto foco de investigação e contexto de aplicação de resultados, visando contribuir com o desenvolvimento da produção artística e científico-pedagógica neste âmbito temático.

O programa metodológico do presente projeto inclui:

1) revisão de literatura especializada;

2) entrevistas e questionários aplicados a alunos, professores (que atuam em universidades e conservatórios) e intérpretes, em geral;

3) desenvolvimento de procedimentos e protocolos de coleta de dados em situações de performance;

4) programas de observação e testes orientados; e avaliação e formulação de modelos analíticos dedicados à apreensão e ao tratamento de parâmetros qualitativos e quantitativos da performance musical.

Referências

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