Pontos de contato: uma porta ao melhor entendimento da produção de som no violino

Pontos de contato: uma porta ao melhor entendimento da produção de som no violino 📄
Taís Chagas Soares

Resumo: No intuito de contribuir com os estudos voltados à técnica do violino, esse artigo propõe o desenvolvimento do discurso pedagógico sobre os cinco pontos de contato no violino juntamente com o estudo de sonoridade no instrumento. Para tal haverá a contribuição de obras dos pedagogos autores-violinistas: Ivan Galamian, Carl Flesch e Simon Fischer que descreveram em seus livros a importância do estudo de sonoridade através dos pontos de contato. O objetivo central é estabelecer relações entre a técnica instrumental (desempenho motor, estudo do caráter e estilos musicais) e as estratégias pedagógicas (discursos e métodos) na formação do violinista. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de livros, artigos e tratados dos três autores citados acima comparando suas opiniões sobre o assunto.  A fundamentação teórica desse artigo é alicerçada em obras de referência da literatura violinística somada às obras dos autores mencionados.

Palavras-chave: Técnica Violinística. Produção de Som. Pontos de Contato. Sonoridade.